terça-feira, 28 de junho de 2016

SELETIVA DO JEP MARAJÓ INICIA COM GRANDE CERIMÔNIA EM PORTEL

A cerimônia de abertura marcou o início da seletiva no Marajó.
Começou nesta segunda-feira, 27, com a realização da cerimônia de abertura, a seletiva do arquipélago do Marajó do 58º Jogos Estudantis Paraenses (JEP) que é realizado no município de Portel. Até o dia 30, quatro municípios e mais de 300 alunos da região do arquipélago estarão disputando uma vaga no "Superjep", fase estadual, que será realizada no período de 12 a 17 de setembro deste ano, em Ananindeua e Marituba.
 Equipes de São Sebastião da Boa Vista, Breves, Curralinho e Portel se enfrentarão em seis dias de competições. O tema da seletiva marajoara é "Educação e esporte: caminhando pela paz". A abertura contou com uma extensa programação cultural, com destaque para o Coral Municipal de Libra, que entoou, através da Língua Brasileira de Sinais, os hino Nacional e do município de Portel.
A noite também contou com o concurso garoto e garota JEP, que foi conquistado pelo município de Portel e São Sebastião da Boa vista, respectivamente. Na regional Marajó, os estudantes da redes municipal e estadual de ensino se enfrentarão em três modalidades esportivas (Handebol, Vôleibol e Futsal), divididos em categorias A (atletas de 12 a 14 anos) e B (atletas de 15 a 17 anos), masculino e feminino.

Continue lendo AQUI

sexta-feira, 24 de junho de 2016

USINA DA GUASCOR PEGA FOGO EM SOURE

A cidade de Soure amanheceu sem energia elétrica nesta sexta feira, 24. Alguns pontos da cidade registraram curto circuito na rede e populares registraram estas imagens da usina da Guascor, onde um dos motores estaria em chamas.
A energia teria sido interrompida no horário das 4 as 6h da madrugada. O que teria provocado este incidente ainda não se sabe. E nem os prejuizos provocados pela situação.

Fonte: Dário Pedrosa

LIBERO LUXARDO REALIZA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AOS 30 ANOS DE EXISTÊNCIA


Na semana de comemoração dos seus 30 anos de existência, o Cine Líbero Luxardo promove no dia 27 de junho, para o público presente, o sorteio de cartazes de filmes exibidos no cinema, e cinco passaportes pessoais e intransferíveis que darão gratuidade a todas as sessões durante o período de 1º de julho até 31 de dezembro de 2016.
 Além do sorteio, no mesmo dia, a partir das 18h, será realizada uma mesa redonda com a participação de Pedro Veriano, um dos críticos mais capacitados de Belém e primeiro programador do Cine Líbero, do cônego Claudio Barradas, um dos maiores atores do Pará, e de Marco Antonio Moreira, presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA).
 “É importante ouvir e conversar com três pessoas importantes que têm muita coisa para nos falar sobre o cinema, não só sobre o Cine Líbero Luxardo. A expectativa é muito boa. Esperamos que o público participe e interaja com nossa equipe, já que a nossa função é disponibilizar um aparelho cultural do estado para a população”, ressalta o gerente do Cine Líbero, Paulo Barreto.
 Sessão - “Marajó, Barreira do Mar”, de 1967, do cineasta Líbero Luxardo, é o filme escolhido para exibição. O longa-metragem retrata a rotina calma, sonolenta e pacata da fazenda Marajoara, que é perturbada quando um novo visitante chega à casa grande do sítio, na Ilha de Marajó: um cientista conhecido como dr. Ernani. Enquanto o administrador da fazenda procura receber bem o recém-chegado, o ajudante do cientista, Gringo e o capataz da fazenda criarão atrito entre si que abalará o dia-a-dia dos locais e da casa.

