quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ÚLTIMO NO PIB PER CAPITA, CURRALINHO ENFRENTA FALTA DE INFRAESTRUTURA

A cidade de Curralinho, da ilha do Marajó, no Pará, foi apontada pelo IBGE como sendo o município brasileiro com o menor Produto Interno Bruto per capita do país em pesquisa divulgada nesta quarta-feira (12). Os números indicam que o município é o que, proporcionalmente, tem o menor valor de produção por habitante, R$ 2,2 mil por pessoa em 2010.
 "É importante ressaltar que o PIB não indica distribuição de renda, é um indicador de produção, significa gasto e consumo", explica Sérgio Castro Gomes, diretor de estatística do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp). O município, de quase 28 mil habitantes, é sustentado pela transferência de recursos oficiais, já que a administração municipal é responsável por 61% da produção de renda bruta na cidade. Além do emprego público, a população tem como principais atividades o extrativismo, a pesca, a criação de animais de pequeno porte e a agricultura, sendo o açaí e o palmito os produtos mais explorados.
 De acordo com os moradores de Curralinho, a cidade tem carência de oportunidades. Serviços e o acesso a direitos do cidadão, como saúde e lazer, são precários. A circulação de renda também fica prejudicada, pois o único banco da cidade não atende às necessidades da população e, além da instituição, existe apenas uma casa lotérica onde os moradores fazem grandes filas para pagar suas contas com a pequena remuneração que recebem no final de cada mês.

Continue lendo...

Um comentário:

  1. Ìsto é o reflexo da falta de responsabilidade dos gestores dos recursos públicos deste município. Pessoas inescrupulosas que enganam a os eleitores e depois transformam suas vidas em um verdadeiro martírio .

    ResponderExcluir

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...