quarta-feira, 30 de setembro de 2009

GOVERNO QUER AGILIDADE NA OBRA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM BREVES

O início das obras do serviço de abastecimento no município de Breves, no Marajó, será definido nesta quarta-feira, 30, em reunião com os órgãos envolvidos do governo estadual. O encontro acontece na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Ontem, o assunto foi discutido por dirigentes do governo, em reunião na Secretaria de Integração Regional.
Durante a reunião, que contou com a presença de membros da Cosanpa, Sedurb e Caixa Econômica, foram reconhecidos os problemas de abastecimento de água no município mais populoso do arquipélago do Marajó.
O secretário adjunto da Sedurb, José Rayol, informou que a empresa responsável pela obra já foi notificada uma vez por conta do atraso. Ele acredita que a demora seja decorrente do atraso no recebimento dos materiais necessários à construção.

Fonte: Ag.Pará de Notícias

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

GOVERNO LIBERA 866 LICENÇAS AMBIENTAIS PARA PRODUTORES DE AÇAÍ DO MARAJÓ

Prefeitos de sete cidades do Arquipélago do Marajó receberam da governadora Ana Júlia Carepa, em nome dos produtores de seus municípios, licenças ambientais para o manejo sustentado de açaí. Foram 866 licenças liberadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que também autorizou a operação de duas empresas madeireiras de Portel e outras três de Breves, além de um empreendimento de manejo madeireiro para produção de mais de 20 mil metros cúbicos de madeira.
A entrega foi feita no município de Portel, na noite de sexta-feira (25), durante a visita da governadora ao município para o lançamento das obras do Linhão do Marajó. Foram entregues 227 licenças de manejo para o prefeito de Bagre, Cledison Rodrigues; 88 licenças para o prefeito de Afuá, Odimar Salomão; 124 licenças para o prefeito de São Sebastião da Boa Vista, Laércio Pereira; 121 para o prefeito de Limoeiro de Ajuru, Norival Pimentel, e 306 licenças para Breves, nas mãos do prefeito José Antônio Leão. Há poucos meses, a governadora entregou mais de 3.600 licenças para produtores de açaí do município de Afuá.
Além do cumprimento da legislação e do maior controle sobre ações destinadas à melhoria da qualidade do açaí manejado, também instala-se um diferencial positivo na valorização do produto, com melhor retorno financeiro para as comunidades do Marajó, destacou a governadora.

Fonte: Agência Pará de Notícias

A CULTURA POPULAR DE LUTO

Morreu hoje vitima de um ataque fulminante no coração, o músico e produtor cultural Nazareno Silva, ou Nazaco para muitos. Além de ser um dos percussionistas da banda Arraial do Pavulagem, Nazaco estava ocupando o cargo de diretor cultural do Museu do Marajó, em Cachoeira do Arari.
Uma perda irreparável à cultura paraense.

sábado, 26 de setembro de 2009

GOVERNADORA LANÇA EM PORTEL A PRIMEIRA ETAPA DO LINHÃO DO MARAJÓ


A governadora Ana Júlia Carepa lançou a primeira etapa da construção do Linhão do Marajó na tarde desta sexta-feira (25), quando descerrou a placa do marco zero das obras, no município de Portel. O investimento de quase R$ 500 milhões promete gerar desenvolvimento socioeconômico com preservação ambiental no Marajó, mudando a realidade dos cerca de 392 mil habitantes do arquipélago, por meio da redução dos custos elevados da geração de energia elétrica a óleo diesel, e da diminuição dos impactos ambientais deste sistema.
Na primeira fase serão implantados 260 km de linhas de alta tensão e 335 km de linhas de transmissão, além da construção de seis novas estações. Para a segunda etapa serão 650 km de linhas de alta tensão e 10 novas estações. A primeira fase abrangerá os municípios de Portel, Breves, Melgaço e Curralinho. Gurupá receberá energia do município de Vitória do Xingu. Os outros municípios marajoaras serão beneficiados com a segunda etapa.

PONTA DE PEDRAS 2

A CPI da pedofília da Assembléia Legislativa, desembarca nesta segunda (28) em Ponta de Pedras. Vai ouvir depoimentos de 05 acusados de abusos sexuais contra menores.

