sábado, 19 de fevereiro de 2011

FACETE: A CASA TÁ CAINDO !!!

MPF pediu à Justiça suspensão imediata dos cursos e da propaganda enganosa

O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça que a Faculdade de Educação Tecnológica do Pará (Facete) seja obrigada a interromper imediatamente a divulgação de anúncios sobre os cursos de graduação e pós-graduação que oferece e a suspender as atividades acadêmicas. A Facete, de acordo com o MPF, não está autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) a promover os cursos e sequer está credenciada como instituição de ensino superior.

A ação foi encaminhada à Justiça Federal em Belém nesta quinta-feira, 10 de fevereiro. O procurador da República Alan Rogério Mansur Silva também solicitou determinação judicial para que a Facete só possa reabrir matrículas depois que tiver cumprido todo o processo de regularização obrigatório.

Além dessas medidas urgentes, Mansur Silva pede à Justiça que, ao final do processo, a Facete seja condenada ao pagamento de danos materiais e morais individuais e coletivos causados aos alunos e a toda a sociedade.

Além do pagamento aos prejuízos que cada aluno teve individualmente, o MPF requer o pagamento de R$ 200 mil pelos danos morais.

De acordo com material de propaganda ao qual o MPF teve acesso durante a investigação do caso, a Facete, que fica na passagem Jarbas Passarinho, em Ananindeua, oferece graduação em matemática, pedagogia, história, ciências sociais, geografia, filosofia, letras, ciências da religião, física e teologia e pós-graduação em psicopedagogia, educação inclusiva, gestão e supervisão escolar e ensino religioso.

“Entretanto, na resposta enviada a este Ministério Público, o Ministério da Educação afirma de forma clara e inequívoca que a Facete não está credenciada junto àquele ministério como instituição de ensino superior”, denuncia Mansur Silva. “Tal afirmação demonstra a completa violação, pela faculdade requerida, dos preceitos constitucionais e legais que regem o ensino superior em nosso país”, critica o procurador da República.

Como não possui sequer credenciamento junto ao MEC, a Facete jamais poderia oferecer cursos de nível superior, seja para licenciatura, bacharelado, ou pós-graduação lato sensu ou strictu sensu, ou ainda direta ou indiretamente por meio de convênios com outras instituições de ensino, registra o texto do MPF.

Fonte: www.prpa.mpf.gov.br/news/2011/no-para-empresa-oferece-cursos-de-graduacao-e-pos-graduacao-sem-autorizacao-do-mec

NOTA DO BLOG
Há dias atrás, postamos aqui sobre a situação desta instituição no Marajó. A FACETE atua em 12 municipios marajoaras, com cursos de graduação e técnicos (enfermagem e segurança do trabalho). Vários questionamentos estão sendo feitos pelos alunos desta instituição.
O que se sabe até o momento, é que a FACETE trabalha de forma irregular nestes municípios marajoaras. Os problemas vão de carga horária insuficiente, à não garantia de estágio em hospitais de médio porte (para os técnicos de enfermagem)
O blog, na segunda (21), encaminhará ao MPF, dados preliminares sobre as irregularidades desta instituição.

25 comentários:

  1. O nosso povo é tão hospitaleiro e gentil (pra não dizer outra coisa) que acaba acreditando em tudo que ouve, aceitando e caindo em algumas armadilhas da vida, principalmente quando há interesse de "espertalhões". Povo carente de novos horizontes, em que só se tem o 2º grau (e mal, diga-se de passagem)querendo se qualificar para um novo mundo, em que se é exigido mais qualificação (teórica) do que a prática, em que a troca de favores também imperam, é isso que dá! Profissionais com Phd que precisam ser auxiliados por meros auxiliares de 2º Grau! Porque o poder público de tals municípios, antes de se deixar instalar uma "faculdade" ou outro tipo de instituição, não procura saber exatamente do que se trata, antes de oferecer apoio e até mesmo se deixar usar dos prédios públicos? Esse não é o primeiro nem será o último caso que já ouvi falar, quantas vezes já se passaram em minha cidade, Boa Vista, pessoas oferecendo mundo e fundos com uma facilidade enorme (prinicipalmente quando se teata de empréstimos e benefícios), e depois acabam sumindo, levando dinheiro e lesando tal povo. Será que ainda não se aprendeu? Vamos ficar de antenas ligadas!!!

