domingo, 29 de junho de 2014

PREFEITO DE BAGRE RECEBE O "MÉRITO LEGISLATIVO"

A mãe, pai e esposa prestigiaram a entrega da honraria ao prefeito.
O prefeito de Bagre, Cledson Rodrigues (Gordo), recebeu na última quarta (25) uma das mais elevadas condecorações concedidas pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), a medalha “Mérito Legislativo Newton Miranda”.
A honraria  tem como objetivo valorizar e reconhecer a importância de personalidades que contribuem para o desenvolvimento do Estado. A homenagem ao Prefeito de Bagre foi proposta pelo deputado Junior Ferrari (PSD).
 Cledson Rodrigues se destacou pelo empenho na busca por politicas publicas especificas para a região marajoara, tal qual a efetivação do Plano Marajó.
 A sessão solene realizada no plenário “Newton Miranda” reuniu autoridades, personalidades, familiares e demais convidados.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

TCU DIVULGA LISTA DE INELEGÍVEIS

O Presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Augusto Nardes, entregou, nesta terça-feira (24), lista de responsáveis com contas julgadas irregulares ao Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro José Antônio Dias Toffoli. Integram a lista mais de 6.500 responsáveis.

No Marajó, figuram os nomes:

PORTEL
Elquias Monteiro - Ex-prefeito

BREVES
Gervásio Bandeira - Ex-prefeito
Luis Furtado Rebelo - Ex-prefeito

BAGRE
José Maria Martins de Matos - Ex-prefeito
Leoci Macedo - Ex-prefeito de
Telma Sena - Ex-prefeita

 Lista completa AQUI

segunda-feira, 23 de junho de 2014

PORTEL: A MELHOR PROGRAMAÇÃO DE VERÃO DO MARAJÓ


VIOLÊNCIA EM PORTEL: EX-GOVERNADORA FOI AVISADA EM 2009

Na foto, Ana Julia visita Portel para o inicio das obras do linhão, em 2009
Trago ao palanque postagem feita em uma rede social do ex-vereador de Portel, José Pereira da Costa (Raso), onde ele prova que em 2009, em visita da então governadora Ana Júlia Carepa (PT), entregou documento a ela pedindo providências para o combate à escalada de violência no município. Se na época tivesse sido feito alguma coisa, com certeza o município hoje não estaria em situação alarmante:
Leia abaixo íntegra do documento:

Excelentíssima Senhora 
ANA JÚLIA CAREPA 
Governadora do Estado do Pará 

Senhora Governadora, 
A segurança pública é uma das prioridades no governo de Vossa Excelência. 
Dessa forma, vimos por meio desta comunicar formalmente que a situação do Município de Portel neste aspecto está caótica, haja vista que o fechamento das empresas do setor madeireiro causou desemprego e elevado êxodo rural, e, conseqüentemente, aumentou a violência e a criminalidade nesta localidade. 
Muitos são os índices de crimes contra a pessoa, contra o patrimônio, contra a liberdade sexual, dentre outros. Para se ter uma idéia, existem várias gangues e também “toque de recolher” em alguns locais desta pequena cidade. 
 Por isso, no mês de março do corrente ano, foi realizada uma audiência pública, na qual se percebeu a mobilização em massa da sociedade local para discernir o problema. Infelizmente, não houve o comparecimento de qualquer representante do Poder Executivo Estadual.
 Logo, Senhora Governadora, solicitamos que seja disponibilizada atenção especial a este Município no que tange à segurança pública, sob pena de, em breve, vivenciarmos em uma guerra urbana e rural. 
Para tanto queremos:
 - Providências quanto à Polícia Militar: 
a) aumento no número de homens, de 08 (oito) para 30 (trinta), haja vista o sistema de rodízio reduz pela metade a quantidade de homens efetivamente trabalhando no policiamento ostensivo e preventivo; 
b) rodízio constante de policiais, uma vez que alguns membros da corporação estão prestando serviço há 05 anos em Portel, possuindo vínculo de amizade e/ou familiar, prejudicando os trabalhos; 
c) Viatura policial por meio de automóvel, posto que só há 03 (três) motocicletas; 
d) Coletes a prova de balas; 
e)Armamento; f) lancha para policiamento marítimo

