O MARAJÓ

De acordo com os dados recolhidos no censo 2010 feito pelo IBGE, a Região do Marajó (incluindo os municípios agregados que são Portel, Gurupá, Bagre e Melgaço) tem 487.161 habitantes divididos por todas as regiões da ilha, o que representa 6% da população paraense.

Acompanhe o ranking de população do Marajó 


Em 1 º Lugar disparado na liderança está o município de Breves, que lidera praticamente todos os outros rankings do Marajó, o que lhe dá o status de capital administrativa da região. A Cidade é a maior referência da Região tanto que possui grandes monumentos como o Estádio Municipal, o Campus da UFPA entre outros. Em Breves nasceu o jovem cantor sertanejo Israel Novaes

Com 52.166 habitantes, mais de 40 mil pessoas a menos que Breves. Portel é o 2º  município mais populoso do Arquipélago do Marajó, vale lembrar que a Cidade não faz parte do Marajó insular, sendo assim um município agregado à região,

O Município que já foi totalmente habitado por indígenas, tem belos pontos turísticos. Ocupando a  3ª colocação está A “Veneza Marajoara” apelido carinhoso que ganhou pelo fato de sofrer alagamentos de quatro em quatro anos, na cidade também ocorre O Festival do Camarão De Afuá, uma grande festa cultural da região. Neste município nasceu o senador pelo estado do Amapá João Capiberibe.

Ocupando a 4° colocação, Muaná é uma das cidades mais antigas da região e que possui o histórico título de Primeira Cidade paraense a aderir a Independência do Brasil, a Flor do Marajó como é conhecida, recebe cerca de 30 mil turistas no fim de maio e começo de junho, pois, é nessa época que a cidade também realiza um Festival do Camarão (assim como em Afuá), a maior e mais importante festa cultural da ilha do Marajó.

 Em 5º Lugar está Gurupá, cidade que é conhecida pela devoção e pelas festividades de São Benedito, o Município “possui o famoso Forte de Santo Antônio” . Gurupá também faz parte do grupo de municípios que são agregados ao Marajó.

6ª cidade mais populosa da Região. Curralinho é uma  cidade que possui inúmeras festividades entre elas o Fest Açaí. E também vários pontos turísticos comoa “Praia” bastante frequentada durante o veraneio.



 Ponta De Pedras é a 7° Colocada no ranking, é a cidade natal do Grande escritor Paraense de sucesso nacional Dalcídio Jurandir, um dos maiores nomes da história do Marajó e que homenageou a região em alguns de seus livros, A cidade cultiva homenagens ao seu cidadão mais ilustre, como a casa de Arte que leva o nome do Poeta.

Com 24.789 habitantes a cidade de Melgaço ocupa a 8° Colocação do ranking. A cidade tem como principais festividades o Festival De Verão e o Festival das quadrilhas que reúne equipes de todo Marajó. Melgaço possui inúmeras ilhas com praias de água doce.


Anajás é o 9° Município em população.  A cidade ganhou destaque na mídia quando em 2011 nasceram os bebês siameses no município, que acabaram por falecer.



 A cidade de Bagre é o 10º município marajoara em número de habitantes, a cidade que já pertenceu aos municípios de Oeiras Do Pará, Curralinho, Melgaço e Portel, também é agregada.

 Em 11° lugar, está à cidade com o melhor IDH da região, Soure é a maior referência do turismo no Marajó, por possuir lindas praias e campos a cidade recebe um grande número de turistas por ano, e também organiza um dos maiores círios de Nazaré da região, também é a única cidade do mundo onde a existe polícia montada a búfalo, Em Soure nasceu o famoso lutador de MMA Yuri Marajó.


Em 12° lugar está São Sebastião Da Boa Vista a “Veneza Do Marajó”, apelido dado pelo fato da cidade ser rodeada por rios, Município de 22.890 que tem como padroeiro o santo que dá nome a cidade, por isso organiza anualmente a Festividade de São Sebastião e também o Festival Do Açaí. A Cidade tem sido alvo de reportagens de grandes veículos de mídia regionais e nacionais.

Chaves o município onde 90% da população vivem na zona rural, é o 13° colocado na nossa lista, como se pode ver a sede do município é bem pequena,o fato de ser banhada pelo mar atrai muitos surfistas atraídos pelo famoso fenômeno da Pororoca.

 Em 14° lugar Cachoeira Do Arari, cidade rodeada por Rios e Campos, paisagens de tirar o fôlego, Cachoeira tem uma grande importância na cultura marajoara, pois possui o Museu Do Marajó, fundado pelo padre italiano naturalizado brasileiro Giovanni Gallo.