    ResponderExcluir
  2. A denuncia contra a Facete nao tem relaçao alguma com o curso de Tecnico em Enfermagem. Quem fiscaliza esses cursos tecnicos chama-se COREN - CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM. Nao ha denuncia sobre esses cursos.

    ResponderExcluir
  3. A materia diz que o MNISTERIO PUBLICO PEDIU... ou seja... nao ha decisao judicial contraria a Facete... ha apenas uma denuncia e o ministerio publico esta "pedindo"... agora a justiça vai ouvir a Facete. so depois sera dada a sentença... A UVA ja passou pela mesma situaçao e superou todas as vezes... Sensacionalismo de blogs irresponsaveis atrapalham quando nao informam direito: A FACETE ESTA SENDO OUVIDA E NAO FOI CONDENADA!

    ResponderExcluir
  4. Passaram na minha cidade dizendo que “a Facete tem 8 anos no mercado. Por meio dessa empresa muitas pessoas já foram certificadas. A Facete nunca fez propaganda de que era autorizada pelo MEC”.
    Sei que a Fibra e Faci estão passando pela mesma situação. A Uva já passou e superou. Abriu jurisprudência e a Facete também vai superar.
    Os parceiros da Facete não estão denunciando-a. Quem tem interesse nisso são os concorrentes que viram a Facete com excelentes professores crescer em todo o Pará. Isso causa ciúmes. Sou aluna e vou apostar que tudo vai dar certo pra seguir minha vida com sucesso.
    É sempre assim. Atiram pedras em árvore que tá dando frutos.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu sou aluno da faculdade e digo que conoro com om diser que existem alunos dentro da FACETE que esta fazendo curso por que não tem o que fazer na vida e vive falando besteira pelos corredosres do JOÃO XXIII isso é coisa de academico?
    eu sou academico e digo
    estou torcendo pra que tudo se resolva e eu quero levar o meu certificado pra casa e não aindenização porque o dinheiro acaba mas o conhecimento permanece pra toda vida
    então EU SERIA UM BURRO IMBECIL SE EU DISSESE QUE MEU CURSO FOI EM VÃO
    HOJE EU PONHO EM PRÁTICA AS METODOLOGIAS QUE APRENDI COM OS PROFESSORES DA FACETE
    E DIGO QUE SE REALMENTE ESTÁ IRREGULAR É POR POUCA COISA, POR QUESTÕS JURIDICAS MESMOS, PORQUE A FACULDADE É MUITO COMPETENTE
    É MUIO EXIGENTE SIM
    POREM A FEDERAL NA MINHA CIDADE DEIXA MUITO SOLTO E OS ALUNOS NÃO APRENDEM NADA S´FAZEM TRABALHO
    E AI
    AGORA PERGUNTO VC NÃO GOSTA DE EXIGENCIA?
    ENTÃO FIQUE NA SUA CASA CUIDANDO DOS PORCOS PORQUE ELES SÃO BAGUNÇADOS E UNCA RECLAMAM
    INFELIZMENTE VEIO ACONTECER ESSA SITUAÇÃO MAS DIGO QUE SE A FACETE SE REGULARIZAR PODE TER CERTEZA QUE NEM A FEDERAL QUE COMO TODO MUNDO SABE HOJE QUE NÃO TA LA ESSAS COCACOLAS OS ALUNOS FUMAM MACONHA DENTRO DE SALA DE AULA E FAZEM SEXO, PELO MENOS RESPEITO A FACETE SABE IMPLANTA, E SABE TRABALHAR A FORMAÇÃO HUMANA, DIZ AI PROFESSOAR ALESSANDRO(piscicologo)AGORA SE ESSE TEMPO TODO DE CURSO VOCE VEM DIZER QUE GASTOU DINHEIRO EM VÃO
    NO MINIMO VOCE PRECISA IR MORAR NUMA CAVERNA SÓ POR QUE É MUITO SER BURRO BURRO CARA
    POR QUE NUMA CAVERNA?
    POR QUE LA NINGUEM VAI ENTENDER SUA OPINIÃO E LA TAMBEM NÃO TEM CIVILIZAÇÃO
    THAU!!! SOU FACETIANO!! DE CORAÇÃO ESSA É A MINHA FACULDADE!!