- Providências quanto à Polícia Civil: 
a) Aumento no número de investigadores, de 02 (dois) para 06 (seis), posto que o trabalho de polícia judiciária está sendo prejudicado por falta de investigadores na atuação; 
b) Reforma e ampliação da delegacia, com construção de muro, copa, banheiro decente para os funcionários, gabinete para Delegado, local para banho de sol dos presos provisórios; 
c) Reforma e ampliação do bloco carcerário; lancha para as investigações na zona rural. Senhora Governadora, apenas concretizando essas necessidades, o Município de Portel conseguirá combater a alta criminalidade hoje existente e prevenir, futuramente, o cometimento de novos delitos, proporcionando a tão sonhada e festejada paz social. E só assim, o Estado do Pará deixará de ser notícias nas páginas e seções policiais dos jornais nacionais e internacionais. 

sábado, 21 de junho de 2014

JATENE ANUNCIA ZEQUINHA MARINHO COMO VICE

Mais de mil pessoas, entre elas 11 prefeitos do sul do Pará, participaram na noite de ontem do anúncio da coligação entre os partidos PSC e PSDB, pela qual o deputado federal Zequinha Marinho (PSC) compõe como vice a chapa liderada por Simão Jatene, pré-candidato à reeleição pelo PSDB. O evento também reuniu dezenas de vereadores, vice-prefeitos, ex-prefeitos e lideranças comunitárias e líderes religiosos de todos os 20 municípios da região, realizado numa sede particular no município de Xinguara. A aliança entre o PSDB e o PSC foi a responsável por reunir uma diversidade tão grande de políticos e representantes de diferentes segmentos sociais. Até mesmo membros de partidos adversários na atual conjuntura política paraense compareceram ao local para cumprimentar o governador Simão Jatene, que chegou ao evento na companhia do deputado federal Wandenkolk Gonçalves, do senador Flexa Ribeiro e do vice-governador Helenilson Pontes. “Há quem pense que trata-se de um convite recente, mas na verdade este mesmo convite já havia sido feito muito antes, o que mostra ser o meu apreço, respeito e consideração pelo sul do Pará antigo e recorrente”, falou Jatene em seu pronunciamento. O deputado federal Zequinha Marinho mostrou-se entusiasmado e confiante com a aliança. “Há dois caminhos a serem seguidos quando um projeto tão promissor como o liderado pelo governador (Simão Jatene) começa a sofrer ameaças: ou você atira pedras ou você apoia. E nós, do PSC, resolvemos apoiar com unhas e dentes para que o desenvolvimento do Estado permaneça no caminho certo”, destacou, durante o pronunciamento, Marinho. De fato, a quantidade de prefeitos que compareceu ao evento se preocupou muito mais em agradecer do que fazer novas solicitações. “Eu vim aqui agradecer pelos 45 milhões de reais que atualmente estão sendo investidos pelo governo do Estado em São Domingos do Araguaia”, destacou o prefeito Pedro Paraná. Já o prefeito de Bannach, uma das menores cidades do Estado, ressaltou que pela primeira vez na história o município recebeu asfalto na área urbana. “O convênio de dez quilômetros de asfalto não só deixou a cidade mais bonita como acabou com a poeira e as doenças por ela provocadas”, revelou Valber Milhomem.
 “Fica Jatene” – Os prefeitos e lideranças reunidos em Xinguara aproveitaram para lançar o movimento “Fica Jatene”, pelo qual pedem que o atual governador descarte qualquer possibilidade de se ausentar do cargo executivo durante o período da campanha política. “É uma vontade nossa, do povo, que o gerenciamento do Estado permaneça nas mãos do governador. É com ele que as coisas têm dado certo e é com ele que tem que permanecer o trabalho”, disse o prefeito de Redenção, Vanderlei Coimbra, que lidera o movimento. O governador recebeu o pedido com naturalidade e, ao final, declarou que a própria candidatura à reeleição já é uma prevalência da vontade coletiva sobre qualquer vontade pessoal que ele, Simão Jatene, possa ter. “Olhando por esse aspecto, quem sou eu para declinar a mais essa vontade coletiva do povo do Pará? Aqui estão lideranças de todas as partes do sul paraense. É uma vontade que há de ser respeitada”, completou Jatene.