PONTA DE PEDRAS 1

A CGU - Controladoria Geral da União, visitou recentemente após sorteio o município de Ponta de Pedras. Lá, ouviu diversas denúncias de irregularidades praticadas contra o erário.
A mais grave, dá conta de que a ex-prefeita e o atual prefeito do município, embolsaram indevidamente recursos descontados dos servidores municipais e não repassaram ao INSS.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

EDITORA DA UEPA REEDITA OBRA DE DALCÍDIO JURANDIR


Para marcar a recuperação de parte da obra do escritor paraense Dalcídio Jurandir e homenagear o centenário de nascimento do autor, a editora da Universidade do Estado do Pará (Eduepa) lançará a segunda edição do romance "Primeira Manhã" na próxima terça-feira (29), às 18 horas, na editora.
Edição única - "Primeira Manhã" é o sexto livro do ciclo Extremo Norte, de Dalcídio Jurandir, e o primeiro da lista dos romances de uma única edição. Por meio da ficção, o autor abre a discussão sobre práticas educativas no Brasil e na Amazônia. Alfredo, protagonista, vivencia os desencantos com a escola, as percepções sobre as mazelas humanas e a saga por uma vida melhor.
"Mergulhando na obra de Dalcídio se tem uma compreensão melhor sobre a Amazônia e seus saberes culturais. São textos sobre o Marajó e a cidade de Belém, com toda sua cultura, suas manifestações, sua sociedade, reflexões sobre educação e diferentes aspectos regionais", observou.
"Primeira Manhã" é um dos romances mais consagrados do escritor paraense, publicado originalmente em 1968. Dalcídio nasceu em 10 de janeiro de 1909, em Ponta de Pedras, Arquipélago do Marajó. Filho de Alfredo do Nascimento Pereira e Margarida Ramos, publicou 11 romances. Aos 26 anos, casou-se com Guiomarina Luzia Freire, com quem teve quatro filhos. Faleceu no dia 16 de junho, aos 70 anos, na cidade do Rio de Janeiro, após sete anos lutando contra o mal de Parkinson.
Fonte: Ag. Pará de Notícias

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

GOVERNO SE FAZ PRESENTE EM PORTEL

A visita da Governadora Ana Júlia em Portel amanhã(25) não será apenas para inaugurar o marco para construção do linhão do Marajó. Diversas obras e ações vão levar melhorias para o povo do município.
Ruas pavimentadas, posto de saúde, crédito para pequenos empreendedores, estão entre as ações do governo.
O governo do Pará vai promover mais uma campanha para prevenir o acidente de escalpelamento nos rios da região, durante o período das festividades do Círio. "Acidente do motor-escalpelamento - Depende de nós, evitar essa tragédia" é o tema da ação deste ano.
A campanha, que está entre as ações de maior impacto da Comissão Estadual de Erradicação do Escalpelamento, visa promover atividades de prevenção nos portos da área metropolitana de Belém no período que antecede a maior festa religiosa do Pará.
De 1982 a 2009, o estado do Pará notificou 242 acidentes por escalpelamento nos municípios do Marajó, da região Metropolitana, região Nordeste, região do Baixo Tocantins e Tapajós.
O material educativo que será utilizado também será enviado para os comitês municipais de erradicação dos acidentes por escalpelamento dos municípios ribeirinhos para que sejam distribuídos aos romeiros que migram à Belém, por ocasião do Círio de Nazaré, como é o caso de Breves, Barcarena e São Sebastião da Boa Vista.

Fernanda Sobreira - Ascom/Sespa/ Ag. Pará de Notícias

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

FESTIVAL DO PEIXE EM SALVATERRA

O 10º Festival do Peixe da comunidade da Água Boa em Salvaterra, acontece nos dias 26 e 27 de setembro, sábado e domingo.
” O nosso diferencial é que aqui fazemos o evento e apresentamos nosso produto. Temos peixe de todo tipo e preparado nos mais variados pratos. O que a gente quer é ter orgulho do que fazemos, pois somos pescadores e com o nosso trabalho ajudamos a matar a fome de muita gente”, diz Alexandre, Presidente do Clube União de Água Boa, que, em parceria com a Astapas, Associação de Pescadores de Água Boa, articulam a categoria e conseguem trazer gente de várias partes do estado e até mesmo do pais, para degustar as iguarias de peixe oferecidas no festival, comprar peixe fresco a preço até 70% mais barato que em outros lugares e divertirem-se com as competições que são feitas entre os pescadores durante o evento.
Extraído de: www.dariopedrosa.com

