quarta-feira, 24 de outubro de 2018

RIOS DO PARÁ SÃO ESTRADAS PARA 4 MILHÕES DE PASSAGEIROS

Navio Soure, da BANAV, que faz linha para o Camará; 
No ano passado, 3,99 milhões de passageiros se movimentaram pelas centenas de rios do Pará, que também abriram caminho para a passagem de 1,51 milhão de toneladas de cargas. Essa é a conclusão de um estudo divulgado nesta terça-feira (23) pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), e cujos dados são esmiuçados com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu.
 A segunda edição da pesquisa “Caracterização da Oferta e da Demanda do Transporte Fluvial de Passageiros e Cargas na Região Amazônica” traz o Pará em posição de destaque, com participação de 69,5% na movimentação de pessoas. O levantamento prevê que em 2026 o transporte nos rios paraenses vai arregimentar 10,5 milhões de passageiros, em consonância com o crescimento da produção de riquezas e da abertura de novas fronteiras econômicas que permitam e facilitem a circulação de pessoas e cargas.
 Atualmente, o trecho de maior movimentação de pessoas é o percurso de 85 quilômetros entre Belém e Camará, por onde circulam 604 mil passageiros por ano. O trecho entre Belém e Breves movimenta 241 mil, enquanto o circuito entre Icoaraci e Camará, de 70 quilômetros, movimenta 239 mil passageiros. Fora do eixo metropolitano, o trecho de 120 quilômetros entre Santarém e Óbidos, no Baixo Amazonas, faz circular 208 mil passageiros.

Quanto ao fluxo anual de cargas, o levantamento destaca que a linha entre Belém e Portel concentrou 231 mil toneladas, o correspondente a 15,3% de toda a movimentação de carga registrada em 2017. No Baixo Amazonas, a linha entre Santarém e Oriximiná movimenta 92 mil toneladas de cargas.
 O estudo identificou 247 embarcações operando em 129 terminais pesquisados. Essas embarcações possuíam idade média de 12 anos e tinham capacidade para 133 passageiros, comprimento de 26 metros, boca de seis metros e calado de aproximadamente um metro. O transporte aquaviário estadual de passageiros emprega quase 1.500 pessoas, entre tripulantes e funcionários de limpeza em suas embarcações. O Pará é o estado que apresentou o maior número absoluto de pessoas ocupadas na prestação desse serviço.

Fonte: Blog do Zé Dudu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTEL: O AQUAFEST DA DIVERSIDADE MUSICAL

Em sua 5° edição, o Aquafest foi, além de um festival esportivo, um evento marcado pela sua diversidade musical, pois na grade de program...