terça-feira, 10 de junho de 2014

GURUPÁ, CURRALINHO, MELGAÇO E BAGRE COM RECURSOS DA SAÚDE SUSPENSOS

Ao todo 245 municípios tiveram recursos da saúde suspensos, destes, 21 são do Pará

O Ministério da Saúde suspendeu as transferências constitucionais para 245 municípios que não informaram seus gastos com saúde referentes ao ano de 2013. Na lista estão quatro de Pernambuco: Buíque, Jatobá, Paranatama e São José da Coroa Grande. Há municípios de todas as regiões do país, e também dos estados mais ricos, como São Paulo e Rio de Janeiro. O percentual mínimo de aplicação em saúde por municípios é de 15%.
 A suspensão passa a valer a partir de amanhã (terça-feira, 10) e entre os recursos que deixarão de ser repassados estão os do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que em muitos casos é a principal fonte de receita das cidades.
Os dados deveriam ter sido enviados primeiramente até 1º de março passado, prazo depois prorrogado para 30 de maio. A Confederação Nacional dos Municípios (CMN) alertou seus associados para o cumprimento do prazo. Mesmo assim 245 não o fizeram. Os dados devem ser encaminhados pelas cidades para o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops), que é um instrumento de planejamento, gestão e controle do SUS (Sistema Único de Saúde). Para voltar a receber as transferências, os municípios precisam regularizar suas situações.
A assessoria de Comunicação de Bagre informou ao blog que o problema do município foi a falta de certificação digital, mas tudo já está resolvido e os dados serão enviados.
As outras assessorias até a publicação desta postagem ainda não tinham enviado nota.

Fonte: Diário de Pernambuco

segunda-feira, 9 de junho de 2014

SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA RECEBE INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO, MORADIA E INFRAESTRUTURA

