quinta-feira, 5 de novembro de 2015

ELEIÇÕES SSBV 2016: ENTREVISTA COM SALOMÃO DONATO

Salomão de Araújo Guimarães, o Salomão Donato, iniciou sua vida pública quando assumiu a Secretaria Municipal de Saúde de SSBV, em 2001. De lá para cá vem atuando fortemente na área da educação no município. Salomão é natural de Belém, mas com fortes laços em SSBV.  Em 2012, ainda no PSDB, concorreu à vice-prefeitura na inusitada coligação com o PMDB  denominada "Renovação e Trabalho". Hoje, após perder o partido no município, Salomão embarcou no Solidariedade (SDD),  partido do polêmico Deputado Wladimir Costa, e pretende colocar seu nome para avaliação de seus correligionários e concorrer na eleição 2016.

Abaixo entrevista  concedida ao blog:

BLOG - Chegou o momento de concorrer à prefeitura de SSBV? 
SD; Eu tenho conversado muito, e nestas conversas escuto mais do que falo, o momento é de crise, talvez a maior crise da história do Brasil, na verdade o momento é de serenidade e de muita responsabilidade, e toda candidatura tem que ser construída e isso que nós estamos fazendo.

BLOG - Sua saída do PSDB foi meio tumultuada. Conte-nos o que realmente aconteceu ?
SD; Não teve tumulto, a minha saída foi serena e tranquila, cada partido têm as suas peculiaridades, e o PSDB tem as suas, mas por não concordar com a decisão do Presidente da Executiva Estadual, fiz o meu papel alertando-o para o equivoco, em uma reunião que durou mais de duas horas. Eu sai do Partido com anuência do Senador Flexa Ribeiro e do Chefe da Casa Civil, José Megale, mas não sai do Governo e mantive meu espaço, inclusive ele até aumentou, pois estamos com um projeto pronto para apresentar na Secretaria de Esporte do Estado para ser implementado na Escola João XXIII. Aliás, o grupo que ficou com a legenda tenta de todas as maneiras tirar o diretor da Escola. O grande problema do PSDB é que as pessoas associam o governo ao partido, e na verdade não é, o Governo é uma união de Partidos e Lideranças, pois caso contrário o Governador Simão Jatene não conseguiria governar. 

BLOG- Em 2012 o senhor veio candidato como vice em uma chapa encabeçada pelo PMDB. Hoje, a conjuntura politica em SSBV aponta para 4 candidaturas. A polarização  pode facilitar as coisas para o PT e Getúlio Brabo?
SD; As candidaturas ainda não estão consolidadas, é claro que a divisão fortalece quem está no poder. Hoje quem lançar candidatura, com toda certeza não vai ter fôlego para a campanha, coisa de principiante ou de alguém que esta cego pelo poder. Acredito que teremos 3 candidaturas. 

BLOG- O ex-petista Getúlio Brabo apoiou abertamente a reeleição de Simão Jatene. Com o grupo do atual prefeito no PSD, e com Hilton Lima no PSDB e o senhor no SDD, o governador terá 3 palanques em 2016? 
SD; Para o Governador isso é muito bom, pois com certeza esses partidos terão a soma de mais de 50% dos votos da próxima eleição, porem isso não significa que ele terá esses mesmos palanques para 2018. Neste momento o Governador esta mais preocupado em manter o equilíbrio fiscal do Estado do que com questões políticas partidárias locais. Existe um monitoramento político feito pela Casa Civil, mas a palavra final vem das bases.

 BLOG - O senhor vem de uma família tradicional na politica boavistense. Tá na hora de um “Guimarães” voltar? 
SD: Minha família é tradicional em São Sebastião da Boa Vista, os Guimarães do meu lado paterno se destacaram no campo político, com o meu avô João de Souza Guimarães e o meu tio Juarez Távora Guimarães. Já do lado materno vieram os Donato Araujo, que com a chegada do meu bisavô Francisco Donato em 1907 vindo do Ceará, estabeleceu-se na ilha de Pau de Rosa como soldado da borracha, donde veio o meu avô Salomão Donato, que era afilhado do meu outro avô João de Souza Guimarães, mas isso é outra historia. É claro que isso tem um peso, mas acredito que tudo tem a sua hora. 