    ResponderExcluir
  7. FACETE:

    AI TO DE ACORDO COM O COMENTÁRIO A CIMA.
    NÃO PODEMOS DEIXAR QUE A AMBIÇÃO FLORESÇA SOBRE NOSSOS PENSAMENTOS.
    SE A FACETE NÃO É REGULAR, ENTÃO QUE SE EXPLIQUE COM O MPF, E DEI ANÓS ALUNOS O QUE NOS COUBER, MAS DIZER QUE O CURSO FOI EM VÃO ISSO É UMA BURRICE DE QUEM FALOU, AFINAL SE ELA FOR MESMO CONDENADA TERÁ QUE PAGAR PELO ERRO SIM MAS EU NÃO POSSO DIZER QUE PERDI MEU TEMPO POR QUE SABEMOS MUITO BEM QUE OBTIVEMOS BASTANTE CONHECIMENTO COM OS CURSOS
    MAS CADA UM É LIVRE PRA FALAR O QUE QUISER(BESTEIRA.
    AGORA ESSA PESSOA QUE FEZ O COMENTÁRIO DIZENO QUE GASTOU DINHEIRO EM VÃO SE SENTIRÁ FELIZ COM UMA INDENIZAÇÃO GORDA, POIS É ISSO QUE ELE ALMEJA É DINHEIRO BURRO DO JEITO QUE É NÃO VAI CONSEGUIR COMPRAR NEM SUAS CUECAS, POIS O DINHEIRO NÃO VAI DAR.
    É ASSIM QUE ACONTECE COM PESSOAS DESCOMPROMETIDAS, QUE SÓ QUEREM SE DAR BEM
    FALA AI LUCIA PEREIRA, MIEL, E NOÉ
    SE VOCES RECEBEREM A INDENIZAÇÃO IRÃO FICAR RICO?
    AI O NOÉ VAI ACABAR PERDENDO A MULHER DESSA VE E O MIEL COM ALUCIA QUE O DIGA POIS SÓ FALAM MERDA(com permissão da palavra)

    Agora fala ai FLAVIO. entre os pros e os contras
    só existe negativo nessa situação em que nos encontramos ou tem alguma coisa de positivo?

    ResponderExcluir
  8. Caro Anônimo (a) 13:36
    Extraindo pedaços de cada comentário deixado neste posts, dá pra dissertar melhor ! Acho que existe sim um ganho real nisso tudo, o conhecimento adquirido nas aulas, isso nunguém vai lhe tirar..mas, precisa-se enteder que, pra se utilizar esse conhecimento no mercado de trabalho, precisa ser certificado...e isso a instituição não pode cumprir com o prometido/apalavrado ...Eu acredito que a FACETE, mesmo depois da exposição negativa, vá se enquadrar e continuar ministrando seus cursos... Vamos torcer, né?
    Um abraço e volte sempre

    ResponderExcluir
  9. Ei! Você que fez esse comentário,sim, que é burro,e além de burro é conformado.
    Como disse Flávio,em poucas palavras vc pode ser até um doutor em conhecimentos mas,se vc não tiver um diploma em mãos para provar jamais vai arranjar emprego...e vai morrer de fome.kkkkkkk!Abre teu olho.Mas se não quiser continua dando teu dinheiro e viverás de conhecimento.Enquanto quem é concursado está esperando na fila para ser chamado...Te cuida e para de falar da vida dos outros,deve ser esse o conhecimento que vc adquiriu na facete.

