quarta-feira, 29 de julho de 2015

PROCURADOR JURÍDICO DE CAMETÁ EMITE NOTA ESCLARECENDO EPISÓDIO COM VICE-PREFEITO

Após a publicação de um video editado onde aparece em calorosa discussão com o vice-prefeito de Cametá, Oswaldo Barros, o advogado Newton Pereira emitiu nora pública à comunidade cametaense esclarecendo o ocorrido e se defendendo de acusações postadas na internet.

Leia abaixo na íntegra (print):

terça-feira, 28 de julho de 2015

APESAR DA CRISE, PREFEITURA DE PORTEL VAI INAUGURAR 35ª ESCOLA NA ATUAL GESTÃO

Mais uma belíssima escola construída na gestão Paulo Ferreira: EMEF PAULO AFONSO MESQUITA
Um dos compromissos assumidos pelo prefeito de Portel, Paulo Ferreira, e pela secretária de Educação, Ana Valéria, (leia entrevista AQUI) é diminuir substancialmente o déficit de salas de aula no campo e na sede do município. Após 32 meses de uma gestão comprometida com a educação, a Prefeitura de Portel vai inaugurar no próximo dia 08 de agosto, véspera do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a mais moderna escola construída no município nos últimos quinze anos.
A EMEF Paulo Afonso Mesquita, homenagem justa a um professor portelense já falecido,  terá doze salas de aula, quadra poliesportiva coberta, laboratório de informática, sala de reunião e playground.
Está prevista a construção e readequação de mais escolas, além das 05 creches que estão sendo construídas na cidade. Para o campo, ainda em 2015, mais seis escolas serão inauguradas.
A meta da atual gestão é construir pelo menos uma escola por mês. Escola de verdade, com condições minimas para o desenvolvimento da docência e do aprendizado.

Com informações de Idinor Ferreira - Prefeitura de Portel.


sexta-feira, 24 de julho de 2015

PRÓXIMA ETAPA DOS JOGOS ABERTOS DO PARÁ SERÁ EM PORTEL

Mais de 500 atletas e dirigentes esportivos participam, em Marabá, da etapa Araguaia dos IX Jogos Abertos do Pará (Joapa), promovido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). Nesta sexta-feira (24), ocorreram as rodadas eliminatórias das seis modalidades que compõem a programação. Os campeões se classificam automaticamente para a etapa final, em Belém, em outubro. A cerimônia de abertura, na noite de quinta-feira (23), foi marcada por apresentações culturais, desfile das delegações,
A belíssima orla da cidade de Portel, no Marajó.
juramento dos atletas e o acendimento da tocha olímpica. O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Walter Vieira, deixou a mensagem de boas-vindas às delegações.
Eweron Souza - Coordenador-geral do JOAPA
Dez municípios da região do Araguaia, ou sul e sudeste, participam dos jogos. As delegações foram premiadas com o troféu “Responsa”, de incentivo ao município que assina o termo de adesão para participar do evento. Segundo o professor Ewerton Souza, coordenador geral da competição, o nível de participação cresce a cada etapa, assim como a credibilidade do evento, que ainda vai cruzar outras regiões do Estado nos próximos dois meses. “Já podemos deixar nosso convite para os dirigentes do Marajó. A sede dos jogos será a cidade de Portel. Os formulários de inscrição estão disponíveis no site da Seel e podem ser acessados pelos municípios interessados”, disse.
Em Marabá, as competições foram divididas no ginásio municipal e nas quadras de escolas. O futebol de areia, principal novidade do Joapa em 2015, ocorre na praia do Tucunaré, maior balneário da região. O tênis de mesa vai para o clube militar da cidade. “Queremos prestigiar a Seel e dizer que o Pará está concorrendo para ser ponto de aclimatação de delegações que vão participar das Olimpíadas Rio 2016. Isso é muito importante para o esporte paraense, assim como esse evento que é vitrine para revelação de talentos”, disse o deputado Dirceu Ten Caten, da Comissão de Esporte, Turismo e Lazer da Assembleia Legislativa.
Continue lendo....

quarta-feira, 22 de julho de 2015

BLOG SUPERANDO MARCAS

Apos seis anos no ar o blog chega a marca de 700 mil acessos. Neste período foram 2658 postagens que tiveram comentários de 6,150 leitores.
Nosso trabalho é pautado em levar informação e opinar de forma imparcial sobre assuntos de interesse do povo marajoara.
Muito obrigado a tod@s
Flávio Costa - Editor