Continue lendo....

quinta-feira, 23 de junho de 2016

MAIS UMA EMBARCAÇÃO É VÍTIMA DOS PIRATAS

A vítima mais recente de ataques de piratas.
O B/M Sempre com Deus, que faz linha entre Portel e Macapá, foi assaltado por piratam  quando trafegava pelo rio Jacaré Grande, próximo à Vila Curumum, em Breves.
Segundo informações extraídas  de um grupo do WhatsApp, os bandidos foram muito violentos, mas, felizmente, passageiros e tripulantes não sofreram agressões físicas.

terça-feira, 21 de junho de 2016

CACHOEIRA DO ARARI INSTALA COMITÊ MUNICIPAL DO "PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ"

Gestores, profissionais da educação e dirigentes de instituições.
O município de Cachoeira do Arari, no Arquipélago do Marajó, já instalou o seu Comitê Municipal do Pacto pela Educação, um conjunto de atividades e serviços oferecidos pelo governo do Estado e instituições parceiras que visam elevar os níveis da educação no Pará. O objetivo do comitê é fomentar e agilizar as ações do Pacto nas escolas públicas estaduais e municipais da região, a partir da atuação conjunta de gestores e profissionais da educação e dirigentes de instituições.
 “A função básica dos membros de um comitê municipal do Pacto pela Educação é pensar propostas, ações para a educação, a partir do levantamento de dados sobre o funcionamento e demandas das escolas. Os conselhos municipais são grandes parceiros do Pacto”, afirmou Adriana Rosa, técnica do Núcleo de Governança do Pacto, pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
 Referência - Integram o Conselho Municipal do Pacto em Cachoeira do Arari gestores e membros de órgãos municipais, do Conselho Municipal de Educação, de organizações parceiras, entidades de classe e lideranças comunitárias. Cachoeira do Arari integra o grupo de 40 municípios de referência do Pacto pela Educação do Pará.

Continue lendo AQUI

TCE JULGA IRREGULARES CONTAS DE LAÉRCIO PEREIRA

No Diário Oficial do Estado de ontem (21), o Tribunal de Contas do Estado divulgou o acórdão 55.616,  julgando irregulares as contas de responsabilidade do ex-prefeito de SSBV, Laércio Pereira, no convênio 315/2008 celebrado entre a prefeitura e a SEPOF.
Laércio Pereira vai ter que devolver aos cofres públicos estaduais, quase 18 mil reais corrigidos desde 2008.
O pré-candidato à Prefeitura de SSBV, que se livrou ( só Deus sabe como) da lista do TCU, agora terá que recorrer dessa condenação para poder concorre

segunda-feira, 20 de junho de 2016

POLICIA DE GURUPÁ PRENDE TRÊS ASSALTANTES DURANTE ATAQUES A EMBARCAÇÕES NO RIO AMAZONAS

Salomão Alves Mendes, Geovani Alves Pereira e Carlos Alberto Brito de Oliveira.
A Companhia de Policiamento Regional XII da Polícia Militar - Pelotão de Gurupá, no Arquipélago do Marajó, prendeu neste final de semana três integrantes de uma quadrilha que assaltava embarcações em rios do Pará. A equipe da Companhia Independente de Policiamento Fluvial (Cipflu) foi informada, via rádio, que duas embarcações estavam sendo atacadas por assaltantes (conhecidos como piratas) no Rio Amazonas, próximo à cidade de Gurupá.
Armas de fogo encontradas com os acusados do assalto em Gurupá
 Uma equipe de policiais militares e um delegado da Polícia Civil seguiram para o local, e ao chegarem próximo às embarcações foram recebidos a tiros. Mas dois assaltantes acabaram se rendendo e a tripulação foi liberada.
Os policiais prenderam também outro suspeito de envolvimento na ação criminosa. Ele estava em um barco que transportaria o óleo diesel e os mantimentos roubados. Salomão Alves Mendes, Geovani Lisboa Pereira e Carlos Alberto Brito de Oliveira foram presos em flagrante. Diegson Alves Mendes, vulgo “Joca”, continua foragido. Também foram apreendidas duas armas de fogo.

Continue lendo AQUI

domingo, 19 de junho de 2016

GURUPAENSE ASSUME A PRESIDÊNCIA DO ICMBio


O Gurupaense Rômulo José Fernandes Barreto já foi presidente do Ibama, diretor do MMA e é o novo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que já presidiu em 2009.  Rômulo Mello é graduado em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará, com especializações em Heveicultura e Gestão de Centros de Pesquisa. Por ter um vasto currículo dedicado à gestão da causa ambiental, ele foi escolhido para assumir o desafio de implantar o ICMBio em , promover a regularização fundiária nas UCs e ainda buscar alternativas econômicas sustentáveis para cada unidade.
Saiba mais sobre o ilustre gurupaense AQUI

sábado, 18 de junho de 2016

ATLETAS PORTELENSES DOMINAM O ATLETISMO NO JEPs

O prefeito de Portel, Paulo Ferreira, publicou agora há pouco em seu perfil no facebook a excelente notícia para o esporte marajoara de que os cincor representantes de Portel que participaram na manhã de hoje (18) em Belém, da fase regional do JEPs, foram campeões em suas categorias e conseguiram ínice para para participar da etapa nacional.

OS ATLETAS SÃO:
- Talison Castor Gama ( EMEF ABEL N. FIGUEIREDO) Salto em Distância: (5,52m ) - Campeão Estadual e Indice Nacional.
- Nalberte Lima Oliveira ( EMEF ABEL N. FIGUEIREDO) 1.000 METROS - 03min02seg - Campeão Estadual e Indice Nacional.
 - Nilton Monteiro Lobato ( EMEF ABEL N. FIGUEIREDO) 75 METROS - 09seg05milésimo - Campeão Estadual e Indice Nacional.
- Julineudo dos Santos Valente ( EMEF EDNA MAUÈS) 3000 METROS - 10min20seg - Campeão Estadual e Indice Nacional
- Janaíra dos Santos Martins - (EMEF MARECHAL DEODORO) 1000 METROS - 03mim30seg - Campeã Estadual e Indice NAcional.

Portel terá a maior delegação entre os municípios paraenses que participarão da etapa nacional.

sexta-feira, 17 de junho de 2016

SEGUP APRESENTA ACUSADOS DE ASSALTAR EMBARCAÇÃO EM MUANÁ

Na tarde desta quinta-feira (16), representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), durante coletiva de imprensa na sede da Delegacia Geral, apresentaram Giovany Silva Coutinho, Diego Caldas Pacheco, Gerson dos Santos Sousa e Márcio Coelho de Paula. Os quatro são suspeitos de participação no assalto à embarcação “Oliveira Nobre”, ocorrido na madrugada do último sábado (11), em Muaná, no Marajó, que resultou na morte do dono do barco, Moisés Pantoja, 47 anos. Ele recebeu um tiro no momento do ataque dos bandidos e não resistiu ao ferimento.
 Os acusados, que estão à disposição da Justiça, foram presos em momentos diferentes na cidade de Muaná: no dia 12, Gerson, conhecido como “arrepiado”; Diego e Giovanni, no dia 13, e por último, na terça-feira (14), foi a vez de Márcio. A polícia chegou aos criminosos por meio de uma denúncia anônima, registrada pelo serviço telefônico 181. Os quatro foram presos em áreas distantes cerca de 30 minutos da sede daquela cidade marajoara.

Continue lendo AQUI

ATAQUE DE PIRATAS MUDA A ROTINA DE VIAGENS NA ROTA BELÉM/SSBV/BELÉM

Os inúmeros casos de ataques de piratas e a letargia do governo do Estado e Marinha do Brasil para garantir segurança nos rios amazônicos, começa a provocar a mudança de horários de viagens em alguns trechos.
O recente bárbaro assassinato do proprietário do B/M Oliveira Nobre e o assaltou violento ao N/M Globo do Mar, geraram pânico em quem precisa viajar a Belém e São Sebastião da Boa Vista.
O navio VIAGEIRO I, um dos principais navios que fazem a linha para a Veneza do Marajó, mudou seus horários de viagens, passando a viajar apenas com a luz do dia.
O navio agora sai quartas e domingos, às 10hs da manhã de SSBV para Belém e ao meio-dia de Belém para SSBV, sempre às terças e sextas.
Sabemos que só isso não inibirá a ação dos bandidos, mas associada a emissão de passagens apenas com a apresentação de documento oficial com foto, com certeza vai garantir maior segurança a passageiros e tripulantes.

quinta-feira, 16 de junho de 2016

CONSELHO DE JUVENTUDE DE PORTEL ELEGE MESA DIRETORA

A Prefeitura de Portel, por intermédio da Secretaria Municipal de Gestão Estratégica e Planejamento - SEGEP, em cumprimento à Lei 770/2009, que cria o Conselho Municipal de Juventude, dará posse no próximo sábado (18) aos 20 membros que compõem o Conselho Municipal de Juventude de Portel.
Na última sexta-feira (10), durante a I Conferência da Juventude, dez membros da sociedade civil foram eleitos de forma democrática.
Eleição da mesa diretora do Conselho Municipal da Juventude, assim ficou definido:
Presidente: Danilo Pereira.
Vice Presidente: Sirhan R. Siqueira.
1° Secretário: Marcos Duarte
2° Secretária: kamila Gomes
1° Suplente: Charles Gonçalves;
2° Suplente: Charlem Moreira.

