sábado, 13 de agosto de 2011

III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA




A III Conferência Municipal de Educação é um processo de Planejamento participativo de Educação para a cidade de São Sebastião da Boa Vista, com caráter deliberativo a qual estabelecerá as metas para a Rede Municipal de Ensino no Novo Milênio (2011-2013), firmando compromissos com a Administração Pública Municipal em parceria com os entes federados (Federal e Estadual) dentro do Regime de Colaboração.
I - OBJETIVOS:
a) Gerais: Construir coletiva e solidariamente o Projeto Estratégico de Educação para a Rede Municipal de Ensino de São Sebastião da Boa vista em regime articulado e de colaboração com todos os atores envolvidos no processo educacional - o Poder Executivo; o Poder Legislativo; o Ministério Público e a Sociedade Civil Organizada, no intuito de promover uma Educação Pública de Qualidade, difundindo os valores da cidadania, da autonomia e participação, dentro de uma construção de saberes e estratégias articuladas no novo milênio.
b) Objetivos específicos:
• Planejar o Sistema Municipal de Ensino abrangendo as escolas da rede municipal de São Sebastião da Boa Vista instituindo princípios para a educação;
• Redefinir diretrizes, objetivos e metas para a Educação Municipal estabelecidos no Plano Municipal de Educação;

• Fomentar a articulação do trabalho educacional da rede municipal de ensino com as demais redes, níveis e modalidades de ensino desde a educação infantil até o ensino superior;
• Possibilitar o surgimento de projetos coletivos de trabalho, suscitando novas práticas educativas;
• Discutir diretrizes para a revisão e atualização do Plano Municipal de Educação;
• Eleger o quantitativo de 1/3 dos membros do Conselho Municipal de Educação para o exercício de 2011-2013.

II - ESTRUTURAÇÃO E ORGANIZAÇÃO:
Participarão desse processo O Poder Executivo – Prefeitura e Secretarias Municipais; o Poder Legislativo – Câmara de Vereadores: Comissões de Educação; o Ministério Público – promotoria e procuradoria e a Sociedade Civil Organizada: Entidades ligadas à educação (estaduais, municipais ou representações locais de entidades nacionais), Sindicatos dos trabalhadores em Educação, Associações e Conselhos Escolares, (Alunos, Pais, Professores, Corpo Técnico e Servidores), Pastorais, Grêmios Estudantis, Conselho Municipal de Educação, Conselho de Alimentação Escolar, Conselho do FUNDEB, Instituição de Ensino de Educação Básica e Superior, dispostos a contribuir para a melhoria da qualidade da Educação no município de são Sebastião da Boa Vista. A III Conferência Municipal de Educação de São Sebastião da Boa Vista terá como tema: Educação Pública de Qualidade: Construção coletiva de saberes e estratégias articuladas no novo Milênio, que discutirá e revisará os eixos abaixo especificados, focados nas seguintes questões:
EIXO I - FORMAÇAO E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO (Fundamentos e Políticas);
EIXO II - QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, GESTÃO DEMOCRÁTICA (Currículo e Avaliação – Fundamentos e Políticas no Contexto Marajoara);
EIXO III - DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO, PERMANÊNCIA E SUCESSO ESCOLAR (Práticas Pedagógicas e Experiências Inovadoras);
EIXO IV – EDUCAÇÃO - VIDA E TRABALHO (Inclusão, Diversidade e Direitos Humanos)
EIXO V - FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO E CONTROLE SOCIAL (Participação Coletiva e Transparência Governamental);
EIXO VI - PAPEL DO ESTADO NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: (Organização e Regulação da Educação Municipal).
As temáticas em questão serão discutidas através de Plenárias (Pré-Conferências e Assembleias). As assembleias acontecerão internamente em cada instituição envolvida no processo e as pré-conferências/Conferência, ocorrerão na data mencionada no cronograma abaixo em local a ser definido posteriormente; as referidas assembleias internas serão coordenadas pela própria instituição escolar que deverá contar com uma Equipe Diretiva composta por representantes de suas bases e dos diferentes segmentos da comunidade escolar (quando for o caso), tendo por base de estudo o Documento Referência estabelecido pela Coordenação Municipal da III Conferência Municipal de Educação.
III – METODOLOGIA DE TRABALHO:
As plenárias (Pré-Conferências e Assembleias) de debate observarão e discutirão os eixos temáticos propostos, sem esquecer de observar e analisar os aspectos comuns existentes entre eles, destacando fundamentalmente o caráter pedagógico, participativo e democrático presente em cada temário. Para isto, sugere-se que cada instituição escolar organize suas assembleias que poderão ser em forma de seminários, debates ou momentos de discussão com a base/comunidade escolar. Estas deverão ser registradas em atas, com lista de presenças contendo timbre da instituição, nome completo, função/segmentos (gestores, professores, alunos, pais, funcionários e membros da comunidade interessados) e/ou relatório, onde serão registrados os debates e as propostas a serem sistematizadas, ficando esta tarefa como responsabilidade da Equipe Diretiva que poderá indicar mais pessoas (se necessário for) para auxiliá-los. Estas atas e relatórios serão encaminhados para a Comissão Municipal da III Conferência Municipal de Educação de São Sebastião da Boa Vista.


IV - CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO:

A III Conferência Municipal de Educação de São Sebastião da Boa Vista, terá o seguinte calendário:

AÇÃO

DATA

OBSERVAÇÃO

01

Abertura da III Conferência Municipal de Educação.

05/08/11

- Lançamento, sensibilização ao evento, destacando sua importância.

02

Pré – Conferêcia do Pólo cidade.

18/08/11

- As assembleias do pólo cidade acontecerão internamente nas instituições escolares, no período de 08 a 12/08/11 – Conforme cronograma estabelecido pela própria instituição.

