sábado, 8 de setembro de 2012

NA "VENEZA DO MARAJÓ", FALTA MÉDICO E SOBRA AÇAI

Em São Sebastião da Boa Vista não há água tratada e no posto de saúde só há 1 médico para os 22 mil habitantes


 Aos 96 anos, Iracema Nahum distribui convites para um café a quem passa pela sua porta em São Sebastião da Boa Vista. A casa de madeira, comum na cidade, é convidativa. Quase sem móveis, apenas com redes para dormir, é fresca e um abrigo valioso contra o sol forte da rua.
 Iracema diz que viu muitas mudanças nas últimas décadas por ali. Estudou até a 2.ª série, mas seus 11 filhos foram mais longe e são professores, advogados e vereadores. "Minha mãe era pobre, meu pai pobre era. Mas trabalho não é desprezo", diz ela, que fez de tudo para viver.
 O filho Humberto, de 50 anos, colhe o açaí no quintal, também comum nas casas. "Aqui consigo quase 10 litros, é só para nós", diz ele, que instala antenas de TV da Sky.
Como em praticamente todo o Pará, o açaí é presença forte no cardápio.

 Dificuldades

 Mas nem tudo é açaí. Sem água tratada, é preciso fazer um longo processo de filtragem. O posto de saúde tem apenas 1 médico para os 22 mil habitantes da cidade e são poucas as opções de exames. "Temos consultório odontológico, mas a cadeira quebrou e está sem material", diz Elma Campos, uma das três enfermeiras. 
A pesca é importante, mas a pujança comercial se dá na feira de rua, que vende de tudo, de carne a galinha fresca, CDs e roupas. Nas ruas, a bicicleta tem perdido espaço para as motos e só há quatro carros.
Os barcos ainda são os campeões - o trânsito nas águas é intenso entre vilas e cidades.
 À noite, o agito é na praça. De um palco na rua, o som é o tecnobrega, típico dali - e a um volume absurdo. No tablado, a faixa lembra onde você está: São Sebastião da Boa Vista, a Veneza de Marajó.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,na-veneza-de-marajo-falta-medico-e-sobra-acai,918490,0.htm

NOTA DO BLOG
Excelente matéria de um veiculo nacional. Mais uma vez o Brasil e o mundo sabem como  vive o povo boavistense,  a mercê do descaso com a saúde pública e com o saneamento.
Povo humilde e hospitaleiro, porém, abandonado


20 comentários:

  1. Essa é a realidade do povo boavistense, mas eu me apaixonei por esse lugar. E decidi fazer o que eu puder para ajudar a mudar essa realidade.
    Chega de descaso com um povo tão amável.
    É hora da mudança, é 15!

    ResponderExcluir
  2. com certeza, chega de descaso vamos mudar a história de boa vista é 15 é rey

    ResponderExcluir
  3. A GLOBO QUE SE CIUDE! A REDE GLOBO DE TELEVISÃO TEM O PROGRAMA "CARA DE PAUS" QUE É VEICULADO AOS DOMINGOS. AQUI EM BOA VISTA TEMOS O PREFEITO CARA DE PAU.SABEM A ULTIMA DELE? POIS É CONTRATOU UMA EMPRESA EM RONDONIA PRA INSTALAR UMA ARQUIBANCADA BEM EM FRENTE O SATUÁRIO DE SÃO SEBAIÃO, NOSSO SANTO PADROEIRO,O PALCO FICOU DE COSTAS PARA A PRAÇA DA CIDADE,E AINDA TRANSFERIU O DESFILE PARA NOITE. SABEM PORQUE? A NÃO SABEM?. ENTÃO EU VOU LHES CONTAR. PARA ESCONDER COMO A NOSSA PRAÇA ESTÁ. MUITO CHEIA DE BURACOS E A MAIORIA DOS BANCOS QUEBRADOS E A NOITE A VISÃO É MENOR.ENQUANTO ISSO AS FUNÇÕES RELIGIOSAS FICARAM PRATICAMENTE PREJUDICADAS, DEVIDO O GRANDE BARULHO, NÃO FOI PADRE?.OUTRA COISA SABEM QUAL É O VALOR DA ARQUIBANCADA? APENAS $$$$ 40.000.00-COM ESSE DONHEIRO DONA IRACEMA, DÁ PARA PAGAR DOIS MÉDICOS.

    ResponderExcluir
  4. Mas sabem porque eles fazem esse tipo de contrato? por que tem a porcentagem deles por fora! são uns bandos de canalhas!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. eu gostaria de saber qual é a postura da igreja catolica com tudo isso, o padre apoia essa atitude que lider é esse? estamos encaminhando para a arquidiosese de ponta de pedras varias denuncias sobre isso pois estamos vendo serios absudos cometidos pelos nossos lideres relisiosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que o padre carlindo é ptista pq ele sempre está junto deles,e outra estamos com uma cituação de terreno da igreja onde a ataide andrade tem mais de 5 terrenos na mesma rua e ainda está tirando 2 metros dos inquilinos e o padre não fez nada até agora.só porque a ataide frequentadora acidua da igreja.e as pessoas que estão sendo prejudicada fica como,só com metade do terreno e a dona ataide andrade que está tão pobrinha com aquela manção e varias casa na cidade,na estrada em tudo quanto for lugar nessa boa vista.fora que o ademar está pegando material da prefeitura pra vender na casa dele onde era a associação olhando para o futuro (da ataide e do ademar).é muito cara de pau
      padre va fiscalizar esses terreno tem muito mais familia que precisa do que eles..