O vice-presidente do CONJUV, Sirhan Rodrigues, utilizou sua rede social para parabenizar aos envolvidos nesse processo.  "Parabens a nós, jovens de coragem e de atitude, parabéns a todos os membros da mesa diretora, em especial ao Presidente Danilo Pereira, ao prefeito Paulo Ferreira, por ter ouvido a voz da Juventude, ao assessor especial de governo, Walber Paixão que juntamente com sua equipe não mediu esforços para que esse marco histórico acontecesse, a todos os conselheiros, aos jovens que participaram da "I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE DE PORTEL" e a todos os jovens e também adultos que de alguma forma contribuem para que a juventude possa ser cada dia melhor.

Com informações da SEGEP/Portel.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

PRESIDENTE DA FAMEP VISITA ASSOCIAÇÕES E CONSÓRCIOS MUNICIPAIS


Após assumir a presidência da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará - Famep, no dia 03 de junho, o prefeito de Breves , Xarão Leão, deu início na última semana, na rodada de reuniões com os representante das Associações e Consórcios do estado, formado pela Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó – AMAM, Associação dos Municípios do Araguaia Tocantins – AMAT, Associação dos Municípios da Calha Norte – AMUCAN, Associação de Municípios do Nordeste Paraense – AMUNEP, Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica Santarém/Cuiabá e Região Oeste do Pará – AMUT, Consórcio de Desenvolvimento Socioeconômico Intermunicipal – CODESEI, Consórcio Integrado de Municípios Paraenses – COIMP.
Junto com o diretor executivo da Federação, Josenir Nascimento, Xarão visitou a sede da AMUCAN, onde foi recebido pelo diretor executivo, Silvestre Júnior. Na conversa tomou conhecimento das demandas e dificuldades enfrentadas pelos municípios da Calha Norte, entre elas, asfaltamento e recuperação de rodovias estaduais da Calha Norte, implantação de um Hospital Regional e rebaixamento do Linhão de Tucuruí, além de apoio às demandas próprias.
Segundo o presidente da Famep, a iniciativa teve como objetivo estreitar relações para o fortalecimento das causas municipalistas. “Vamos encurtar o relacionamento entre a Federação e as Associações, e com isso garantir que todos os municípios do estado sejam cada vez mais contemplados com os recursos do governo federal e estadual”, afirmou. Xarão garantiu ainda fazer uma gestão apartidária, sem levantamento de qualquer bandeira política. “A nossa bandeira é a do municipalismo forte”, finalizou.
O diretor executivo da AMUCAM, Silvestre Júnior, ressaltou a importância e o interesse do novo presidente da Famep pelo interesse de tomar conhecimento dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos em cada entidade. “Sem dúvida alguma nossa Associação se sente prestigiada em receber o presidente do órgão no qual estamos ligados. Nossa região precisa receber um olhar diferente e tenho certeza que este trabalho só tende a crescer”, disse Silvestre. Atualmente a entidade engloba nove municípios, sendo oito situados à margem esquerda do rio Amazonas e um na Ilha do Marajó, sendo eles: Alenquer, Anajás, Curuá, Faro, Juruti, Óbidos, Oriximiná, Prainha e Terra Santa.

Posse
O prefeito de Breves assumiu os comandos da Famep no dia 3 de junho, ocupando a vaga de Paulo Titan, prefeito de Castanhal. Seu mandado vai até junho de 2017. Xarão iniciou suas atividades reunindo com a equipe da Federação para traçar novos projetos. Destacou ainda a importância da Famep para seus filiados e garantiu fazer uma gestão mais próxima de todos. “Meu objetivo é somar com para que a Famep se torne cada vez mais uma referência do nosso estado. Vamos trabalhar para trazer muito mais novidades e benefícios aos nossos parceiros”, disse o presidente. A Famep foi criada com o objetivo de fortalecer o municipalismo e garantir aos municípios apoio em suas demandas junto aos governos estadual e federal.

Visitas
A rodada de audiências continua na próxima quinta-feira (16), Consórcio de Desenvolvimento Socioeconômico Intermunicipal – CODESEI, localizado na Tv. Mauriti, 2362 - Marco, com hora e dia a definir. Fonte: Ascom - Famep.