O Governador percorreu algumas ruas da cidade em companhia do prefeito Getulio Brabo
O governador Simão Jatene e o vice-governador Helenilson Pontes estiveram no município de São Sebastião da Boa Vista, neste sábado (7), visitando obras e anunciando benfeitorias para a cidade, como a construção de uma escola com seis salas de aula e a pavimentação de vias urbanas. O governador também participou de um evento da igreja Assembleia de Deus.
 A agenda do governo no município, que fica na Ilha do Marajó, começou com uma visita à escola de ensino médio João XXIII, que recebe uma reforma completa do governo do Estado. Simão Jatene inspecionou a obra e conversou com um grupo de alunos sobre os planos do governo para a educação com o Pacto Pela Educação do Pará. Os estudantes fizeram solicitações, como a cobertura da quadra de esportes, que está sendo reformada.
 “A gente sempre vê o governador como alguém distante, e foi muito bom esse encontro, para desconstruir essa imagem. Foi uma conversa sem burocracia e muito sincera. Ele aprovou algumas das nossas solicitações e se comprometeu em nos ajudar nas outras. Temos certeza que ele vai cumprir com os compromissos assumidos com o nosso grêmio estudantil”, afirmou o estudante do terceiro ano do ensino médio William Tavares.
 Da escola, a comitiva do governo seguiu a pé para o Centro Comunitário São Sebastião da Boa Vista. Acompanhado pelo prefeito da cidade, Getúlio Brabo de Souza, o governador assinou a ordem de serviço para a recuperação e pavimentação de três quilômetros de vias urbanas, investimento de R$ 998.223,37.
 O governador disse que o investimento em asfalto não é apenas uma medida para embelezar a cidade. “Muita gente acha que asfaltamento de ruas serve só para deixar a cidade mais bonita, mas é muito mais que isso. O asfalto mexe com a paisagem urbana e, consequentemente, com a autoestima das pessoas, que têm seus imóveis valorizados e melhor infraestrutura de moradia”, disse.
 Na ocasião também foi assinada a ordem de serviço para a construção de uma escola de ensino médio de seis salas de aula, na comunidade de Pracuuba Grande. Ainda na área de educação, Jatene disse que o governo investirá em uma escola tecnológica no município, para capacitação e estímulo na geração de emprego e renda na própria cidade. “Esse é um compromisso meu. Vamos brigar para conseguir trazer uma escola tecnológica para cá”, frisou.
Benefícios - Outras duas importantes obras foram anunciadas para a cidade. Uma é a reforma e adaptação de um prédio para a implantação da Biblioteca Pública Municipal, no valor de R$ 416,6 mil. A outra é o termo de adesão da Prefeitura de São Sebastião da Boa Vista ao programa Cheque Moradia, que beneficia famílias com até três salários mínimos em crédito para reforma ou ampliação de casas. O governador destacou a importância do trabalho em conjunto para a construção de uma sociedade melhor.
 “A história está na mão de cada um de nós. Eu e o prefeito não somos do mesmo partido, mas estamos fazendo um exercício republicano de cidadania, pois entendemos que nenhuma liderança ou partido político pode ser maior que a determinação que os políticos deveriam ter para se ajudar mutuamente para resolver os problemas da população. Precisamos um do outro, pois sozinhos não temos chance de concluir nossos deveres”, reiterou Simão Jatene.
 O prefeito Getúlio Brabo de Souza agradeceu pelas obras do governo do município. “O povo quer agradecer, pois estamos com a nossa autoestima elevada com a visita do governador. Os investimentos do governo em nosso município nos deixam satisfeitos e são importantes para que a gente avance cada vez mais. Sabemos que não vão resolver todos os nossos problemas, mas são um passo importante”, afirmou.
 A gestora escolar Lucinete Magno disse que as obras do governo em São Sebastião da Boa Vista contribuem para o desenvolvimento da cidade. “São obras de grande importância para o nosso município. A nossa população precisava realmente desse asfalto e de mais uma escola de ensino médio. Isso tem muito a contribuir para o futuro dos nossos jovens e para melhorar a cara da nossa cidade. O governo já realizou um grande sonho da comunidade boavistense, que foi a construção do nosso porto de passageiros. Essa obra nos enche de orgulho, pois ficou muito bonita e é um ponto de referência turística e beleza do nosso município”, observou ela, referindo-se à reforma e ampliação do Terminal Hidroviário de Passageiros de São Sebastião da Boa Vista, que recebeu investimento de R$ 510.475,91.
 Além da reforma, foi implantada uma rampa metálica coberta e articulada, além de flutuantes metálicos. O último compromisso do governador Simão Jatene no município foi a participação no Encontro Anual de Obreiros da Assembleia de Deus, que reúne diversos pastores da Ilha do Marajó.

