As obras de reconstrução e ampliação do Terminal Hidroviário do município de Muaná, no arquipélago do Marajó, estão em fase de finalização e já alcançam cerca de 90% dos serviços executados. Em breve, o espaço será entregue à população, beneficiando os mais de 40 mil moradores do município e garantindo mais conforto e segurança no embarque e desembarque de passageiros na cidade.
Com um investimento na ordem de R$2,5 milhões, as obras, coordenadas pela Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), garantem a troca de todo o piso interno do terminal, execução de reforço e reparo estrutural, reconstrução da estrutura de cobertura da passarela de acesso e do píer, além da melhoria dos banheiros masculino e feminino. O terminal também está sendo equipado com novas instalações elétricas, hidrossanitárias, pintura, sala de embarque, salas para órgãos oficiais, bebedouro, TV, cadeiras confortáveis, entre outros benefícios.
Atualmente, as equipes trabalham na finalização da execução do Conjunto Naval, que será composto por uma rampa metálica de 22 metros de comprimento e um flutuante de 15 metros. A obra naval também contempla um sistema de articulação para sustentação e movimentação da rampa, conforme mudança do nível do rio, proporcionando mais conforto e reduzindo o risco de acidentes. As obras são realizadas de acordo com as normas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), órgão que regulamenta portos de todo o Brasil.
De acordo com o presidente da CPH, engenheiro civil Márcio Tavares, os trabalhos no local estão bastante avançados. “O projeto de reconstrução do Terminal de Muaná garante elementos que irão fornecer segurança, qualidade e conforto durante a atividade de transbordo dos passageiros no município. Em breve, estaremos entregando mais este importante equipamento para a população paraense, em especial, do Marajó”, destacou o gestor.
MARAJÓ -
As obras de reconstrução e ampliação do Terminal Hidroviário do município de Muaná fazem parte de um pacote de investimentos realizados pelo Governo do Estado, por meio da CPH, na construção e reconstrução de terminais hidroviários em municípios da ilha do Marajó.
Somente no ano de 2022, foram entregues cinco novos terminais hidroviários, localizados nas cidades de Curralinho, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, Cachoeira do Arari e Portel, representando um investimento superior a R$12 milhões.
Outras 10 obras seguem em andamento e vão garantir novos terminais hidroviários nos municípios de Anajás, Afuá, Bagre, Breves, Chaves, Melgaço, Muaná, Oeiras do Pará, Salvaterra e Soure.
Fonte: Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário