terça-feira, 13 de abril de 2021

TCM: MUNICÍPIOS APROVAM O PROJETO DE FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO NO MARAJÓ

 

Prefeitos, secretários municipais de Educação e 32 coordenadores pedagógicos das áreas urbana e rural, sendo dois por município, dos 16 municípios do Marajó se manifestaram positivamente durante a reunião técnica com o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) sobre o Projeto Fortalecimento da Educação no Marajó, realizada de forma online, nesta segunda-feira (12), sob a coordenação do conselheiro da Corte de Contas, Cezar Colares. O projeto tem como objetivo melhorar os índices da Educação nos municípios da região marajoara. 

 O projeto é uma iniciativa do conselheiro Cezar Colares, que gerencia a 2ª Controladoria da Corte de Contas e através de redistribuição detém a jurisdição de todos os municípios da região do Marajó entre os anos de 2021 e 2024. Ele teve a ideia de, paralelamente à questão da análise das contas públicas, realizar um trabalho que pudesse melhorar os índices na área da Educação nos municípios do Marajó, tendo em vista que a região tem uma economia bastante deficiente, com enormes carências e o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Produto Interno Bruto (PIB) “per capita” do Brasil. 

 Ao iniciar a reunião, o conselheiro Cezar Colares ressaltou que o sucesso do projeto depende da parceria dos municípios do Marajó, bem como do apoio de instituições como a Universidade Federal do Pará, Tribunal de Contas da União, Instituto Rui Barbosa, Assembleia Legislativa do Pará e de órgãos do Governo do Estado. O conselheiro do TCMPA disse que através de um questionário digital, que será disponibilizado a partir do dia 19 de abril, serão coletadas informações sobre o sistema de ensino municipal marajoara, entre as quais, o índice de aprovação, reprovação e evasão escolar, as diretrizes pedagógicas, a qualificação dos professores, a merenda e o transporte escolar. 

 Colares comentou também que o TCMPA, como um todo, está apoiando o projeto, em especial a presidente, conselheira Mara Lúcia, e o vice-presidente, conselheiro Antonio José Guimarães, que não puderam participar da reunião devido a compromissos inadiáveis. Ele destacou ainda a colaboração da conselheira substituta Adriana Oliveira, uma “entusiasta da causa”.

Continue lendo....

Fonte: TCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTEL: O AQUAFEST DA DIVERSIDADE MUSICAL

Em sua 5° edição, o Aquafest foi, além de um festival esportivo, um evento marcado pela sua diversidade musical, pois na grade de program...