quarta-feira, 24 de junho de 2015

PORTEL: INCENTIVO À AGRICULTURA FAMILIAR

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, aponta que em Portel, no Marajó, houve crescimento na área plantada (em hectares) e rendimento por hectare. Em 2009, no município de Portel, que é um dos dez maiores municípios do Brasil, com mais de 25.385 Km² de área, plantava-se apenas 400ha de mandioca, e colhia-se apenas 11 toneladas por hectare. Em números atuais, Portel tem área de mandioca plantada que ultrapassa os 4.000 ha, e uma produtividade de 12 toneladas/ha ( IBGE/2015) Para o o titular da Secretaria de Desenvolvimento de Portel, Heron Macedo, esse crescimento é resultado do incentivo da Prefeitura de Portel, através da SEDE, que constantemente realiza cursos e oficinas no campo, voltados para melhoria da produção da agrícola do município. No caso da mandiocultura, o aumento na produção é resultado da difusão de técnicas de plantio com espaçamento adequado, adubação, armazenamento, beneficiamento e controle de pragas e doenças. Além é claro da grande parceria com EMBRAPA, que viabilizou a aquisição de novas variedades de mandioca, com maiores índices de produtividade, precocidade e resistência à doenças. "Nos últimos anos, por determinação e incentivo do prefeito Paulo Ferreira, estamos empenhados em dar orientação e otimizar o plantio e colheita da mandioca, um dos principais produtos da agricultura familiar portelense", conclui Heron Macedo.

Com informações da SEDE/IBGE

Fonte: Prefeitura Municipal de Portel

Um comentário:

  1. GETÚLIO BRABO PREFEITO DE SSBV, EM SEGUNDO MANDATO PELO PT, ESTA SEM PARTIDO.
    Desde que Laércio Pereira(ExPrefeito), tomou de assalto o diretório do PT, o atual prefeito iniciou a debandada do partido, nas ultimas eleições estaduais Getúlio já se rebelara e apoiou Janete.
    No ultimo dia 30/06 o prefeito,seus principais secretários entre eles os pretensos candidatos a prefeito em 2016, se desfiliaram do PT...
    Um marco histórico local, já que Getúlio foi um dos fundadores do PT na região e em SSBV, em suas andanças pelo interior e em reuniões com lideranças locais, Getúlio quer e vai esvaziar o partido..seria o fim da era PT em SSBV??

    ResponderExcluir