sexta-feira, 3 de junho de 2011

FACETE NA MIRA DA POLICIA FEDERAL

A Polícia Federal realizou busca e apreensão de documentos e dados digitais na sede da Faculdade de Educação Tecnológica do Pará (Facete), em Ananindeua, região metropolitana de Belém. A operação foi determinada pela Justiça Federal a pedido do Ministério Público Federal (MPF), que acusa o proprietário da faculdade por estelionato.

Foram apreendidos diplomas, históricos escolares e outros registos de alunos na instituição, além de livros e registros contábeis e cópias de arquivos de computador. Todo o material está sob a guarda do MPF. Na tarde desta sexta-feira, 03 de junho, o material será avaliado pela Procuradoria da República em Belém para análise de quais dados serão utilizados como provas no processo judicial.

De acordo com informações repassadas ao MPF pelo governo federal, a Facete não tem autorização para promover cursos de graduação e de pós-graduação e nem sequer está credenciada no Ministério da Educação (MEC). Caso condenado por estelionato (artigo 171 do Código Penal), o proprietário da empresa pode ser punido com reclusão de um a cinco anos, e multa.

Segundo processo – A denúncia criminal foi ajuizada pelo procurador da República Ubiratan Cazetta no último dia 20. “Ressalta o MEC que os diplomas expedidos pela Facete não poderiam nem mesmo ser chancelados por outra instituição de ensino superior, sob pena de flagrante desrespeito à legislação educacional vigente”, destacou Cazetta na ação.

“Sendo assim, configurada está a lesão, mediante engodo, a diversas pessoas que foram prometidas de obter graduação mediante diploma que a Facete não poderia jamais dar”, concluiu o procurador da República. O pedido de busca e apreensão foi autorizado pelo juiz Rubens Rollo D’Oliveira, da 3ª Vara Federal em Belém.

No início do ano, a Facete já havia sido processada pelo MPF. A pedido do procurador da República Alan Rogério Mansur Silva, em 18 de fevereiro a juíza Lucyana Said Daibes Pereira, da 5ª Vara Federal na capital, determinou que a Facete interrompesse imediatamente as atividades acadêmicas e as matrículas nos cursos de graduação. No início de maio, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, confirmou a decisão. No entanto, alunos da faculdade em diversos municípios do Estado informaram que a decisão não estava sendo cumprida.

De acordo com material de propaganda ao qual o MPF teve acesso durante a investigação do caso, a Facete oferece graduação em matemática, pedagogia, história, ciências sociais, geografia, filosofia, letras, ciências da religião, física e teologia e pós-graduação em psicopedagogia, educação inclusiva, gestão e supervisão escolar e ensino religioso

Fonte: ASCOM / Policia Federal

26 comentários:

  1. E como é que vai ficar a situação dos alunos que já estudam a um bom tempo.

    ResponderExcluir
  2. estão fuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber que providências estão sendo tomadas pela Falsete para dá uma resposta para os alunos que foram enganados?

    ResponderExcluir
  4. alem de tudo isso que esta acontecendo existe o CURSO TECNICO DE ENFERMAGEM POR ESSA FALCETE que nem o COREN E O CEE sabiam que eles tinham esses cursos tecnicos, ja pensou que prejuizo... E AGORA JOSE???....

    ResponderExcluir
  5. e agora que vai pagar os prejuizo dos aluos que já gastaram o que não tinham pra pagar mensalide, matricula apostilas etc......
    por favor as autoridades competentes tem de dá uma orientção de como eles devem agir diante deste ploblema.............

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber se as aulas continuarão acontecendo normalmente, diante de todos esses problemas ou se serão paralizdas. E como ficará a situação dos alunos q estão pagando em dia as mensalidades? Aguardo resposta anciosamente.

    ResponderExcluir
  7. Caro (a) anônimo (a) 20:15
    Depois de tudo que vc leu por aqui, vc ainda está pagando as mensalidades? Ou conhece alguém que está ? Posso lhe afirmar que a situação desta instituição é complicada, até o convênio feito com a escola João XXIII está suspenso... Ou seja, infelizmente, creio que os alunos desta famigerada instituição ficarão com o prejuízo
    Grande abraço !

    ResponderExcluir
  8. Eu fico indignado com essa situaçao esse bando da facete nao dao uma explicaçao para o seu alunado, tenham vergonha na cara coloquem a sua cara na impresa e falem alguma coisa q os seu alunos estao esperando por respostas!!!!

    ResponderExcluir
  9. fudeu tudo, esta todo mundo (alunos) com A vista Escura ou seja esperando providência de Deus.

    ResponderExcluir
  10. gostaria de saber como estar esta situação pois a facete do ceara mudou de nome agora e ifete , queria saber se e a mesma pois sou aluno desta instituição ...

