


Estiveram presentes na CAS o prefeito de Anajás, Edson da Silva Barros; o bispo do Marajó, Dom José Luiz Azcona Hermoso; a secretária de Saúde do Pará, Marisa Silvia Martins Camaru Leal; o chefe da Defensoria Pública da União no Estado do Pará, Anginaldo Oliveira Vieira; e o prefeito de Portel (PA) e presidente da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó, Pedro Rodrigues Barbosa. Também estiveram presentes os senadores Paulo Paim (PT-RS), Valdir Raupp (PMDB-RO), Eduardo Suplicy (PT-SP), Augusto Botelho (PT-RR), César Borges (PR-BA) e Marina Silva (PV-AC), dentre outros.
Ao iniciar seu pronunciamento, Danilo Forte esclareceu que a Funasa atua em áreas indígenas, o que não é o caso do Arquipélago de Marajó, onde não existem índios. Por outro lado, como a Fundação é responsável pelo saneamento básico em municípios com até 50 mil habitantes, ele informou que o projeto de drenagem para Anajás já foi aprovado pelo Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp) na última segunda-feira (5) e que já se encontra na fase de liberação de recursos. “A previsão é que a obra seja entregue no próximo ano”, informou.
A senadora Marina Silva (PV-AC) destacou a importância da discussão, pois, segundo ela, “a mobilização e a conscientização de todos é fundamental para debelar esta situação”. Marina Silva, que também já foi vítima da doença, se solidarizou com o problema e se comprometeu a ajudar não só sob o ponto de vista humano, como também com o seu trabalho como representante do povo brasileiro.
Após as discussões, os participantes foram unânimes em defender a atuação dos três entes federativos – União, Estado e Município – para a resolução do problema. Sugeriram várias alternativas, como o aumento de recursos destinados às ações de controle da malária, a participação da Casa Civil, o aumento do número dos mosquiteiros e a intensificação das ações do Ministério da Saúde. Foi sugerida também uma visita ao Marajó. O senador José Nery (PSOL-PA) propôs, ainda, uma reunião de Avaliação do grupo em 90 dias.
FONTE: www.funasa.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário