quinta-feira, 19 de novembro de 2020

BREVES: REDE DE ATENDIMENTOS PARA CASOS DE COVID DEVE SER REORGANIZADA

Ala pediátrica do hospital foi transformada em área para atendimento de pacientes com covid-19.
Foto: Promotoria de Justiça de Breves

O Ministério Público do Estado do Pará ajuizou nesta quarta (18) uma Ação Civil Pública para que a Prefeitura de Breves reordene os locais de atendimento de pacientes com e sem o novo coronavírus. A ACP foi expedida após a Promotoria receber denúncias de que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município estaria atendendo pacientes que estão infectados junto com pacientes comuns na mesma sala. 
 Na Ação, o MPPA requer o uso exclusivo da UPA para atendimento a pacientes com covid-19. O pedido deve ser atendido em 48h sob pena de multa diária. A Promotoria pede também a reativação do setor de Urgência/Emergência do Hospital Municipal Maria Santa Rocha Franco, para que lá sejam atendidos os casos de urgência/emergência de pacientes sem o novo coronavírus. A reativação deve ser feita imediatamente. 
 O documento foi assinado pela promotora de Justiça Patrícia Carvalho Medrado Assmann após uma visita à UPA para verificar a situação do local. Durante a visita, realizada ontem (17), foi constatado que pessoas com covid-19 estavam sendo alojados junto com os demais doentes. Isso acontecia devido ao aumento na quantidade de casos de infecção por coronavírus e baixa quantidade de leitos exclusivos para infecção por Sars-CoV-2 (vírus da covid-19). 
 A UPA de Breves possui apenas 6 leitos para esse tipo de infecção, mas atualmente há 10 pacientes internados por covid-19 no hospital. Desse total, 4 estão internados em ala destinada para pessoas sem coronavírus, o que coloca em risco a saúde dos não contaminados. 
 Na ACP, a promotora aponta a importância de ações rápidas para que não ocorra uma crise no sistema de saúde. “A epidemia do coronavírus e a necessidade de dar suporte médico aos pacientes contaminados exigem a tomada de medidas prévias e efetivas pelo poder público. Caso não isso não seja feito, o sistema municipal de atendimento entrará em um novo colapso”, afirma Patrícia Assmann.
Ela explica ainda que a mudança é passageira, devido ao aumento de casos de covid-19 que vem afetando o mundo todo. “Com a reativação do setor de emergência/Urgência do Hospital Municipal, a UPA poderá voltar a atender exclusivamente aos pacientes positivos para o COVID19, até que a situação se reestabeleça”, esclarece a promotora 

Fonte:MPPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...