GETÚLIO BRABO: O "COSTAS LARGAS"

Trago ao palanque comentário deixado na postagem "União susta recursos da educação para dez municípios do Marajó"


"Laércio quando saiu deixou as obras regularizadas e com dinheiro em conta para concluir e já provou isso judicialmente, a atual gestão é que não teve competência para terminar. Nunca é demais a gente se informar pra não falar besteiras,  é só pedir para os órgãos competentes para ver a data em que os recursos foram liberados"


NOTA DO BLOG
Uma coisa é certa: o prejuízo é do povo boavistense. Agora, se aproximando as eleições onde o atual prefeito quer fazer seu sucessor, recai sobre ele a culpa  por 6 anos de desastrosa administração Láercio Pereira. O povo boavistense não vai cair em nova armadilha. Ou vai?

NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA


A pedido do professor da UFPA, João Nascimento, reproduzimos matéria do Jornal Beira do Rio.

Historicamente, a Matemática foi concebida como uma ciência hermética e desinteressante. É comum escutarmos relatos de experiências traumáticas quando o assunto em questão é o aprendizado da disciplina. Seria possível, então, estudar os conteúdos matemáticos de uma forma alternativa e atraente, tornando-os inteligíveis para os alunos e eficiente para o professor?
 Para essa indagação, o professor João Batista do Nascimento, da Faculdade de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) da Universidade Federal do Pará (UFPA), não titubeia em afirmar que sim. A resposta tem respaldo na metodologia criada pelo próprio docente: o uso do teatro na aula de Matemática.
 De acordo com o professor, a didática consiste em trabalhar os conceitos dessa área de conhecimento de uma maneira em que os alunos possam assimilar os conteúdos de forma lúdica e prazerosa. “Com o auxílio do teatro, a criança vai perder o medo da Matemática e passar a ter uma nova visão sobre a disciplina, pois a linguagem teatral tem o poder de despertar os nossos sentimentos e emoções. Dessa forma, após vivenciar no palco o que sempre foi considerado enfadonho, o aluno vai ter mais sensibilidade para aplicar a Matemática no seu cotidiano”, afirma o professor João Nascimento.

Continue lendo...

terça-feira, 21 de julho de 2015

INCÊNDIO ATINGE EMBARCAÇÃO EM BREVES

O barco ficou totalmente destruído. Ninguém ficou ferido com o incidente. (Foto: Marcos Onias/RBATV)
Um incêndio atingiu um barco de pequeno porte na noite desta terça-feira (21), no município de Breves, na ilha do Marajó. O incidente teria ocorrido depois que a bateria, utilizada para dar partida no motor da embarcação, aqueceu.
 O barco, que estava com um carregamento de farinha, estava em frente ao Mercado Municipal, na orla da cidade. O fogo não atingiu a área onde fica armazenado o combustível, o que poderia ter causado uma explosão e o incêndio ser ainda maior.
 Apesar dos danos materiais e da dimensão do fogo, não houve vítimas.
As chamas só foram controladas após a chegada de uma viatura do Corpo de Bombeiros.
O barco foi totalmente destruído.

(DOL com informações do repórter Marcos Onias/RBATV)

MOVIMENTO QUER MUDAR DATA DA PROVA DO ENEM

O professor Fabricio Alves, do Grupo Physics Educacional, iniciou um movimento que reivindica mudanças no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
 O #MudaEnem pretende colher 200 mil assinaturas para pedir ao Ministério da Educação (MEC) a mudança da data da prova - de outubro para dezembro-, e a realização do exame em dois domingos e não sábado e domingo, como ocorre atualmente. Segundo o professor, com a realização do exame em outubro, os alunos farão as provas sem terem visto sequer 20% do conteúdo.
 Ele afirma que as escolas particulares resolveram aumentar a carga horária e estão também oferecendo cursos específicos a fim de antecipar os conteúdos dos dois últimos meses do ano letivo. “ Já nas escolas públicas, isso, dificilmente, ocorrerá”, afirmou Fabricio.
 Outra mudança é com relação à realização da prova aos sábados, já que estudantes sabatistas - que conforme determina os ensinamentos da Igreja Adventista, dedicam o sábado a atividades religiosas-, são prejudicados por causa do horário diferenciado no Enem.
 Eles têm que estar no local das provas entre 12h e 13h de Brasília, como todos os outros estudantes, mas só podem iniciar as provas quando o sol se pôr, momento que marca o fim do dia. Uma espera de 6 horas.
Quem quiser conhecer mais o movimento pode acessar a página:  www.mudaenem.com.br .
Se quiser assinar a petição eletrônica, acesse AQUI

Fonte:
(Diário do Pará)

sábado, 18 de julho de 2015

MAIS UM CAPÍTULO DA PELEJA PETISTA EM SSBV

Comentário deixado na postagem "O autofagismo no PT boavistense"
Faz tempo que essa praça não é assim, mas vale o registro.