    ResponderExcluir
  10. com certeza não foi!
    esse conhecimento de fazer fofoca eu aprendi na mesma escola que vc aprendeu.
    ta vendo como é ruim quando falam de vc?
    pelo comentario percebesse o descomprometimento da sua parte com a educação
    não é meu caro amigo
    vc sabe que hoje podemos sim arranjar emprego
    se eu for da panelinha do governo
    porem no seu caso nem certiicado vai dar jeito
    por que voce é um perdedor e no mundo profissional esse tipo de fucionario não são necessário
    talvez em um jornal de fofoca voce tenha emprego
    infelizmente o prefeito ainda não descobiu que vc vive na internete pois se ele descobrir vai te fazer trabalhar ou te colocar pra rua
    tenha uma boa noite!!
    ha! PARECE QUE O DONO DA FACETE VAI ESTÁ AI NA SUA CIDADE ve se vc diz na reunião PRA ELE vamos ver se vc tem coragem
    QUERIA PODER participar da reunião só pra ver se vc se manifesta.
    BOA NOITE E PASSAR BEM

    ResponderExcluir
  11. FACETE SE ESCLARECE COM OS ALUNOS DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA APRESENTANDO O CONVENIO DE PARCERIA COM AS DUAS INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS E AUTORIZADA A CHANCELAR OS CERTIFICADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO.
    FALOU QUE QUEM FEZ A DENUNCIA FOI OUTRA FACULDADE E NÃO ALUNOS, POIS ELES ESTÃO A 8 ANOS NO MERCADO, JA FRMARAM QUESE 2 MIL ALUNOS.
    SEGUNDO ALUNOS, O CONVENIO TERÁ DURABILIDADE DE 10 ANOS COMEÇANDO POR TANTO EM 2004 E TERMINANDO EM 2014, E MAIS
    SEGUNDO O INFORMANTE A FACUDADE SUSPENDEU POR TEMPO INDETERMINADO AS ATIVIDADES ATÉ RESOLVER O PROCESSO QUE FOI LEVANTADO CONTRA A MESMA
    ,ALUNOS DA INSTITUIÇÃO TIVERAM ACESSO AOS DOCUMENTOS, QUE COMPROVAM A PARCERIA DA FACETE COM A( INTA E A IEDUCARE)FACULDADES RESPONSÁVEIS EM EXPEDIR OS CERTIFICADOS.
    O DIRETOR NO SEU DISCURSO, DISSE ´"até se fosse no outro mês a conclusão das atividades academicas os alunos iriam receber os seus certificados", e deixou claro que a FACETE É UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL QUE TRABALHA SEMPRE EM PARCERIAS COM OUTRAS INSTITUIÇÕES, E QUE HA UM ANO ATRÁZ DERAM ENTRADA NO PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DOS CURSOS, POREM SÓ SERÁ AUTORIZADA PELO MEC APÓS A SUPERVISÃO DO PRÉDIO, EM ABAETETUBA, QUE ACONTECERÁ SÓ NO MES DE ABRIL
    EM QUANTO ISSO AS AULAS ESTARÃO SUPENSA
    POR TANTO EU ACREDITO QUE QUEM ESPERA SEMPRE ALCANÇA E COLOCO NAS MINHAS ORAÇOES QUE SE RESOLVA LOGO POIS ESSES ALUNOS PRECISAM TERMINAR SEUS CURSOS.

    AMIGO FLAVIO GOSTARIA QUE VC COMENTASSE SOBRE TAL ASSUNTO OK!!

