sexta-feira, 16 de março de 2018

BAGRE: FCP VAI REABRIR BIBLIOTECA NO MUNICÍPIO

A Biblioteca Pública Arthur Vianna, localizada no prédio do Centur com mais 140 anos, continua sendo referência quando o assunto é biblioteca.
Uma pesquisa feita em 2017, pelo Instituto de Políticas Inter-Relacionais, nos 144 municípios do Pará identificou que 32 bibliotecas haviam sido fechadas. Com intuito de mudar essa situação, a Diretoria de Leitura e Informação da Fundação Cultural do Pará (FCP) visitou e traçou um planejamento para reduzir esse déficit.
 De imediato, as visitas nos municípios serviram para ver se havia a possibilidade de reabertura imediata. Só neste mês, serão abertas três bibliotecas, nas cidades de São Caetano de Odivelas, Cachoeira do Piriá e Bagre.
 “Muitas das vezes as bibliotecas não são fechadas por falta de acervo ou estrutura, mas sim pela constante mudança de gestão que, às vezes, tratam a questão da biblioteca, como um gasto não prioritário, o que não é verdade”, explica a Secretária Executiva do Sistema Estadual de Bibliotecas do Pará, Marinilde Barbosa.
 O apoio da FCP é feito através de capacitação de novos profissionais e incentivo a programação cultural dos novos espaços. “Essa semana já tem uma equipe de técnicos, de segunda a sexta-feira, dando treinamento para preparar o local para reabertura”, conta a secretária.
 Segundo ela, mais importante do que apenas abrir o espaço, é dar vida a ele. “Quando está tudo pronto enviamos outros profissionais para movimentar a biblioteca e atrair o público”, pontua. Ela ainda dá o exemplo da Biblioteca Arthur Vianna, situada no Centur, que completa 147 anos este mês. “Temos um calendário muito atuante em programação. Tentamos mostrar que isso pode existir todos os meses, mesmo que não seja uma data temática como aniversário da cidade e afins”, conclui.
 Os municípios interessados em abrir novas bibliotecas precisam entrar em contato com a Diretoria de Leitura e Informação da FCP. O telefone para contato é: 3202-4302.

 Por Andreza Gomes- AGPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...