domingo, 9 de setembro de 2012

MAMÓGRAFO LEVA PREVENÇÃO À SSBV EM NAVIO DA MARINHA

SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA (PA) - O acesso por terra a São Sebastião da Boa Vista só existe a partir do vilarejo de Cocal.
Mas a cidade de 22 mil habitantes na Ilha de Marajó não está isolada. É pelas águas caudalosas do Rio Pará que o mundo chega a São Sebastião, no nordeste do Estado que dá nome ao rio.
 Saindo da capital Belém, são seis horas de navegação, uma viagem cercada de mata amazônica e um calor acima dos 30°C. Encontros espaçados com barquinhos de pesca e casas isoladas completam a paisagem. O navio Auxiliar Pará da Marinha do Brasil leva a bordo uma tripulação de 80 marinheiros e 8 oficiais, além de médicos e dentistas. No terceiro convés, um mamógrafo GE Performa.
A experiência de ter um equipamento como esse em um navio é inédita, assim como o encontro da tecnologia com aquela população.
 A aposentada Dorcinea Correa Leal, de 82 anos, esperava sua vez sentada em uma cadeira de plástico ao lado da grande caixa de chumbo construída para isolar o mamógrafo. Mãe de 15 filhos, ela nunca havia passado pelo exame.. Além de São Sebastião, a missão realizada em julho esteve em outras seis comunidades ao longo de 14 dias. Foram 933 atendimentos médicos e 336 odontológicos - muitos dos quais extrações de dentes -, além de procedimentos de enfermagem e distribuição de remédios. No período, 37 mulheres fizeram mamografias, todas em São Sebastião da Boa Vista - e nenhuma apontou indícios de tumor. . Maria Rita Tavares, de 42 anos, foi com a família toda ao navio. Ela passou pela mamografia e o marido, Antonio Daniel, de 52, foi com o neto Mateus, de 10, ao dentista. Daniel teve de arrancar dois dentes - ele já havia perdido cinco. Mateus precisava extrair um, mas ficou com medo.
 Ao chegar em casa - uma construção de madeira sobre as águas em um dos braços de rio -, ele seguiu as orientações dos dentistas. Pegou a escova e foi cuidar dos dentes.
Agachou na água e começou a escová-los. Sem água encanada, o rio serve para tudo.

Leia matéria na íntegra AQUI

NOTA DO BLOG
Infelizmente mais uma vez a cidade de São Sebastião da Boa Vista é mostrada para todo o Brasil e para o mundo com uma cidade que padece com a falta de responsabilidade de seus gestores. Mais um vez o tema central é a saúde, que apesar de ter nestes últimos 8 anos recursos  aumentados, possui apenas 1 médico para 22 mil habitantes. 
ESSE "PROGRESSO" VAI CONTINUAR ?

5 comentários:

  1. se depender de mim nunca mais não pelo partido pt e sim pelo atual gestor que ate seus correligionarios faz sofrer.

    ResponderExcluir
  2. Se depender do meu voto e das minhas orações não vai continuar mesmo, pois somos seres humanos e nao animais.... Boa Vista precisa de gorvernantes comprometidos com a população e nao com meia dúzia de puxa saco.... Por isso voto no 15...

    ResponderExcluir
  3. Mamãe eu queria continuar mamando!

    Em 2013 não será mais necessário o uso de mamógrafo em SSDBV pois o PT não continuara mamando!

    MCB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade mestre chico barão, mas enquanto essa quadrilha continua mamando, o salário do servidor municipal vai atrasando, não só o salário como também o abono do pis e o abono dos professores, eu só gostaria de perguntar aos servidores, principalmente aos efetivos, se eles vão ficar calados vendo o seu dinheiro ser roubado na cara de pau, acionem o ministério público pessoal, o promotor está na cidade, não deixem que o direito de vocês, mais uma vez, seja tirado!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    2. Ué,
      Mas não é essa a melhor gestão que SSBV já teve?
      Não é essa gestão que paga seus funcionários em dia?
      Ué,
      Mas aqui mesmo nesse blog, já apareceram funcionários elogiando que recebem em dia, e não comem mais ovo com mortadela fiado da taberna...
      E agora funcionários(puxa sacos), o que vocês me dizem?
      Ainda vão votar nesse Getúlio?

      Excluir

PORTEL: PSD SE TORNA O PARTIDO MAIS FORTE DO MUNICÍPIO

Dep. Junior Ferrari e Ver. Charles Gonçalves: lideranças estadual e municipal do PSD Em grande realizado na tarde deste sábado (23), no Cent...