    ResponderExcluir
  12. EU COMO ALUNA DA FACETE (PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA)GOSTARIA, ALIÁS, QUERO QUE AS PESSOAS QUE ESTÃO FALANDO MAL DA FACETE, PROCURASSEM SE INFORMAR, PRIMEIRAMENTE,SOBRE O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A MESMA, PARA DEPOIS SAIR POSTANDO MENSAGENS FALSAS NA INTERNET, SEM SABER DIREITO O QUE ESTÁ ACONTECENDO DE VERDADE. OUTRO SIM, A FACETE JÁ ESTÁ NO MERCADO HÁ OITO ANOS, POR QUE SÓ AGORA OUTRAS FACULDADES VIRAM ESSE PROBLEMA? SERÁ QUE É SÓ POR QUE A FACETE EM PARCERIA COM OUTRAS FACULDADES JÁ FORMARAM E ESTÃO FORMANDO MILHARES DE PESSOAS, TANTO EM GRADUAÇÃO QUANTO EM PÓS-GRADUAÇÃO? SABEM O QUE É ISSO?
    É DESPEITO, INVEJA, CIÚMES. AO INVÉS, DE FICAREM FALANDO MAL DA FACETE, ESSAS FACULDADES DEVERIAM ERA CUIDAR DE ARRUMAR ALUNOS PARA NÃO FECHAREM AS PORTAS, ISSO SIM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. gostaria de também fazer parte dessa família facete mas confesso q fiquei meio confusa depois de pesquisar e ver que está´com problemas na justiça!! mas não vou desanimar vou fazer e comfiar que tudo vai dar certo!!!!

    ResponderExcluir
  14. FIZ ,O VESTIBULAR 2011 E AINDA NÃO VI NENHUMA LISTA DE APROVADOS ,SERÁ QUE ELES VÃO DIVULGAR O RESULTADO ? QUANDO?

    ResponderExcluir
  15. GENTE! PARA PODERMOS ENTENDER TODA ESSA SITUAÇÃO PRECISAMOS IRMOS PARA O CONCRETO DE TUDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO PRECISAMOS OBSERVAR O ANDAMENTO DESSE PROCESSO E NÃO OFENDER OU DEFENDER, SE COLOCAM COMO PESSOAS MADURAS PARA ENTENDER. AGORA VÃO NO SATI DO MPF E ACOMPANHAM O PROCESSO E ESTÁ INFORMANDO TUDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A FACETE AI VOCÊS VÃO PODER TIRAR CONCLUSÕES MELHOR.

    ResponderExcluir
  16. oi sou uma aluna recente da facete gostaria tambem de uma explicacao tambem

    ResponderExcluir
  17. ei gente já foram no portal do mec, tem uma resposta quentinha e cruel para os faceteanos é só ligar para o tele do MEC 0800616161 e de graça, ai quero ver se ainda vão ser faceteano!

    ResponderExcluir
  18. DIA 5 DE ABRIL IREMOS COMEMORAR O ANIVERSÁRO DO NOSSO MUNICIPIO(SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA)
    E O TEMA ABORADO É SOBRE O MEIO AMBIENTE
    GALERA VAMOS AS RUAS SENCIBILISAR ESSE PARA NÃO POLUIR A NATUREZA!
    SE CONTINUARMOS FAZENDO ESSA ATROCIDADE IREMOS SOFRER SÉRIAS CONCEQENIAS.
    OS RIOS IRÃO SECAR, E OS PEIXES IRÃO MORRER, E CONCEQUENTEMENTE NOS TAMBEM E A TERRA, A TERRA VAI EXPLODIR.
    POR FAVOR EU IMPLORO CUIDEM DO MEIO AMBIENTE O NOSSO FUTURO DEPENDE DESSA AÇÃO.