Fonte: Agência Pará de Noticias

sexta-feira, 6 de junho de 2014

BISPO DO MARAJÓ AGREDIDO EM SOURE

Extraído do Blog da jornalista Franssinete Florenzano

É muito grave a situação em Soure, no arquipélago do Marajó. Servidores públicos e integrantes de movimentos sociais ocuparam a prefeitura desde ontem, reiterando uma pauta de reivindicações já apresentada há meses. Hoje, o Bispo do Marajó, Dom José Luiz Azcona, reconhecendo a legitimidade dos pedidos, foi interceder pelo atendimento aos pleitos. Entretanto, em reunião, o advogado do prefeito, Ricardo Corrêa, exaltado, ofendeu o religioso e chegou a abanar as mãos em seu rosto. O prefeito João Luiz Melo(PT) teve que sair escondido pelos fundos para não ser surrado pela população, que aderiu ao movimento e se aglomerava em frente ao prédio, revoltada pelo tratamento ao Bispo. Dom Azcona tem 75 anos, é incansável em seu papel de evangelizar e proteger os mais pobres, está sem se alimentar o dia inteiro tentando ajudar a apaziguar os ânimos e certamente não merece ser desrespeitado. Como o prefeito reuniu com os dirigentes sindicais dentro da prefeitura mas se recusou a conversar com o povo na rua, a turba partiu em direção à residência do alcaide e exige a sua renúncia imediata. O quadro é alarmante. O efetivo da PM é insuficiente para conter os 23 mil habitantes da cidade.
 As reivindicações da população estão elencadas em petição pública: o descalabro na saúde, expresso na falta de remédios e instrumentos nos postos de saúde, mofo e infiltração no hospital, precariedade nos programas de saúde preventiva, ausência de pré-natal, falta de água potável, unidades de saúde e ruas destruídas, prédios públicos em ruínas, obras paralisadas, escuridão nas vias públicas, trabalho em ambiente insalubre e não pagamento dos direitos trabalhistas. A situação de abandono no município se completa pela falta de promotor de justiça fixo e pela inoperância da Câmara Municipal. As demandas incluem a instalação de uma agência da Caixa Econômica Federal, porque a lotérica local não consegue atender as necessidades, e programas que evitem o êxodo de jovens por absoluta falta de oportunidades de trabalho.

terça-feira, 3 de junho de 2014

OPERAÇÃO "MARAJÓ" PREVINE E COMBATE AÇÕES CRIMINOSAS NA REGIÃO

A operação “Marajó”, coordenada pelo Sistema Integrado de Segurança Pública do Pará, já apreendeu mais de 60 motos em situação irregular no arquipélago do Marajó. Este é o resultado parcial da operação, divulgado nesta terça-feira, 3. A ação policial teve início no último dia 29 de maio e conta com agentes do Grupamento Fluvial de Segurança Pública do Pará, formado pela Delegacia de Polícia Fluvial e pela Companhia Independente de Polícia Fluvial da PM.
 Atuam na operação, peritos criminais do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac) da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) do Ministério da Defesa. A Polícia Civil conta também com policiais civis das Diretorias de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV); de Polícia Especializada (DPE) e de Polícia do Interior (DPI). A Polícia Militar atua, ainda, com homens do 9º Batalhão da PM e do Comando de Missões Especiais (CME).
Motos apreendidas em São Sebastião da Boa Vista
 A ação policial está percorrendo as cidades da ilha do Marajó para realizar ações preventivas e de combate à criminalidade. Somente em São Sebastião da Boa Vista, cinco motos foram apreendidas com chassis adulterados. Ao todo, dez mandados judiciais de busca foram cumpridos na cidade. Durante as buscas, uma arma de fogo, tipo espingarda, com munição, foi apreendida. Em três oficinas fiscalizadas, uma moto roubada foi recuperada.
Motos apreendidas em Bagre
 Foram presos, no município, o foragido de Justiça Adailson Filho, de apelido “Yuri”, que responde por crime de roubo, e Manoel de Jesus Oliveira Soares, de apelido “Sarney”, que foi preso em flagrante por tráfico de drogas. A operação policial já passou por Curralinho, onde nove motos roubadas foram recuperadas. Três delas já estavam com chassis adulterados. Em Bagre, seis motos foram apreendidas. A operação continua em toda a região.


Fonte: Agência Pará

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...