"A analise estaria perfeita se não fosse a omissão de esclarecer, de que o atual prefeito Getúlio Brabo exerceu o direito democrático e partidário de arregimentar filiados ao PT, como qualquer bom militante..esqueceu-se de dizer que Laércio, usando de má fé e de uma tosca jogada indeferiu as filiações da maioria dos newpetistas...assim se manteve no "poder" e abocanhou o diretório ocupando os cargos com seus apadrinhados, achando que este ato lhe garantiria a hegemonia no partido. O que Laércio não esperava era a capacidade politica e sobrevida que Getúlio tem, em buscar novos ares e aniquilar o PT no seio do governo. Antropafagia no PT é clara e notória...agora e aguardar quem vai sobreviver".

sexta-feira, 17 de julho de 2015

MPF ACUSA PREFEITOS POR IRREGULARIDADES

Ações foram encaminhadas à Justiça Federal durante a 1ª quinzena de julho. Ex-prefeitos de Oeiras do Pará, Muaná, Curralinho e Portel, foram denunciados, O atual prefeito de Melgaço também.

O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou à Justiça na primeira quinzena de julho ações que apontam irregularidades com R$ 72,5 milhões em recursos públicos cometidas por 15 ex-prefeitos e um atual prefeito no Pará. Secretários e ex-secretários municipais envolvidos nas irregularidades também foram acusados.
 As ações tratam principalmente de falta de prestações de contas, aplicações de verbas em desacordo com a legislação e desvios de dinheiro destinado à saúde, à educação e a programas sociais.
 As ações civis pedem que a Justiça Federal obrigue os responsáveis a devolverem os recursos aos cofres públicos, além de pagamento de multa, e determine a suspensão dos direitos políticos dos acusados e a proibição de que eles façam contratos com o poder público. As ações criminais pedem condenações a penas que podem chegar a 12 anos de reclusão.
 Os autores das ações são os procuradores da República Alan Mansur Silva, Lilian Miranda Machado, Maria Clara Barros Noleto e Meliza Alves Barbosa Pessoa e o procurador regional da República José Augusto Torres Potiguar.

 Confira os detalhes de cada ação:

CURRALINHO
Ação por improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Curralinho Miguel Pedro Pureza Santa Maria por não prestação de contas de R$ 1.172.560,00 do Programa Caminho da Escola repassados em 2011 Número processual a ser divulgado pela Justiça Federal Íntegra da ação: AQUI

OEIRAS DO PARÁ
Ação por improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Oeiras do Pará Edivaldo Nabiça Leão por não prestação de contas de R$ 471.017,80 do Programa de Proteção Social Básica em 2010 e 2011 Processo nº 0019379-71.2015.4.01.3900 - 1ª Vara Federal em Belém Íntegra da ação:AQUI

MELGAÇO
 Ação por improbidade administrativa contra o prefeito de Melgaço Adiel Moura de Souza e o secretário municipal de Educação Onilson Carvalho Nascimento por irregularidades na aplicação de R$ 3.496.133,68 em recursos do Fundeb em 2010 e 2011 Processo nº 0019364-05.2015.4.01.3900 - 5ª Vara Federal em Belém Íntegra da ação: AQUI

PORTEL
Denúncia contra o ex-prefeito de Portel Pedro Rodrigues Barbosa, a ex-secretária municipal de Educação Rosângela Maria de Souza Fialho e o ex-presidente da comissão municipal de licitação Roberto Rodrigues Carvalho por irregularidades na aplicação de R$ 139.032,55 com recursos do Fundeb em 2008 Processo 0016279-11.2015.4.01.3900 - 3ª Vara Federal em Belém Íntegra da ação:
AQUI

MUANÁ 
Denúncia contra o ex-prefeito de Muaná Raimundo Martins Cunha por desvio de R$ 16.232,39 do Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para atendimento à Educação de Jovens e Adultos em 2006 Processo nº 0019363-20.2015.4.01.3900 - 3ª Vara Federal em Belém Íntegra da ação: AQUI

Fonte: MPF

SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA TERÁ NOVA RÁDIO COMUNITÁRIA