    ResponderExcluir
  19. Eu sinto muito por todos nos alunos que fomos enganados. Eu concordo que adquirimos um conhecimnto muito bom até porque os professores são excelentes mas se não tivermos como como provar que temos tal conhecimento de nada nos adianta ainda sou aluna da faculdade e acho um desrespeito da forma que estamos sendo tratado porque não sabemos se o curso tecnico tem alguma validade e so ficam nos enganando so sabemos de alguma coias quando sai nos noticiario estamos no final do curso tecnico e não temos nem previsão se vamos estagiar ou não e ja era pra ter um convênio com um hospital falta apenas quatro meses pro final do curso e que experiência vamos ter mas estão cobrando os meses que não pagamos e por culpa da ifacet (facet)sinceramente são ums irresponsaveis isso é uma pena porque quem paga caro com isso somos nos espero que essa historia se resolva o mais rápido possivel pois eu investi o meu dinheiro e preciso de retorno porque o dinheiro que eu ganho é com muito trbalho pra dar pessoas irresponsaveis.e que ficam nos roubando da pior maneira.

    ResponderExcluir
  20. sou de Salinas e como tantos fiz o curso de especialização em psicopedagogia,e gostaria de saber como irá ficar nosso caso,pois pagamos e pagamos bem,por isso queremos ou a legalização do curso ou nosso dinheiro de volta.investimos em qualidade de ensino e não para servirmos de palhaços

    ResponderExcluir
  21. Caro anônimo 28 de agosto de 2011 13:19
    Diante do fato de a FACETE ter sido condenada na Justiça Federal pela prática ilegal de oferecer cursos de graduação e pós graduação sem a devida autorização do Ministério da Educação, só resta aos alunos entrar na justiça para requerer seus direitos. Não estamos aqui questionando o conhecimento adquirido, mas a comprovação para a investidura no mercado de trabalho se dá através do diploma. Neste caso nem a FACETE pode emitir tal documento, pois não existe legalmente enquanto Instituição de Ensino Superior, e nenhuma outra instituição (INTA/IEDUCARE)pode pode fazê-lo também. Isto porque os alunos são da FACETE, como provam os carnês de pagamento das mensalidades e o contrato de prestação de serviços assinado entre as partes. Se a prestação de serviço, bem como o pagamento por eles fosse comprovadamente feito entre os alunos e o INTA/IEDUCARE, todos os diplomas já emitidos teriam validade e outros poderiam também ser emitidos, mas infelizmente, por não ter sido conduzida desta forma, a situação ficou extremamente delicada, cabendo agora aos alunos apenas questionar seus direitos na justiça.

    ResponderExcluir
  22. É uma pena que tantos alunos e ex-alunos da FACETE, que sabem os seus direitos, muitos dos quais possuem uma conciência cristã, estejam vendo a impiedade triunfar de braços cruzados, sem fazer nada.

    O mal triunfa quando os homens e as mulheres de bem ficam calados.

    É necessário que os que foram lesados, se unam contra essa instituição corrupta e juntos a processem e busquem seus direitos.

    ResponderExcluir
  23. GOSTARIA DE SABER SE ALGUÉM TEM ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE OS CURSOS TÉCNICOS OFERECIDOS POR ESTA INSTITUIÇÃO. SÃO AUTORIZADOS E VÁLIDOS? A TURMA DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM EM CACHOEIRA DO ARARI ESTÃO SEMANAS SEM AULA.
    POR FAVOR RESPONDA ESTAMOS PREOCUPADOS.
    GENILMA

    ResponderExcluir
  24. Querida Genilma
    O MPF e a Justiça Federal impediram o prosseguimento dos cursos de graduação e pós desta instituição, pois, foram acionados para isso. No caso de técnicos de enfermagem, o que consta é que a FACETE também não tem autorização do Conselho Estadual de Educação e nem do COREN/Pa. Inclusive, os estágios em hospitais de médio porte que é exigido aos concluintes do curso, não está sendo respeitado. Acho melhor vc formar grupo de prejudicados e dirigir-se ao MPF/Pa e acionar o Procurador Alan Mansur, ele saberá encaminhá-los.
    Obrigado e volte sempre !

    ResponderExcluir