ALUNOS OCUPAM ESCOLA ESTADUAL EM GURUPÁ

Alunos ocuparam a Escola na manhã de ontem (14)
Um grupo de alunos da Escola Estadual Marcilio Dias, em Gurupá, no Marajó, ocuparam na manhã de ontem (14) as dependências da escola para poder cobrar da SEDUC - Secretaria Estadual de Educação, reforma e climatização da escola, e contratação de professores.
Hoje (15) os alunos serão recebidos em audiência pelo representante do Ministério Público no município..
Quadra da escola não oferece condições
Alunos, pais e professores sairão às ruas do município  para que os estudantes tenham todas as disciplinas,  sem risco de dependência no outro ano.

Com informações de Orlando Dias.



Pisos oferecem risco de acidente

A Escola está abadonada: dizem os alunos

terça-feira, 14 de junho de 2016

PSDB LANÇA DR. TOBIAS À PREFEITURA DE SOURE

Na última sexta-feira (10) a cidade de Soure, no Marajó, recebeu grande comitiva do PSDB para o lançamento da pré-candidatura do advogado Fernando Tobias Gonçalves pra concorrer o pleito majoritário na Pérola do Marajó.
Tobias recebeu apoio total dos parlamentares do partido, fazendo com que sua candidatura fique dia a dia mais fortalecida. O evento contou com a presença da Deputada Estadual Cilene Couto, do Deputado federal Nilson Pinto e do Senador Flexa Ribeiro, além do secretário da SEDAP, Hidelgardo Nunes.



MUANÁ RECEBE AÇÃO DE PREVENÇÃO CONTRA O ESCALPELAMENTO

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Diretoria de Políticas de Atenção Integral à Saúde e da Coordenação Estadual de Mobilização Social, encerrou no último domingo (12), em Muaná, na Ilha do Marajó, uma ação de enfrentamento ao escalpelamento. A atividade ocorreu durante quatro dias com uma equipe de técnicos da Sespa e da Capitania dos Portos, que fizeram a cobertura do eixo do motor, palestras, rodas, reuniões e visitas às comunidades ribeirinhas.
A “Ação Conscientização Pública e Prevenção ao Enfrentamento ao Acidente de Motor com Escalpelamento” teve como objetivo prevenir o escalpelamento no município do Marajó, no período do tradicional Festival do Camarão, que atrai muita gente à cidade. “A ação foi uma ótima oportunidade para fazer a cobertura do eixo. Com a intensificação das campanhas, muitas pessoas já estão dispostas a tomar o procedimento, melhorando a segurança da navegação”, disse a coordenadora estadual de Mobilização Social, Socorro Silva.

Continue lendo AQUI

segunda-feira, 13 de junho de 2016

PIRATAS PRESOS PELA PM NO MARAJÓ APÓS ASSALTO DO B/M OLIVEIRA NOBRE


O trabalho de inteligência da Policia Militar desvendou um bárbaro crime em tempo recorde, com o apoio das redes sociais e da comunidade.
Na madrugada do último sábado (11) o barco a motor Oliveira Nobre, de São Sebastião da Boa Vista, foi abordado por piratas quando voltava de Belém para o Marajó.
Policia entro rapidamente em ação.
A ação dos bandidos durou cerca de quatro horas, durante a madrugada. Eles fizeram o raspa nos pertences e dinheiro dos passageiros, na sua maioria, pescadores que voltavam de Belém após terem recebido o seguro defeso. Esta ação dos piratas resultou na morte do  proprietário da embarcação, M da embarcação, Moisés Pantoja,  com um tiro no peito, de forma covarde.

A embarcação foi toda revirada
Ao mesmo tempo, uma operação militar, dos homens do Batalhão Marajó, sob comando do Capitão Correa, ocorria na localidade conhecida como Ponta Negra, no município de Muaná.
Esta operação foi resultado de inúmeras denúncias da população, através de celular, sobre o forte comércio de drogas naquele local. Na incursão, os militares prenderam, logo ao amanhecer, dois elementos com drogas sendo comercializadas.
Eles foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Muaná e sua fotos foram postadas nas redes sociais. O que permitiu o reconhecimento deles, pelas vítimas do assalto ao barco de São Sebastião da Boa Vista.
Dinheiro e drogas foram apreendidos
Ao verem as fotos, os passageiros não tiveram dúvidas que eram integrantes da quadrilha de piratas. O reconhecimento foi comunicado de imediato e os elementos foram logo enquadrados. Esprece se que eles delatem os outros integrantes da quadrilha e o paradeiro do produto do roubo ao barco Oliveira Nobre.