Rádios comunitárias vão para 699 localidades; FMs e TVs educativas chegam a 235 

O Ministério das Comunicações divulgou nessa quarta-feira (15) a lista de municípios contemplados no Plano Nacional de Outorgas para rádios comunitárias e rádios FM e TVs com fins exclusivamente educativos. São 699 cidades que vão receber outorgas de radcom e 235 localidades atendidas com rádios e TVs educativas.
 As datas de lançamento dos editais de concorrência vão ser anunciadas em agosto. Dentro do PNO também vão ser adotadas novas regras que vão facilitar a participação das entidades ao exigir menos documentos e agilizar as etapas de análise dos processos.
Os critérios seguidos para a escolha dos municípios atendidos com rádios comunitárias foram os cadastros de demonstração de interesse enviados pelas entidades ao Ministério das Comunicações, a chamada demanda reprimida. Já para as outorgas educativas foram levados em conta as demonstrações de interesse, a disponibilidade de canais de FM ou TV na cidade e a presença de instituições de ensino superior públicas.
Com uma rádio comunitária já em funcionamento, o município de São Sebastião da Boa Vista é o único do Marajó a ser contemplado com mais uma rádio.

 Veja a lista AQUI

quinta-feira, 16 de julho de 2015

O AUTOFAGISMO NO PT BOAVISTENSE

Trago ao palanque comentário deixado na postagem 'Getúlio Brabo não é mais do PT?"

"Ao que me parece e é de meu conhecimento, a pretensão do atual prefeito de ganhar a diretoria do PT municipal, e acabar com o nome e a reputação do Laércio Pereira, não deu muito certo. Há tempos lembro do atual prefeito "tentando convencer" até as pulgas dos cachorros de quem quer que seja, a se filiarem ao PT, e assim votarem em seus indicados, para ganhar a diretoria do citado partido. 
A estratégia falhou! Conseguiu sim filiar grande número de pseudos partidários, mas que na hora "H", elegeram o Laércio. 
Agora com ano de eleições municipais se aproximando, o atual prefeito não podendo vim a disputar o pleito, tenta de toda forma, atrapalhar e enfraquecer a imagem do então Presidente do até então "seu partido"! 
 COMEÇA A SE DESENHAR OS FUTUROS CANDIDATOS PARA O PLEITO DO ANO QUE VEM. Será que teremos algo novo? Será que teremos candidatos com novos ideais para colocar o município em ordem, coisa que a vários manados não acontece (diga-se de passagem que não é 4 nem 8 nem 12 e muito menos 16 ou 20 anos!!!!!!) 
 A esperança de um povo não pode ser destruída com o barulhinho da urna em 2016 ! ! ! ! 
 PENSEM E REFLITAM FUTUROS CANDIDATOS! ! ! !


NOTA DO BLOG
Há muito acompanho essa "dança das cadeiras" no Diretório Municipal do PT em São Sebastião da Boa Vista. Quando existia "unidade" na legenda, apenas trocava-se as posições dos cargos de direção, mas os atores continuavam os mesmos. Hoje, esvaziado e com alto índice de rejeição, o PT de SSBV está em acelerado processo de extinção. Seu morubixaba, Laércio Pereira, com desastrosa passagem (um mandato e meio) pela prefeitura, conta com a amnésia de seu povo para retornar ao suntuoso Palácio do Executivo boavistense.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

JUSTIÇA DETERMINA REGULARIZAÇÃO DO TFD EM BREVES

Município do Marajó poderá ser multado em R$ 1 mil por dia em caso de descumprimento da decisão

