segunda-feira, 13 de abril de 2015

CELPA LANÇA PROJETO COM FOCO NA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

O Ecocelpa ajudará a população a dar um destino correto para os resíduos recicláveis, além de conceder descontos na conta de energia. 

 A Celpa realizou no último sábado (11), oficialmente o lançamento do seu projeto, o Ecocelpa, que tem a finalidade de fazer a troca de resíduos recicláveis por descontos na fatura de energia. A concessionária instalará no Largo do Santuário de Fátima, na avenida Duque de Caxias, um posto de coleta seletiva. O evento terá distribuição de brindes e fará brincadeiras didáticas para as crianças com foco na preservação ambiental e economia de energia. Os clientes da empresa poderão, também, fazer a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes.
No posto de troca haverá uma maquineta onde os resíduos serão pesados separadamente de acordo com a sua categoria. Daí será feita a contabilidade conforme o peso com a emissão de uma nota referente ao desconto, que já ficará cadastrado na unidade consumidora. O bônus pode ser acumulativo, se o valor dos resíduos ultrapassarem o total da conta de energia. Nesse caso, o cliente poderá obter o desconto na fatura subsequente.
 As empresas de médio e grande porte que fizerem a entrega de resíduos sólidos no posto poderão doar a seus colaboradores o desconto obtido. Porém este abatimento de valor não servirá para a conta de energia das empresas, que também podem realizar doações de descontos a instituições de caridade, hospitais e associações.
 Durante dois dias da semana (quarta e sábado), o posto funcionará de 8h às 17h. O cliente deverá levar o material e informar o número de sua unidade consumidora. Poderão ser feitas várias entregas de resíduos por um cliente no mesmo mês e o desconto virá no próximo ciclo da fatura. A conversão de valores será feita de acordo com a tabela de preços de resíduos praticados no mercado nacional.
Além do posto no bairro de Fátima, a Celpa também está com uma unidade coletora em frente a sua sede, na Rodovia Augusto Montenegro. Todos os produtos coletados serão recolhidos pela Plamax, empresa certificada do ramo de reciclagem e parceira do projeto, que fará a destinação adequada do material. A orientação dos técnicos é que os consumidores levem ao posto de coleta as embalagens vazias, limpas e secas.
 De acordo com a Gerente da área de Eficiência Energética da Celpa, Giorgiana Pinheiro, a proposta do Ecocelpa é muito positiva, com grande potencial de aceitação. “Mais do que conceder descontos na conta de energia, o nosso papel é de levar uma educação ambiental às comunidades e assim fomentar a conscientização de que devemos preservar o planeta”, avalia.
 Eficiência Energética – Desde 2013, a Celpa vem realizando ações de êxito no quesito sustentabilidade. O projeto Vida Legal e o Mutirão de Economia, que substitui geladeiras ineficientes por novas mais eficientes, chegou a trocar, em todo o Pará, 21 mil refrigeradores. O projeto também proporcionou a troca de mais de 170 mil lâmpadas incandescentes por fluorescentes, beneficiando mais de 100 mil. A ideia da concessionária é avançar cada vez mais com esses projetos e garantir sua contribuição para o bem-estar social. “O Mutirão da Economia já está consolidado, esperamos uma grande participação da população no Ecocelpa e temos a expectativa de firmar o projeto no estado e garantir que outras ações sustentáveis sejam criadas”, finaliza Giorgiana Pinheiro.

Veja os resíduos que podem ser trocados:
Plásticos: garrafas pet, embalagens de produtos de limpeza, de massas, potes de manteiga e margarina, baldes e bacias, entre outros similares
Metais: latas de alimentos, refrigerantes, cervejas, panelas, sucatas de ferro
Papel: jornais e revistas, papel comum, livros, papelão

Para saber mais click AQUI
Fonte: Assessoria de Imprensa da CELPÀ

Nenhum comentário:

Postar um comentário