terça-feira, 22 de setembro de 2009

CONTAS DE SOURE DE 1997 SÃO REJEITADAS PELO TCM

O Ministério Público do Estado do Pará protocolou ação civil pública por improbidade administrativa contra Paulo Fernando Macieira Peixoto, ordenador de despesas da prefeitura de Soure durante o exercício financeiro de 1997.
Condenações por improbidade administrativa podem implicar em suspensão dos direitos políticos, perda da função pública, indisponibilidade dos bens e ressarcimento ao erário.

JORNALISTAS ARGENTINOS VISITAM O PARÁ

O Pará recebe profissionais de imprensa da Argentina e também do Ministério do Turismo (MTur), neste mês de setembro. A visita conta com apoio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) que, através do Programa Press Trip (Viagem de Imprensa), articula aspectos logísticos como hospedagem, alimentação, transporte, serviço de guia, policiamento turístico, liberação de espaços, entre outros.
O jornalista Encarnación Ezcurra e o fotógrafo Xavier Martín, da revista argentina Lugares, permanecem no estado entre os dias 19 e 25. A publicação especializada em turismo, e de circulação em todo o território portenho, prepara uma edição especial dedicada ao Brasil, que será lançada em dezembro.
Durante a estadia, a dupla percorre os principais atrativos de Belém e da ilha do Marajó. Na capital paraense visita o Complexo Feliz Lusitânia, Estação das Docas, Praça da República, Icoaraci, Basílica de Nazaré, Catedral, Bosque Rodrigues Alves, Museu Emílio Goeldi, Mercado do Ver-o-Peso, Teatro da Paz e Parque da Residência. No Marajó, os jornalistas conhecem as belezas dos municípios de Soure e Salvaterra.
Já a equipe da produtora Cinevídeo, em parceria com o MTur, esteve no território paraense entre os dias 15 e 22, produzindo uma série de materiais para divulgação turística da região Norte do Brasil. Os profissionais visitaram os pólos Belém, Marajó e Tapajós.

Israel Pegado - Ascom / Paratur

AS FARC's NO TAJAPURU

Uma guarnição da Polícia Militar ou Grupo Itinerante Operacional do 9°BPM, formada pelo capitão Bahia, subcomandante Eugênio, cabo Aragão e soldado Alves, aprrendeu 16 kilos de cocaína no Rio tajapuru em Breves.
A droga foi avaliada em mais de meio milhão de reais e parece ter vindo da Colômbia, pois os traficantes usavam roupas camufladas e conheciam táticas de guerrilha.
Após troca de tiros com os policiais, os quatro traficantes conseguiram fugir pela mata.
Fonte: Diário online

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

PODE ?

Deu no Reporter Diário de hoje ( 21), que o vice-governador Odair Corrêa ( PDT), foi até ao município de Anajás ( o do palmito e da malária), para inaugurar um moderno ginásio de esportes. Fretou avião com o próprio dinheiro ( tá bom!), e foi com dois assessores.
No mesmo palanque, Simão Jatene , José Megale e Bira Barbosa.
Só pra lembrar, Odair Corrêa vai assumir por sete dias o governo do estado com a viagem da governadora Ana Júlia para Califórnia ( EUA).

sábado, 19 de setembro de 2009

TCU CONDENA EX-GERENTE DOS CORREIOS EM MUANÁ

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou Dilson Silva Farias, ex-gerente de inspeção de agência dos Correios em Muaná (PA), a devolver R$ 32.079,78, atualizados, por não recolher recursos públicos federais, referentes a um assalto à agência.
A Polícia Federal recuperou R$ 16.252,30 dos R$ 72.980,89 furtados da agência. O valor foi entregue a Farias, que não devolveu aos cofres dos Correios. Ele ainda terá de pagar multa de R$ 7 mil ao Tesouro Nacional em 15 dias. A cobrança judicial da dívida foi autorizada. Cópia da documentação foi encaminhada à Procuradoria da República no Pará para adoção das providências cabíveis. Cabe recurso da decisão. O ministro Raimundo Carreiro foi o relator do processo.