Fonte e Fotos:
Dário Pedrosa

OUTRA EMBARCAÇÃO ASSALTADA NO SÁBADO

O Barco Dani Rodrigues, que faz linha entre o município de Portel, no Marajó, para a cidade de Macapá/AP, foi assaltado no início da noite do último sábado (11) por 3 bandidos que se passavam por passageiros.
O ataque aconteceu quando a embarcação saia da Baia do Vieira, entrando no rio Limão.
Os bandidos agiram com muita violência, recolhendo todos os pertences dos 90 passageiros que estavam na embarcação.
Na fuga os bandidos levaram dois tripulantes na lancha de apoio do barco,  e os libertaram logo em seguida.
A embarcação teve seu motor avariado pelos assaltantes e não conseguiu continuar a viagem até Portel. Os passageiros seguiram viagem em outra embarcação.

Atualizado em 14/06/2016 às 15:13hs

sábado, 11 de junho de 2016

PIRATAS ASSALTAM B/M OLIVEIRA NOBRE E ASSASSINAM O PROPRIETÁRIO

A embarcação assaltada por piratas
O barco Oliveira Nobre que faz a linha Belém /São Sebastião da Boa Vista , no Marajó, foi assaltado na madrugada desse sábado (11) às proximidades da Vila Ponta Negra, município de Muaná.
O ataque se deu com muita violência, causando o baleamento de um tripulante e o assassinato do proprietário da embarcação, senhor Moisés Pantoja.
É o segundo ataque de piratas a embarcações que fazem linha pra São Sebastião da Boa Vista nos últimos 30 dias.
Há pouco o barco chegou ao município marajoara. O clima é de consternação

Com informações de Paulo Gilmar Guimarães..

sexta-feira, 10 de junho de 2016

ELEIÇÕES EM PORTEL: PEDRO BARBOSA É BARRADO PELO TCU


Ex-prefeito de Portel está inelegível.
Tribunais deverão analisar se candidatos poderão concorrer nas eleições. Casos são de omissão ao prestar contas e danos ou desfalques ao erário. 

O Tribunal de Contas da União (TCU) disponibilizou nesta quinta-feira (9) à Justiça Eleitoral uma lista de 6.738 gestores públicos que tiveram contas consideradas irregulares em processos de fiscalização na aplicação de recursos públicos federais.
Com a lista, os tribunais eleitorais poderão rejeitar a candidatura daqueles que pretendem concorrer nas eleições municiais deste ano, conforme prevê a Lei da Ficha Limpa Os nomes se referem a julgamentos concluídos nos últimos 8 anos, período em que gestores com contas irregulares ficam inelegíveis, após análise do registro de candidatura pela Justiça Eleitoral. Com base na lista, o Ministério Público, os partidos e os próprios candidatos adversários poderão propor ações aos tribunais para derrubar as candidaturas desses gestores que tiveram as contas consideradas irregulares.
Segundo a Lei da Ficha Limpa, ficam inelegíveis por oito anos aqueles com contas rejeitadas por irregularidade insanável e que configure ato doloso de improbidade administrativa (mau uso de recursos públicos) e por decisão irrecorrível.

Fonte: TCU



leia mais AQUI

sexta-feira, 3 de junho de 2016

ORGULHO DE SER BOAVISTENSE

André Wilker Barreto teve artigo aceito em congresso na Espanha.
 
André Wilker Carvalho Barreto, marajoara da cidade de São Sebastião da Boa Vista, está cursando o 8° semestre de Ciências Contabeis pela Faculdade Metropolitana da Amazônica - FAMAZ. submeteu seu artigo juntamente com mais dois colegas,  Marilene Lima e Amanda Magalhães,  com orientação do professor mestre André Charone, no Congresso Iberoamericano de Contabilid de Gestión,  que aontece na cidade de Valência ( Espanha ).
 Lembrando que este é o primeiro artigo realizado pelo boavistense, e  que já foi aceito em congresso de níveis internacional.
Com o feito, André gostaria que isso sirva de incentivo para todos os marajoaras a seguirem  esse caminho.


GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...