      Excluir
  6. fica aqui o meu repudio pois somos um povo hospitaleiro, humilde e muitos burros se continuarmos trocando nosso voto por migalhas.

    ResponderExcluir
  7. É realmente o descaso com o povo boavistense é um fato nessa administração. Mas agora gostaria de deixar uma interrogação: e o pagamento dos servidores sem atraso??? onde estão os repasses dos dias 30 e 10? Será q estão engordando em alguma poupança? E o PIS? Vamos prefeito seja responsável pague o que é de direito dos servidores...

    ResponderExcluir
  8. Quero ver quem vai aparecer aqui pra dizer que os pagamentos são feitos em dia...
    Cadê os puxa sacos virtuais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao precisa postar como anonimo,todos sabem quem tu és.ahahahaha

      Excluir
    2. se ele não precisa postar como anonimo pq vc se acha no direito de postar anonimamente

      Excluir
  9. era de se esperar de um governo que nada fez pelo seu povo, um povo que confiou nesse grupo, e que agora está sendo desprezado. é muito triste o que a população, principalmente a mais carente, tem passado nos últimos anos, hospital com médico de mentira, sem remédios básicos, sem aparelhamento adequado, a violência aumentando assustadoramente e a educação que é uma verdadeira piada. boa vista não merecia isso, a nossa cidade que orgulhosamente já foi conhecida como a veneza do marajó, hoje pode ser comparada à outra cidade italiana, pompéia, a cidade destruída por um vulcão enfurecido no início da era cristã. e o vulcão, que outrora destruíra a cidade italiana com uma velocidade inacreditável, é o mesmo que, na forma de descaso, destrói lentamente as esperanças de uma população amargurada pelo esquecimento. enquanto o prefeito dá o circo no dia 7 de setembro, no dia 8 o povo fica sem o pão. porque o pão demora tanto no forno? será que o padeiro esqueceu de tirá-lo na hora certa? ou será que ele ainda nem colocou a mão na massa?

    ResponderExcluir
  10. o pagamento deve sair no sabado que e 15 neles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahaha saiu hoje ahaha

      Excluir
    2. vai rindo seu idiota, mas dia 7 de outubro à partir das 17 horas a gente vai ver quem vai rir por último! e é bom que tu tenhas guardado bastante dinheiro durante esses anos de corrupção do governo pt, pois tu vai passar bastante tempo desempregado seu imbecil! e se tu sabe quem eu sou é só mencionar o meu nome, seu anencéfalo!

      Excluir
    3. Ahaha nao morde tua lingua.podes se envenenar,ahaha,quem me dera se eu dependesse de pt,psb,pmdb ahahae se eu morasse ai tambem,so voto ai.agora torce para o teu de sangue ganhar a eleicao,senao JA ERA,O TEU REINADO JA ERAAA,SE ACABOU DE UM JEITO,sorriso maroto

      Excluir
    4. caro anônimo, com uma redação dessas tu não conseguiria arrumar emprego nem no governo do sr. getúlio brabo, portanto continue morando bem longe daqui, pois será um desqualificado a menos pra envergonhar a nossa cidade!

      Excluir
    5. É cara?alem de tu criticares o pt,agora é professor tambem,entao muda o nome para MARAJO NOTICIAS,MAS SO PODERAM POSTAR QUEM ESCREVE NA LINGUAGEM CULTA,E NAO REGIONAL,TE MANCA SEU OTARIO SOU MAIS ESTUDADO QUE TU,TU NEM IMAGINAS QUEM SOU,EU ENTRO NESSE Blog so PARA VISUALIZAR NO MOMENTO CERTO DAREI O BOTE,EU JA SEI QUEM TU ES,MAS NAO TE ASSUSTE QUANDO SABER QUEM SOU,AI EU QUERO VER TU FALARES NA MINHA CARA QUE SOU PUXA SACO,QUE SOU OTARIO...VOU TE MOSTRAR QUEM É IGNORANTE COM O PESO DAS LEIS

      Excluir
    6. que medo, não vou nem dormir hoje.

      Excluir
  11. eu me pergunto, será que o prefeito e os puxa-sacos de primeiro e segundo escalão já não estão com o seu salário no bolso, e os servidores, que são aqueles que trabalham de verdade, estão com os bolsos vazios? vocês já notaram que esses puxa-sacos nunca reclamam de atraso no pagamento? tá na hora de acabar com isso, reage boa vista, dia 7 de outubro é 15 neles!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

PORTEL: PSD SE TORNA O PARTIDO MAIS FORTE DO MUNICÍPIO

Dep. Junior Ferrari e Ver. Charles Gonçalves: lideranças estadual e municipal do PSD Em grande realizado na tarde deste sábado (23), no Cent...