BLOG - Deixe uma mensagem pro povo boavistense. 
SD; Neste momento atual requer muita reflexão e principalmente pé no chão, pois estamos passando por tempos difíceis, propícios para aventureiros que com discurso vazio pretendem preencher esta lacuna deixada por uma crise sem precedentes, não só política e financeira, mas principalmente de confiança. Pode não parecer, mas estamos trabalhando para no momento certo apresentarmos a sociedade boavistense um projeto que atenda as suas necessidades e seus anseios para que juntos de uma maneira justa e transparente dentro da legalidade que o pleito futuro requer possamos sair vitoriosos e coloca-lo em prática na administração municipal.

NOTA DO BLOG
O editor do blog agradece a entrevista e deixa o espaço aberto para os contrapontos.

20 comentários:

  1. Gostei da Entrevista! Demonstra muita segurança e maturidade! É um dos possíveis nomes em qual eu votaria!!!

    ResponderExcluir
  2. FLAVIO QUE É O PROXIMO ENTREVISTADO?

    ResponderExcluir
  3. Salomão e Patrick liquidaram com educação média em boa vista, João XIII já foi uma escola de referência, hoje não passa de um balcão de negociações políticas, e de angariar dinheiro para auta promoção do diretor e cia. tudo importa menos a qualidade de ensino.funcionários são humilhados, alunos são obrigados a só tirar xexox na escola e quem trabalha na xerox é um funcionário do estado e o dinheiro não se sabe pra onde vai, o conselho não presta contas, muitos professores que outros professores contratam pra trabalhar, funcionários q não trabalham ou são colocados a disposição do município sem anuência da seduc, mas envolvidos em negociatas locais do diretor q também só recebe do município e não trabalha, enfim resultado Salomão e patrck e cia apoiaram Nicias Ribeiro para DEP federal e tiveram os míseros e vergolhosos 160 votos.então isso é liderança, ?? Por isso q axo q chegou a vez de eleger o professor Hilton Lima

    ResponderExcluir
  4. Muito bom gostei do discurso ,falou como o Brasil se encontra hoje ,nem usou falso discurso do vou fazer isso ou aquilo . meu candidato....

    ResponderExcluir
  5. Salomão está de Parabéns pela entrevista. Demonstra realmente muito conhecimentk e segurança em suas palavras. Tem meu total apoio.

    ResponderExcluir
  6. Salomão acha que é liderança? o que foi que ele fez em Boa Vista quando foi Secretário de Saúde? Quais seus principais feitos, além de puxar saco de políticos, para se dizer representante do Governo do Estado? o Governador sabe que ele é representante dele em Boa Vista? Gente o que é isso? não vejo esse cidadão como liderança política! e sim como um mero oportunista... estou aguardando a entrevista de candidatos e políticos de fato! não de amadores que enganam a si mesmo, criando em seu imaginário que é uma liderança e que lhe deixaram alguma herança política. Acorda rapaz!!! estamos vivendo outros tempos...um novo tempo....Vc acha que lembrar de Juarez e outros citados, realmente vai te promover a lider político capaz de disputar uma eleição??? assuma vc não tem condições nenhuma de disputar uma eleição para prefeito de nossa Cidade!

    ResponderExcluir
  7. Eu sou pai de alunos que estudam na Escola João XXIII, o meu mais velho foi fazer a prova do Enem em Belém, tive que pagar passagem, estadia, transporte e até o Cyber para fazer a inscrição, neste ano o meu segundo filho fez a inscrição do Enem na própria escola e fez a prova em Boa Vista, sem custo nem um pra nós. Isso é uma mudança, por que houve interesse, as outras pseudo lideranças estavão aonde? Esse pelo menos se preocupa com os nossos filhos. Eu falo isso por que eu sei quanto custa criar um filho.

    ResponderExcluir
  8. Sou aluno do curso de matemática pela UFPA, e eu fui ajudado indiretamente pelo seu Salomão, pois um dos critérios para este curso vim para São Sebastião, foi o alto número de inscrição do Enem, e nesse ponto não se pode discutir, por que antes não tinha Enem, as salas de aulas eram um verdadeiro forno e hoje são climatizadas. Dizer que o Seu Salomão não tem liderança, sinceramente este está fora da realidade, pois nos precisamos desenvolver o nosso município, e a chave para isso é a educação.

    ResponderExcluir
  9. Sou aluno da Escola João XXIII, e esse ano o seu Salomão pagou o curso de Redação e Matemática orientada para o Enem. eu também não vi nem uma "liderança" fazer isso por nós. Ao meu ver o seu Salomão vem de uma família tradicional com idéias novas antenado com a realidade e atendendo as nossas necessidades, pois nós precisamos mesmo é de uma educação com qualidade.

    ResponderExcluir
  10. Alunos e pai de alunos, identifiquem-se e mostrem que realmente o "seu" Salomão é liderança. Repito!!! Vcs dois são dois oportunistas...todo mundo sabe que foram vcs Salomão e Patrick que escreveram em nome de alunos e pai de alunos.......kkkkkkkk.....vcs são uma piada!!!! Não são liderança, se fossem!!! Não tinham perdido o PSDB para o Hilton Lima... ou acham que o PSDB perderia uma liderança se Salomão fosse realmente um grande líder? Vcs não tem prestígio e nem influência política, vcs estão sozinhos de mãos dadas e as urnas vão dizer isso em 2016...caiam na real e parem de enganar a si mesmos .

    ResponderExcluir
  11. Engraçado esse cidadão, ele deve estar satisfeito com a atual situação do nosso município, talvez ele deve ficar irritado com algumas mudanças, pois na visão dele não tem o Enem em São Sebastião da Boa Vista, calma amigo, eu recomendo que você leia Os Luziadas de Camões, lê faz bem, é uma arma de libertação, não tenha medo pois povo educado é povo liberto. E não é Salomão que esta escrevendo.

    ResponderExcluir
  12. Só pra não esquecer q ENEM é invenção do pt de Lula e Dilma,

    ResponderExcluir
  13. Sou caboclo, não gosto de ficção o meu negócio é realidade.

    ResponderExcluir
  14. Só faço é rir desse Salomão. É um pobre coitado. Liderança política? Oi? Kkkkkkkkk mente que eu gosto. Não lidera nem a casa dele. Colega, volte duas casas e venha pra realidade. Segura teu empreguinho em Belém que é a melhor coisa que tu faz. Tu é Patrick são tão desesperados pelo poder que ficam morrendo de medo de perder o JXIII. Ficam com as jogadas sujam que vocês sabem muito bem. Até que vc não é má pessoa, tem suas qualidades, mas quem te acaba é aquele arrogante, prepotente do Patrick. Ele pensa que pode tratar todo mundo como ele quer. Ninguém engole aquele ser. E você Salomão, baixa a bola, para com essa bobice que é representante do governo, e se une no mínimo ao Hilton, e vem de vice. Seja humilde. Sei que você tem bons planos para SSBV. Mas, infelizmente, não tem bagagem pra vencer uma eleição. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  15. Olha o anônimo das 02:02 tem um ódio mortal do patrick!!! cuidado diretor o senhor pode matar esse ser de infarto! kkkkkkkkkkkk!

    ResponderExcluir
  16. acho que o patrick ja mandou falta dessa pessoa!!! não é falando deles que vcs vão ganhar voto! o trabalho deles todo mundo vê, cadê o de vcs?

    ResponderExcluir
  17. SSBV precisa de um prefeito que governe junto com o povo, pra isso precisa pelo menos morar no município, coisa que o ex prefeito Laercio pereira e o atual Getúlio Brabo não fazem, e que muito menos o Salomao vai fazer, porque esse sim nunca morou em nosso município, e quando teve oportunidade de passar uma temporada por aqui como secretário de saúde nada fez, ele só usa as eleições do município para se promover nas costas de meia dúzia de pobres coitados que se deixam enganar por ele, queria ver ele botar o nome dele a prova para vereador, aí sim veríamos quantos votos realmente ele tem no município, porque até hoje vem segurando seu empreguinho com o voto dos outros.

    ResponderExcluir
  18. Essa histórinha do Salomão já tá manjada, sempre que se aproxima as eleições, lança seu nome pra prefeito pra pegar um vaco de vice.kkkkkkkkk. Essa não cola mais barão. Kkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  19. Os prefeitos laecio e Getúlio e outros não conseguiro manter o que o guarez deixou ta na hora do povo de boa vista ter um Guimarães de volta.

    ResponderExcluir
  20. Boa vista so tinha geito se o guarez voltace.

    ResponderExcluir

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...