Serviço: Acórdão nº 4813/2009 – 2ª Câmara; TC – 025.265/2008-1

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

MALÁRIA NO MARAJÓ SERÁ DEBATIDA NO SENADO

O senador José Nery do PSOL/PA, teve requerimento aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federeal. A audiência pública ainda sem data marcada, conatará com a presença de D. Luiz Ascona, bispo da Prelazia do Marajó, que denunciou o aumento dos casos da doença no arquipélago e do ministro José Gomes Temporão, da saúde.

PROJETO NASCER CAPACITARÁ TÉCNICOS NO MARAJÓ

O projeto Nascer é uma iniciativa do Ministério da Saúde, que, em parceria com os governos estaduais, tem por objetivo reduzir a transmissão vertical do HIV e da sífilis para criança cujas mães não realizaram a testagem para essas duas doenças durante o pré-natal.
A próxima capacitação será voltada para profissionais de maternidades abrangidas pelos 7º e 8º Centros Regionais de Saúde, que integram a região do Marajó, ainda este ano, em Novembro.
Fonte: Agência Pará

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

FALTAM APENAS 6

Com a inauguração do sianal da Tv Cultura em Muaná e São Sebastião da Boa Vista, agora faltarão apenas seis municípios no marajó a receberem e terem acesso à programas de qualidade.
Existem excelentes programas locais e nacionais, que ajudaram no enriquecimento cultural do marajoara. Em São Sebastião da Boa Vista, é o canal 9.

MAIS UM RESGATE

O helicóptero do corpo de bombeiros realizou mais um resgate agora à pouco em Breves.
Uma jovem grávida teve problemas no parto e precisou ser enviada com urgência para a capital.
Enquanto isso, o Hospital do Marajó.....

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

REMO EM ANAJÁS

O Clube do Remo estará hoje em Anajás, para fazer um amistoso contra a seleção local.
Depois de golear a seleção do município de Vigia, a equipe azulina terá uma outra oportunidade para se aprimorar.
Só é bom usar repelente.

ELA VOLTOU !!!

O Catamarã Álamo ( foto) da empresa de navegação HENVIL, voltará a fazer a viagem Belém/Camará/Belém na próxima quinta-feira.
Só que agora sem o subsídio do governo vermelhinho.
A tarifa será de R$ 25,00.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

XVIII FESTIVAL DO AÇAÍ, DE 11 A 13/09

A prefeitura municipal de Bagre, com muito esforço realiza mais um festival do açaí.
Diversas atrações irão abrilhantar o fertival, entre elas: Banda AR 15, Banda Cabra do Forró, Tio Nelson, artistas locais e regionais, e muito mais...
O prefeito Cledson Lobato espera a presença de todos.

Eu vou !

MPF PEDE FICALIZAÇAO DE GASTOS NO MARAJÓ

Há investimentos governamentais suficientes para o desenvolvimento sustentável da ilha do Marajó, no Pará, mas os resultados dos gastos públicos precisam ser fiscalizados de perto para que os recursos realmente beneficiem a população mais carente. Tal ponto de vista foi defendido pelo Ministério Público Federal em debate realizado na terça-feira (8) na sede do órgão em Belém com representantes dos governos federal e do estado.
O subprocurador-geral da República Eugênio Aragão tem até outubro para apresentar oficialmente a proposta ao governo federal. Aragão é coordenador do setor do MPF responsável pela integração e revisão da atuação institucional na área do patrimônio público e social e improbidade administrativa.
'Queremos provocar o debate para mostrar que essa questão, a da cobrança de resultados, é a questão principal hoje para o desenvolvimento do Marajó', explicou o procurador da República Alan Rogério Mansur Silva, que participou da reunião juntamente com a procuradora da República Ana Karízia Távora Teixeira, ambos integrantes da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão.
Participaram da reunião representantes das Secretarias de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Sedes), da Saúde (Sespa), da Cultura (Secult) Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Defensoria Pública da União, Universidades do Estado do Pará (Uepa) e Federal do Pará (UFPA), entre outros.