    ResponderExcluir
  11. Vamos correr atrás do nosso prejuízo galera somos alunos Brasileiros, que enfrentramos todas as dificuldades para nos formar. Quanto a voces da IFALSETE,monstrem as caras, estelionato é crime !!!!!! FALSÁRIOS...........

    ResponderExcluir
  12. Gente, sou irmã de uma aluna da Facete, e fui a Justiça Federal analisar o andamento do processo ajuizado pelo Ministério Público. Infelizmente, de acordo com os documemtos que constam nos autos há uma pequena probabilidade da Facete conseguir ganhar a ação, pois é clara a sua irregularidade, bem como a má-fe com que agia perante seus alunos.
    Diante disto, oriento aos alunos não ficarem aguardando qq resposta da Facete, vez que esta alega nos autos q todos sabiam q não receberiam Diploma, + apenas um certificado semelhante ao de um curso básico de computação.
    Por isso, ajuizem o quanto antes uma ação cível para pedir a restituição do valor pago, bem como das despesas q tiveram junto ao curso.
    Para aqles que não possuem condições financeiras para contratar advogado, procurem a Defensoria Pública, pois infelizmente não há como recuperar o tempo disperdiçado, + a despesa econômica SIM!

    ResponderExcluir
  13. Gostaria muito que a justiça não fosse lenta e que anuciasse noticias sobre este caso.

    ResponderExcluir
  14. GENTE,ISSO É MUITO GRAVE. TEMOS Q TOMAR PROVIDÊNCIAS IMEDIATAMENTE. VAMOS Á TELEVISÃO E MOSTRAR A CARA DESSES QUE NOS ENGANARAM. VAMOS BOTAR A BOCA NO TROMBONE. A CORJA É MUITO GRANDE E ELES VÃO FICAR PERFEITOS DEPOIS DE ENJAULADOS. PODEM CONTAR COMIGO POIS ESTOU NESSE PREJUÍZO TBM.

    ResponderExcluir
  15. gostaria de saber como fica a situação das outras facete?

    ResponderExcluir
  16. PORQUE QUANDO APARECE ALGUÉM QUE QUER POSTAR NFORMAÇÕES CONCRETAS O BLOG NÃO ACEITA, APAGA?

    ResponderExcluir
  17. O dono do blog não fala nada sobre as outras faculdades que também estão na mira do ministerio publico!!!
    Qual o interesse em calar?

    ResponderExcluir
  18. eu só sei que nos acadêmicos da ifalcete estamos fudidooo!!

    ResponderExcluir
  19. fala serio ainda que eu desiste a tempo rsrs kll

    ResponderExcluir
  20. facete do ceará também está sendo processada?

    ResponderExcluir
  21. o que fazer pra saber se o curso que estou cursando, em facete no ceará é irregular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre no site do MEC e procure em Instituições credenciadas. Se a FACETE está lá, está credenciada. Caso não esteja, não é, e está te roubando.

      Antecipando.... a FACETE, do Ceará, depois que a mesma foi processada no Pará, a FACETE do Ceará mudou de nome para IFETE, mas continua sendo da FAlsETE DO Pará...logo, nobre, a IFETE do Ceará também é falsa, sem registro junto ao MEC.

      Excluir
  22. Alguém pode informar como denunciar a IFETE de Sobral no Pará, que é uma filial-pirata da FACETE e que continua oferecendo cursos sem estar credenciada junto ao M|EC?

    ResponderExcluir
  23. CORRIGINDO...
    Alguém pode informar como denunciar a IFETE de Sobral no Ceará, que é uma filial-pirata da FACETE e que continua oferecendo cursos sem estar credenciada junto ao M|EC?

    ResponderExcluir
  24. FAÇO UM CURSO DE TEORIAS E PRATICAS EM ADMINISTRAÇÃO ( PROEX / FADIRE, ) porem o polo é em outra cidade e não na sede , não acho nenhum registro no MEC deste curso nem do polo, a única coisa q tem é em Santa Cruz do Capibaribe que fica sediada a Fadire. to com medo ??!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a 'instituição' anuncia (anunciou) que seu curso é de extensão ou o PROEX, ok, seu curso pode ser legal, pois existe a possibilidade de institutos e outros administrar esses cursos. Mas... se a instituição está anunciando graduações e até pós-graduações, sem convênio de uma universidade registrada junto ao MEC, você está sendo roubado.

      Excluir

PORTEL: O AQUAFEST DA DIVERSIDADE MUSICAL

Em sua 5° edição, o Aquafest foi, além de um festival esportivo, um evento marcado pela sua diversidade musical, pois na grade de program...