Imagem: Internet.
 A Justiça Federal obrigou o município de Breves, no arquipélago do Marajó, no Pará, a regularizar dentro de 90 dias os pagamentos de passagens e diárias de pacientes que precisam do programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Segundo denúncias feitas ao Ministério Público Federal (MPF), a falta do pagamento tem provocado o endividamento das famílias dos doentes e até risco de morte para os pacientes. Assinada pelo juiz federal Bernardo Tinôco de Lima Horta, a decisão liminar (urgente) foi encaminhada pela Justiça Federal para publicação no último dia 3.
O município deve realizar os pagamentos de forma prévia e sem atrasos, além de fazer o ressarcimento de valores atrasados. Caso descumpra a decisão, a multa é de R$ 1 mil por dia de desobediência à Justiça.
 O juiz federal determinou que os pagamentos devem seguir os valores normatizados, de R$ 49,58 para diária completa de paciente e acompanhante e de R$ 24,79 a paciente sem acompanhante. Os pagamentos devem cobrir todos os dias necessários para a realização do tratamento de saúde. A ação do MPF, de autoria da Procuradora Regional dos Direitos do Cidadão, Melina Alves Tostes, foi encaminhada à Justiça Federal em Belém em fevereiro. Segundo o juiz federal Bernardo Horta, os documentos apresentados na ação evidenciam que “a prestação daquele serviço deixa a desejar, visto que o atraso, ou mesmo a inexistência de repasse de verbas, estão obrigando os pacientes e seus acompanhantes a arcarem com o pagamento de alugueis, de passagens e demais despesas, que sequer são ressarcidas pelo município”.
 Apesar de o TFD ser destinado ao atendimento imediato dos pacientes e de a prefeitura de Breves ter recebido só em 2014 um total de R$ 7,4 milhões da União para o atendimento de casos médicos de média e alta complexidade, são frequentes as denúncias ao MPF de atrasos ou inexistência de pagamentos.
 Segundo a Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Pará, durante todo o ano passado e até fevereiro de 2015 nenhum paciente beneficiário do TFD em Breves recebeu ressarcimento de gastos realizados em 2014. A associação denuncia que pelo menos três pacientes correm risco de morte por falta de tratamento. Além dos relatos das famílias, o MPF registrou na ação que auditoria do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus) já apontava em 2010 os atrasos no pagamento de diárias pela secretaria municipal de saúde de Breves.

Fonte: MPF

terça-feira, 14 de julho de 2015

JUSTIÇA FEDERAL DETERMINA SUSPENSÃO DE ATIVIDADES DA FAÍBRA NO PARA

Assim como outras, a  instituição oferta cursos de nível superior em vários municípios do Estado sem autorização do MEC.  Decisão atende pedido do MPF. 

A Justiça atendeu pedido de ação civil do Ministério Público Federal (MPF) e determinou a suspensão imediata das atividades da Faculdade Integrada do Brasil (Faibra) em todo território paraense.
 A ação, ajuizada pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) em junho deste ano, aponta que a Faibra oferta cursos de nível superior em vários municípios do Estado sem autorização do Ministério da Educação (MEC).
 O juíz Bernardo Tinôco de Lima Horta também determinou que a instituição cancele anúncios de oferta de graduação e pós-graduação, interrompa a matrícula de novos estudantes e divulgue a existência dessa decisão em sua página oficial na internet.

Histórico -

Em 2012, a Faibra foi notificada pelo MPF após denúncias de oferta de cursos de nível superior sem autorização do MEC. Em defesa, a instituição alegou que a formação ofertada fazia parte do Programa de Educação Continuada (Proec) e que estava devidamente credenciada. No entanto, o MEC informou que os cursos oferecidos pelo Proec são considerados 'livres' e não podem ser anunciados como graduação nem permitem emissão de diploma de nível superior. Assim, os cursos ofertados nos municípios de Abaetetuba, Afuá, Bagre, Breves, Cachoeira do Arari, Curralinho, Mãe do Rio, Melgaço, Portel e Tailândia não têm valor de graduação.
Para agravar a situação, as aulas são ministradas, quinzenalmente, em escolas públicas, por professores sem a qualificação exigida e sem qualquer fiscalização do MEC.
No total, já são 20 as instituições com cursos irregulares suspensos no Estado desde 2011, quando houve um aumento no número de denúncias feitas ao MPF sobre o problema.

Fonte: MPF/Pa

segunda-feira, 13 de julho de 2015

GETÚLIO BRABO NÃO É MAIS DO PT?

Trago ao palanque comentário deixado no blog.

"Desde que Laércio Pereira(Ex-Prefeito), tomou de assalto o diretório do PT, o atual prefeito iniciou a debandada do partido, nas ultimas eleições estaduais Getúlio já se rebelara e apoiou Jatene. No ultimo dia 30/06 o prefeito e seus principais secretários - entre eles os pretensos candidatos a prefeito em 2016 - se desfiliaram do PT... Um marco histórico local, já que Getúlio foi um dos fundadores do PT na região e em SSBV, em suas andanças pelo interior e em reuniões com lideranças locais, Getúlio quer e vai esvaziar o partido".. 

Seria o fim da era PT em SSBV??


NOTA DO BLOG

A notícia é ainda oficiosa, pois, nenhum dos principais assessores do prefeito quis confirmar ou desmentir a informação. De acordo com outras fontes, Getúlio e secretários municipais deverão ingressar no PSD.

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...