  Em Penúltimo lugar está a turística cidade de Salvaterra, Município que se emancipou a mais de 60 anos de Soure, Hoje briga com a cidade vizinha pela soberania do turismo no Marajó, e realmente concorre a altura. O município é a terra natal do hoje senador do PSDB Mário Couto.



O Município menos populoso do Marajó é Santa Cruz Do Arari com 8.163habitantes, esse pequeno crescimento populacional talvez se deva pelo grande isolamento da cidade para com os grandes centros. O município que era apenas uma fazenda é onde se situa o lindíssimo Lago Arari.

Como se pode perceber o Município de Breves lidera com uma grande diferença de mais de 40 mil habitantes para o segundo colocado que é Portel. Já na parte de baixo o que se percebeé que Santa Cruz Do Ararí permanece isolado na última colocação com mais de 12 mil habitantes a menos que Salvaterra que é o penúltimo colocado.


40 comentários:

  1. As cidades do Marajó são lindas e um povo receptivo. Tive a honra de conhecer a maiorias delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muito interessante ver esses jovens, que muitas vezes nem ligam pra onde vivem, fazer um trabalho tão importante e relevante assim, parabéns a Odmilson

      Roberto Nogueira

      Excluir
  2. nossa eu que imaginava que Soure ficaria entre os primeiros, acabei me enganando. Enquanto isso essa cidade medílcre de Portel está em segundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mediocre porque PALHAÇO? O que é que tú tem contra Portel? Tú ao menos conhece a cidade, seu animal preconceituoso? Aprende interpretar dados do IBGE e tú vai ver que esses dados dizem respeito ao número de habitantes, nada além disso. Portanto, porque querer tanto que soure ficasse entre os primeiros? O que vcs teriam de vantagem? Larga de ser burro e vem conhecer Portel. As riquesas naturais aqui também são lindas. Respeite o povo de Portel.Antes que eu me esqueça: IMBECIL.

      Excluir
    2. Conheço tanto Portel quanto Soure e ambas tem seus encantos e atrativos, assim como todas as nossas cidades. Gostei das duas.
      Não há porque, nós paraense, desmerecermos determinada cidade. Temos que nos unir em prol de nossas cidades. Se nós paraense não fazemos isso, quem faria isso ?
      Pensem nisso antes de criticar essa ou aquela cidade.

      Excluir
    3. Perfeito, ótima colocação, o povo paraense e marajoara tem mais é que se unir, pois já vivemos em desvantagem em comparação aos outros estados de maior estrutura e muito mais conhecido na mídia por suas belezas naturais e a cultura daquele determinado povo.
      Nós Marajoara temos que fazer nossa propaganda de quão rica é a cultura de nosso povo e nossas belezas naturais, para que assim as pessoas venham conhecer o que temos de melhor, e para começar o respeito e a gentileza uns com os outros é o melhor cartão postal de qual cidade no mundo.
      Vamos valorizar nosso Marajó, moro em outro estado hoje, mais sou brevense marajoara, e tenho muito orgulho disso e sempre falo do meu marajó por onde passo, a beleza e a simpatia desse povo paidegua. Por tanto, essa pesquisa é de grande valor, pois estudante do Brasil inteiro fazem pesquisa usando esta ferramenta, e deparar com comentários desvalorizando cidade A ou B não é nada agradável. Elogiem cidade A ou B e assim todos verão que cada cidade independente do numero de habitante tem suas riquezas incomparáveis a qualquer outro lugar no mundo.
      Um forte abraço a Todos. Obrigado Marajó.

      Excluir
  3. caraca Salvaterra fica entre os últimos

    ResponderExcluir
  4. Carla- Gurupá

    cara era disso mesmo que eu estava procurando como base para o meu trabalho escolar,

    ResponderExcluir
  5. opa eu não imaginava que minha cidade Chaves, tinha mais de vinte mil, eu jurava que tinha sei lá uns dez mil, nossa me surpreendi, e oarabéns ao Blog e ao Odimilson, pelo belo trabalho

    ResponderExcluir
  6. nossa que feio essa bandeira de Afuá, olha que coisa sem criatividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. companheiro voce devia se envergonhar, nunca ofenda um pavilhão municipal, pois representa a cidade de muitos companheiros brilhante que talvez não seja o seu caso.

      Excluir
  7. mais respeito com Portel rapaz,você ofende a cidade de medílcre e nem tem coragem de se revelar, seu covarde, fica exaltando essa sua cidade, mais nemhuma é melhor que a outra

    ResponderExcluir
  8. tantos fatos importantes ai, e essa pessoa daí de cima repara na bandeira da cidade.

    ResponderExcluir
  9. por isso que eu sou a favor da criação do território federal do marajó, pra acabar com essas desigualdades sociais.

    ResponderExcluir
  10. quem vê Breves do alto, v essa cidade bonita, aparentemente próspera, não imagina o drama que a cidadepassa com um sacripanta como prefeito, um homem que não tem pena do povo e só faz m...
    nem se quer faz o que lhe é de dever e deixa osproblemas crescerem de forma descontrolada
    tudo isso resulta num caos total

    ResponderExcluir
  11. O Município de Chaves tinha tudo pra ser o paraiso do Marajó mas infelismente entra governo e sai governo e é só desfalque a única coisa que fazem é só se beneficiar e quem paga o pato é o povo. O atual governo sr Benjamim Neto demitiu varios professores e cancelou o contrato com os catraieiros que transportavam os alunos,e agora como fica a educação?

    ResponderExcluir
  12. Luiz Farias (Gonzaga-Anajás)30 de novembro de 2012 às 23:58

    Anajás não é conhecida somente pelos siamezes é também pela malária,pelo dificil acesso por ser o centro da ilha e por ser muito aconhedora as pessoas que aqui vem visitar e resolvem ficar... Por ser o coração da ilha também um forte abraço deste visitante e agora cidadão deste munipio aos companheiros marajoaras...

    ResponderExcluir
  13. Breves, cresce muito a cada anio, as pesoas de outras cidades vão prá lá por que pensam que vão ter uma vida melhor. pensam!

    ResponderExcluir
  14. gostei do companheiro de portel, quando defende sua cidade, por que eu também defendo a minha, na minha frente ninguem fala mal dela, tem que ter respeito pelo lugar dos outros, se não gostou do lugar caia fora, mas não fale mal.

    ResponderExcluir
  15. ao companheiro de chaves, por sinal uma bonita cidade, realmente tinha tudo pra ser mais linda ainda, mas a culpa é de nós mesmo que continuamos votando nesses pilantras políticos, os que se vedem por qualquer mixaria, deviam se envergonhar dxe seus atos.

    ResponderExcluir
  16. E O PREFEITO ELY BATISTA, DE OEIRAS DO PARÁ, JÁ COMEÇOU FAZER SUAS MARACUTAIAS ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, tirando pessoas como vc que só queria roubar o povo maravilhoso de oeiras. O trabalho que o prefeito está fazendo nenhum prefeito anterior fez, há eu nem voltei nele, eu voltei no vadoca e agradeço a Deus por ely ter ganhado a eleição.

      Excluir
  17. precisamos nos unir, n ficar com essas conversas , q nem crianças!!! enquanto isso nossos marajoaras morrem, passam fome, sem educção, sem segurança, e os poderosos só riem da nossa cara!

    ResponderExcluir
  18. Não sou do Pará, eu sou do Amazonas, especificamente de Manaus. Mas sou tremendamente apaixonada por essa Ilha maravilhosa. É um encanto sem igual com muitas paisagens bonitas e sem falar das pessoas que são maravilhosas e receptivas. Salvaterra e Soure me encantaram. Preciso conhecer os outros municípios. E por favor, não se rebaixem aos comentários negativos ;)

    ResponderExcluir
  19. adorei todas as informações sobre as cidades marajoaras ,sou Salvaterense e só conheço 3.para municípios do Marajó.PARABENS

    ResponderExcluir
  20. Sou Brevense e tenho Orgulho! Cidade está sempre em processo de desenvolvimento... Não eh a toa que serve de referencias aos outros municípios.

    ResponderExcluir
  21. Em sendo advogado e aposentado sem familia, gostaria de fixar-me na ilha de Marajó para envelhecer e morrer com dignidade exercendo ativide de trabalho. Confesso também, ser formado em economia. Em havendo oportunidade para contato, respeitosamente transcrevo meu e-mail: tbf1993@hotmail.com e telefone: 21 97181-0593. Disponibilide total e muita saúde.Tiago Branco de Faria.