Fonte: Ministério Público Federal

ELE VOLTOU !!!

O helicóptero do Corpo de Bombeiros voltou a voar no início do mês, e já está salvando vidas.
Só ontem, duas crianças foram transferidas do município de Breves para a capital.
Uma foi encaminhada para o PSM da 14 e a outra mais grave, foi encaminhada para o hospital Barros Barreto.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

CPI DA PEDOFILIA DO SENADO FEDERAL DE VOLTA AO MARAJÓ

Amanhã (10) senadores que fazem parte da CPI da Pedofilia do Senado Federal, visitarão a cidade marajoara de Curralinho, para ouvir os depoimentos de quatro acusados de abuso sexual contra crianças e adolescentes no município.
Segundo o senador José Nery do PSOL/PA, as denuncias já estão sendo investigadas pela polícia civil, e o trabalho da CPI, vem para reforçar o comabate ao crime.
O parlamentar lembra que esses delitos também estão ligados à miséria, principalmente no Arquipélago do Marajó. “Vamos pleitear que os governos Federal e Estadual ponham em execução o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Marajó que foi discutido e aprovado e precisa sair do papel”. Para ele, o plano é um instrumento importante para ampliar políticas públicas de educação, geração de renda e lazer que impeçam que os pais deixem seus filhos seguirem o caminho da prostituição.

TCM ENCONTRA IRREGULARIDADES EM CONTAS DE CACHOEIRA DO ARARI DE 2002

O Ministério Público do Estado do Pará, através da Promotora de Justiça Bruna Rebeca Paiva de Moraes, propôs ação civil pública por improbidade administrativa contra José Gomes de Moura, ordenador de despesas da Prefeitura de Cachoeira do Arari durante o exercício financeiro de 2002.
Investigações realizadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado concluíram que a prestação de contas da Prefeitura, referente ao ano de 2002, continha várias irregularidades, entre as quais remessa do orçamento fora do prazo, divergência de valores na receita e despesa orçamentária, e não comprovação da tramitação da Lei de Diretrizes Orçamentárias junto ao Poder Legislativo.
Após a emissão do relatório da auditoria, José Gomes de Moura foi devidamente notificado e recebeu um prazo para recolher aos cofres públicos as multas referentes às irregularidades, mas isso não aconteceu.
Assim, a Promotora solicita que, após receber a notificação da ACP, José Gomes de Oliveira se manifeste sobre o caso em no máximo quinze dias. Condenações por improbidade administrativa podem implicar em suspensão dos direitos políticos, perda da função pública, indisponibilidade dos bens e ressarcimento ao erário. (Ascom/MPE)

DEPUTADO SOLICITA REFORMA DE ESCOLA EM PORTEL

A Educação é redentora da situação social do indivíduo (como diz o ditado popular "o país que constrói escolas, destrói presídios") e, ao mesmo tempo, fornece subsídio ao desenvolvimento das nações, embrenhadas no desenvolvimento tecnológico e na concorrência de mercado.
Infelizmente, alguns municípios do nosso Estado ainda necessitam de melhor situação para uma educação de qualidade, abrangendo entre outras necessidades a construção de mais escolas e a melhoria na infra-estrutura física. Citando como exemplo, a Escola Estadual “Paulinho de Brito”, no município de Portel, que necessita de reformas em razão da precariedade na sua infra-estrutura física.
Diante disso, atendendo aos pedidos da população e do poder local daquele município, é que o Deputado Miriquinho Batista solicitou, à Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), a reforma da Escola Estadual “Paulinho de Brito”, no município de Portel/PA.

