Pela segunda vez o núcleo é instalado em Portel. |
“Com mais esse núcleo, já somamos 320 alunos contemplados pelo projeto em três Regiões de Integração”, ressaltou a titular da Seel, Renilce Nicodemos. Para ela, o esporte na região ganha mais um incentivo, já que a modalidade se desenvolverá e formará grandes atletas.
A execução do projeto em Portel é de responsabilidade da prefeitura. Os professores e monitores são do próprio município e participaram da capacitação realizada no período de 11 a 19 de novembro do ano passado, pela Seel. O projeto ensina, além da prática de canoagem, a discussão de temas socioambientais.
“Com o projeto, a modalidade chega de forma qualificada na cidade. Vamos poder oportunizar os nossos adolescentes, e o surgimento de atletas. Aqui eles já possuem o espaço natural para o treinamento, além da forte ligação com o rio. Já nas primeiras aulas percebi a desenvoltura deles dentro o caiaque. Agora é só ensinar a técnica”, afirmou o professor de educação física e coordenador do núcleo, Arisnei Dias.
O Pará Aquático é originário do antigo projeto Navegar, que foi realizado no Pará em anos anteriores em parceria com o Ministério do Esporte, e visa o desenvolvimento da canoagem de velocidade e na revelação de novos talentos. A Seel reformulou a metodologia para massificar a prática esportiva da modalidade náutica, considerando o meio ambiente favorável e a identidade cultural da população ribeirinha.
“Meu pai era pescador e me ensinou a remar em cascos de madeira. Quando falaram na escola sobre o projeto, eu fiquei interessada e fui logo me inscrever e ele me incentivou bastante. A primeira vez que entrei no caíaque foi muito emocionante. Tem sido uma ótima experiência, e agora eu quero aprender mais. Já consigo me equilibrar e o próximo passo é conseguir remar com velocidade”,disse Lidia Moraes, 15 anos, aluna já inscrita no projeto.
O próximo município a receber o projeto é Conceição do Araguaia, no sudeste paraense, que já recebeu a capacitação. A previsão é que seja implantado em mais quatro municípios neste primeiro semestre de 2018.
Fonte: AGPA
Hilton Lima paga os Conselheiros Tutelares. 2 meses de atraso.
ResponderExcluirhttps://www.facebook.com/photo.php?fbid=977971512359239&set=a.156312341191831.33994.100004391977914&type=3&theater