    ResponderExcluir
  22. Salvaterra é o menor município do arquipélago, e a segunda menor população, em contra partida é o municipio que mais cresce, e o segundo melhor IDH, é toda litorânia, possui campus da UEPA e ETEPA, possui o melhor hotel de toda a região a Pousada dos Guaras, a cidade tem 88% das ruas da sede asfaltadas, tem a melhor micareta de julho da região, o bloco ilha, em setembro as praias salobras puxando mais para a agua salgada de cor verde esmeralda são incriveis, isso é so'um pequeno resumo do que é a mais jovem e mais promissora cidade da região !!! quem a conhece sabe do que estou falando!! que diga "Carlos Drummond de Andrade"
    ..Salvaterra é um segredo, um presente fechado, porta jóias, senha maçônica. É preciso respeitar Salvaterra, é preciso amar Salvaterra. Ah! Você não calcula...
    Carlos Drummond de Andrade sobre Salvaterra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns companheiro de Salvaterra,sou Sourense e achei muito bonito como vc se refere ao seu município.Tenho uma admiração pela a Princesinha!.

      Excluir
    2. Obrigado amigo e irmão, pois afinal, não existe na ilha municípios irmãos como Salvaterra e soure! Por isso são tão parecidas, nosso DNA é praticamente o mesmo! "E viva litoral!"

      Excluir
    3. Não só os municípios de Soure e Salvaterra mais tambe breves e muito importante,e a maior

      Excluir
    4. Não só os municípios de Soure e Salvaterra mais tambe breves e muito importante,e a maior

      Excluir
    5. Por isso eu quero que cada cidade ocupe a sua posição e pare de descutir

      Excluir
  23. imagino que todos os municípios possuem particularidades em suas riquezas,e que o processo de desenvolvimento é natural a partir das necessidades da população. o grande problema é o modo com que se conduz a administração de uma cidade.

    ResponderExcluir
  24. Muitos comentarios mas nunum a respeito da famosa cidade de Santa Cruz do Arari, com um prefeito (HONESTO), TRABALHADFOR e RESPEITOSO, meus parabens aos municipes desta cidade ´promissora e tambem ao querido refeito Marcelo e sua equipe pelo belo trabalho que está sendo realizado.

    ResponderExcluir
  25. Nasci na cidade de Santa Cruz do Ararri(Pª) atualmente moro em São Paulo, recebo sempre noticias desta cidade aonde tem um prefeito(Marcelo) que trabalha com honestidade, parabens as municipes e ao prefeito.

    ResponderExcluir
  26. vc deveria tbm falar um pouco da FESTIVIDADE DE SÃO SEBASTIÃO DE CACHOEIRA DO ARARI...

    ResponderExcluir
  27. Queridos amigos e amigas. Espero que vcs possam me ajudar numa informação sobre uma cantora que era aí da Ilha de Marajó. Alguém sabe informar onde estará hoje uma cantora da Ilha de Marajó que, por volta dos seus 16 anos, foi entrevistada no JO SOARES no ano de 1998-1999...? Ela estava acompanhada de sua avó. Com sua maviosa voz, cantou uma canção que dizia de pássaros, de rouxinóis e homenageou o povo marajoara e paraense. Não me lembro do seu nome, gostaria de saber se ela seguiu carreira artística. Grande abraço a todos.(Gilberto) (gilberliberat@gmail.com)

    ResponderExcluir
  28. Anônimo13 de abril de 2015 18:59
    Venho apelar as autoridades policiais de Breves,que façam alguma coisa em relação aos assassinos do esportista alemão Albrecht Engelbach,condenados e foragidos da justiça,pois os mesmos permanecem morando bem próximo ao local crime no rio mututi,perto da baia do jacaré grande distrito de Curumu,que inclusive continuam praticando furtos e invasões na região,fazendo ameaças, e também são suspeitos de assassinar um ribeirinho vizinho dos mesmos.Todas as pessoas de bem que ali residem estão e merce destes matadores, sendo que eles estão bem perto de uma escola do município onde estudam crianças.Todos os moradores da região que vêm até Breves fazem o mesmo comentário com receio.

    Responder

    ResponderExcluir
  29. Anônimo24 de julho de 2016 09:53
    Agora chegou o cúmulo do absurdo, os assassinos foragidos do esportista alemão Albrecht Engelbach(Breves-Pará),estão fazendo transporte escolar de estudantes no rio mututi,como se nada tivesse acontecido.Que exemplo e esse para os alunos daquela região.Esperamos que agora com esse fato tão tenebroso as autoridades tirem de circulacão esses criminosos.

    ResponderExcluir

MELGAÇO: CONTAS DA PREFEITURA EM 2022 RECEBEM PARECER CONTRÁRIO À APROVAÇÃO

A prestação de contas de 2022 do prefeito do Município de Melgaço, José Delcicley Pacheco Viegas, recebeu do Pleno do Tribunal de Contas dos...