MARAJÓ TERÁ ENERGIA ELÉTRICA DE TUCURUI EM 18 MESES

Em 18 meses, todo o arquipélago do Marajó terá energia firme. O anseio histórico da população marajoara se transformou em um compromisso do Governo Popular e no próximo dia 25 de setembro, em Portel, a governadora Ana Júlia Carepa lançará a pedra fundamental do projeto que vai levar energia elétrica a todo o arquipélago, a partir da hidrelétrica de Tucuruí.
A ação estruturante vai abranger 15 dos 16 municípios marajoaras. Só Gurupá, na fronteira do Marajó, será beneficiado com outra linha, a partir de Vitória do Xingu, cuja subestação ainda está em construção.
O secretário de Estado de Integração Regional, André Farias, explica que a energia para o Marajó virá de uma localidade em Cametá, no Tocantins, chamada Parada do Bento, onde será feita uma conexão com Portel, depois com Breves, Bagre, Melgaço e Curralinho. Farias informou que o contrato já foi assinado com os fornecedores de equipamento e materiais dessas subestações e linhas de transmissão, bem como para a construção das subestações e linhas de transmissões. "Os estudos ambientais, a topografia e o projeto civil estão em andamento. O traçado das linhas já foi definido e os terrenos das subestações já foram adquiridos", informou.
O investimento é de R$ 100 milhões, de recursos federais, mas o secretário afiança que a energia deve-se à perseverança do povo do Marajó e à desenvoltura da governadora Ana Júlia Carepa no setor enegético. "A governadora conhece bem o sistema nacional de energia. Quando senadora, discutiu o sistema de energia elétrica do País, apresentou um projeto de royalties sobre mineração, tem uma afinidade muito grande com a ministra Dilma Roussef, que já foi ministra de Minas e Energia e desde então acompanha a luta da população do Marajó. Em junho de 2007, Ana Júlia assinou um termo de compromisso com o presidente Lula para construir essa obra, que faz parte do Plano de Desenvolvimento do Marajó. E agora é realidade", assinalou.

Com informações da ParaRadio

terça-feira, 8 de setembro de 2009

FALTA REGULARIZAÇÃO

A falta de regulamentação fundiária e ambiental -que levou o ibama do Amapá a fechar 10 serrarias no município de Gurupá, que deixou mais de 300 desempregados, vai começar a ser solucionada em 17 de outubro. Pelo ,menos foi o que ficou acordado em audiência pública realizada no município, onde a GRPU vai distribuir 400 declarações de posse de uso de terra, permitindo assim que a SEMA suspenda o veto ambiental, já que a regulamentação fundiária estará solucionada.

CURSO COM FERAS DA ARQUEOLOGIA

As doutoras Denise Pahl Schaan (gaúcha )e Anna Roosevelt (norte-americana) serão as coordenadores de um curso de arqueologia respaldado pelo IPHAM (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) com áreas de campo em Muaná
Quem irá executar o Curso Intensivo de Campo em Arqueologia Ambiental será Departamento de Antropologia da UFPA (Universidade Federal do Pará).
Fonte: Blog do Jeso

sábado, 5 de setembro de 2009

SEMA FAZ CONSULTA PÚBLICA EM AFUÁ

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) convida os moradores de Afuá, no Marajó, para uma consulta pública sobre Política Estadual de Meio Ambiente, a fim debater a criação de um Parque Estadual na ilha Charapacu.
A reunião será às 9h, no auditório do Centro de Educação Infantil (CEI), no dia 17 de setembro de 2009, localizado na Trav. Firmino Coelho s/n, Bairro Centro, Afuá/Pará. O edital de criação da Unidade de Conservação, para análise, sugestões e criticas até disponível na Sema até o dia 17 de setembro de 2009, na travessa Lomas Valentinas, 2717, Bairro do Marco, Belém/Pará.
Extraído de: Ag. Pará de Notícias

MALÁRIA EM ANAJÁS

Não é novidade pra ninguém a informação de que a malária no município de Anajás, só vem crescendo todos os anos. O Bispo da Prelazia do Marajó, Dom Luiz Azcona, reuniu a imprensa para denunciar que no município, só até julho deste ano, já foram registrados mais de 13 mil casos da doença.
É a indústria da malária que não dá trégua.
Ações ineficazes de combate à doença, recebem milhares de reais todos os anos, e são gastos inutilmente.
A SESPA é omissa e a FUNASA só repassa o dinheiro, e não fiscaliza sua utilização.

