quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

PROGRAMA TCU+CIDADES VAI AMPLIAR ACESSO DOS GESTORES A INFORMAÇÕES

 Para apoiar os gestores dos 5.570 municípios brasileiros, o Tribunal de Contas da União (TCU) vai lançar, no dia 4 de março, às 10h, o Programa de Apoio à Gestão Municipal Responsável, o TCU+Cidades. O objetivo é contribuir com esses gestores no acesso a informações qualificadas sobre gestão fiscal, transferências, execução de políticas públicas e prestação de contas. 

 “Queremos apoiar o gestor que deseja acertar e se encontra, muitas vezes, desaparelhado da estrutura necessária para tanto”, afirma a presidente do TCU, Ana Arraes. O objetivo do programa, segundo ela, é a maior aproximação com a realidade enfrentada pelos municípios na gestão da coisa pública, facilitando o acesso aos entendimentos e às publicações do TCU.

 DIRETRIZES DO TCU+CIDADES 

Estimular a entrega de serviços públicos de qualidade. 

Contribuir com a melhoria da gestão municipal. 

Incentivar a qualificação de atores públicos municipais. 

O principal público-alvo do TCU+Cidades são os prefeitos, gestores e servidores municipais. O programa se alinha a uma das prioridades da nova gestão do Tribunal: aperfeiçoar o diálogo orientador com os municípios, como forma de atuar na prevenção das falhas que possam prejudicar o melhor uso dos recursos. 

 Para isso, a ideia é melhorar o acesso, de forma substancial, por meio do aprimoramento da busca informatizada, da consolidação das informações constantes das bases de dados de interesse e da ampliação da oferta de cursos e diálogos. Uma das frentes de ação do programa será a formação de parcerias com outros órgãos e entidades para viabilizar os objetivos.

O evento de lançamento é aberto ao público. As inscrições podem ser feitas aqui e o evento será transmitido por este link.

Fonte: TCU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MELGAÇO: TCM EMITE MEDIDA CAUTELAR CONTRA PREFEITURA

  O conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), Cezar Colares, aplicou medida cautelar contra a Prefeitura de Melgaço,...