E o povo, sofrendo!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

TRÊS MUNICÍPIOS DO MARAJÓ ASSINAM CONVENIO COM A UEPA PARA ENSINO A DISTÂNCIA

Prefeitos ou representantes de Ponta de Pedras, Cachoeira do Arari e São Sebastião da Boa Vista, assinaram na manhã desta quinta-feira (3), o Termo de Cooperação Técnica com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), para a implantação de cursos de educação a distância do Programa Universidade Aberta do Brasil (Uab), do Ministério da Educação. A cerimônia de assinatura foi realizada na sala do Conselho Universitário, no prédio da reitoria.
A Uepa está ofertando vagas em quatro cursos de licenciatura: letras, matemática, pedagogia e ciências naturais (com habilitação em física, biologia e química).
Do total de vagas do programa da Uab, 60% serão destinadas a professores que já trabalham em escolas estaduais e municipais e que não possuam formação superior. As demais vagas serão destinadas a candidatos sem vínculo com o ensino público e sem formação superior.
Os cursos funcionarão na modalidade a distância, com 20% da carga horária na modalidade presencial.

Fonte: Agência Pará de Notícias

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

DEMOROU !!!

O Juiz de São Sebastião da Boa Vista, Elano Demétrio, determinou através de liminar em ação movida pela prefeitura local, que as operadoras de fornecimento de energia elétrica,Guascor do Brasil e Rede Celpa, melhore imediatamente a qualidade do serviço prestado no município marajoara conhecido como Veneza do Marajó. .
Desligamentos sem prévio aviso são constantes no local, ( dizem que é pra economizar diesel).
O Boavistense espera o cumprimento da liminar.
Fonte: dariopedrosa.com

EX-PREFEITA DE MUANÁ É CONDENADA PELO TCU

O TCU (Tribunal de Contas da União) condenou a ex-prefeita de Muaná , Maria Ortência dos Santos Guimarães a pagar R$ 74.678.71, valor atualizado, por não prestar contas da assistência financeira para atender às demandas do Projeto Sentinela, que ampara crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual.
A verba foi repassada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
“Não há elementos aptos a demonstrar que os valores repassados àquela municipalidade, destinados ações articuladas de atendimento às crianças e aos adolescentes por meio de acompanhamento psicossocial e pedagógico, foram aplicados no objeto pactuado”, observou o ministro-relator José Jorge.
A ex-prefeita ainda foi multada em R$ 5 mil.
O TCU encaminhou cópia da decisão à Procuradoria da República no Estado do Pará. Cabe recurso da decisão.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

SANTA CASA CAPACITA PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO MARAJÓ

Começa nesta sexta-feira, 4, a primeira etapa do projeto Educação Continuada em Saúde com Ênfase em Neonatologia e Atendimento à Gestante, idealizado pela Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará e que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Santa Casa e Associação do Arquipélago do Marajó (Amam).
Neste primeiro momento, a capacitação acontecerá no município de Breves, vai durar 3 dias e atingirá 90 profissionais de saúde de 8 municípios do Marajó: Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Curralinho,Gurupá, Melgaço e Portel.
FONTE: Agência Pará de Notícias

SALVATERRA É DOS ARAÚJOS.

O prefeito de Salvaterra, Juca Araújo do DEM, é alvo de ações movidas pelo Ministério Público do Estado, através do promotor Paulo Sérgio da Cunha Salgado Júnior.
O prefeito é acusado de irregularidades na raelização de concurso público e de nepotismo.
No primeiro caso, ireregularidades no edital e falta de licitação apara escolha da instituição realizadora do certame.
No segundo caso, pai, esposa e filhas do prefeito, são empregados na prefeitura em cargos comissionados.

É Pará isso !!!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

EROSÃO EM SALVATERRA

Com a construção de um muro de arrimo na Praia Grande de Salvaterra, que deve ficar pronto só no mês que vem, uma forte erosão colocou em risco as casas de moradores da rua Beiramar, que teve de ser interditada. Os ventos fortes e a força da maré, é o motivo da erosão, informa o engenheiro responsável pela obra

PORTEL: PSD SE TORNA O PARTIDO MAIS FORTE DO MUNICÍPIO

Dep. Junior Ferrari e Ver. Charles Gonçalves: lideranças estadual e municipal do PSD Em grande realizado na tarde deste sábado (23), no Cent...