03

Pré – Conferência do Pólo Pedro Nogueira e Caeté.

19/08/11

- As assembleias deste pólo acontecerão internamente nas instituições escolares no período de 08 a 18/08/11, com participação de outras instituições interessadas – Conforme cronograma estabelecido pela própria unidade escolar.

04

Pré – Conferência do Pólo Emmanoel Lobato

18/08/11

- As assembleias deste pólo acontecerão internamente nas instituições escolares no período de 08 a 19/08/11, com participação de outras instituições interessadas - Conforme cronograma estabelecido pela própria unidade escolar.

05

III Conferência Municipal de Educação

27 e 28/08/11

- Com todos os delegados eleitos nas pré-conferências municipais representantes das Entidades Governamentais e não governamentais – Fórum legítimo da III Conf. Mun. Educação.

NOTAS:

Participação das delegações por pólo na III Conf. Mun. Educação:

a) POLO CIDADE COM A PARTICIPAÇÃO DE 150 PESSOAS;

b) POLO PEDRO NOGUEIRA E CAETE: COM A PARTICIPAÇÃO DE 120 PESSOAS e

c) POLO EMMANOEL LOBATO: COM A PARTICIPAÇÃO DE 80 PESSOAS.




19 comentários:

  1. Esse gov sta tão dsacredtad que as pré-confrencias estvam apnas funcionários. A população não participa de nada. É uma pena.
    Essas propsts são as mesms disctids em tdas as cnfrências. Nada sai do papel. tbém é uma pena

    ResponderExcluir
  2. essa conferencia e só pra ingles ver, já esta tudo definido pelos tecnico (ctrlc + ctrlv) que só servem para copia os projetos da internet, e mandarem os professores que são os que padecem na sala de aula, mas se for contratado tem mais vantagens que os efetivos.

    ResponderExcluir
  3. os contratos na educação estão bombam é contratado pra todo os lados e só dizer que vai votar pro gege em 2012 e está empregado, o fundeb tem muito dinheiro mesmo.

    ResponderExcluir
  4. avisa pro secretario e os comandados que NEPOTISMO é crime tem coordenador que já empregou prima - sobrinho - cunhada - concunhado - sogra - mulher - etc. e no magalhaes e pior - tá - mãe - filho - tio - tia - padrasto etc.

    ResponderExcluir
  5. é getulio te prepara tua hora vai chegar e essa tua cambada via tudujunto e misturado.
    hahahahaha

    ResponderExcluir
  6. analisando a conjuntura dos diretores dos colegios municpais. no ANCHIETA quem manda é a vice diretora. na CRECHE quem manda é a secretraria. no MAGALHAES BARATA, a diretora e tida como o OMAR KADAFI, e a maior ditadora, e no Recanto o DIRETOR é o dono da Escola.
    A educação em boa vista virou piada, quem devia mandar não manda. quem devia fazer outro serviço faz o do diretor.
    no proximo iremos analisar a conjuntura da SEMED.

    ResponderExcluir
  7. Pow ñ tem jeito mesmo esse mandato os secretarios não fazem nada pela cidade mesmo

    ResponderExcluir
  8. quem faz esses comentarios é professor paulinho que de educação nao endende nada. Quando o Rey mandava em alguma coisa ele se acha e agora ele sonha que o Rey vai ganha pra prefeito que ele quer ser secretario de educação. Pra ti só internação te dá jeito

    ResponderExcluir
  9. foi implantado mais um projeto em nosso municipio o Ensino Fundamental pPersonalizado, adivinha quem são os professores, todos parentes do Zeca, mais nenhum tem formação necessaria para dar aula. até a esposa do mesmmo e professora coitados dos alunos

    ResponderExcluir
  10. e pra ri mesmo a nossa educação esta f............

    ResponderExcluir
  11. é fd.... mesmo,p/ educação. na escola sede ou melhor na prefeitura do diretor ocorre o mesmo, os func. ja estão se preparando p/ empitma, disem as ma linguas que o esp do juarez vive se apoderando dele de vez enquanto

    ResponderExcluir
  12. Será que esse PCCR vai mesmo acontecer? Tomara.

    ResponderExcluir
  13. E aí secretario de educação quando vai saí o geton dos conselhos da educaçao pois sabemos que ser conselheiro e ser voluntario,porque a loira da edimarcia conselheira da merenda e renumerada ganhando por 100hs, se a lei e pra um deve pagar para todos.Queremos geton.!!!!!!!Essa loira deve ser muito boa não e secretario foi expulsa da comunidade são jose e formada e agora ta dando uma de prof de religiao e ganhando o dinheiro da educação no coselho da merenda.Dorme com essa professores abram o olho assim nao sobra pro abono.

    ResponderExcluir
  14. Nepotismo ainda continua os mandantes continuan com suas listinhas, alem do ze tem a sua colega que ja colocou a irma no personalizado e o marido no deposito da merenda.Ela e que manda en quem entra e que sai dos contratos, professores da panelinha ganha 100hs extra e so puchar o saco e acobertar os seus ela contra pros contra turno das escolas assim não tem abono que agoente, vai ficar so o nosso salario,kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. kakakak uma ova.um dia ssbv ainda vai ser dirigida por pessoas serias que respeitam o patrimonio publico, essas coisas são de dar nojo,mas, está perto de acabar. a pessoa certa aparecerá.

    ResponderExcluir
  16. flavio tai uma sugestão de entrevista, por que não entrevista o SECRETARIO DE EDUCAÇÃO e pergunta se e verdade que ta havendo NEPOTISMO na educação, se tem funcionario que ganha e não trabalha, se tem funcionario com duas funções no municipio, uma na saude e outra na educação, pelo que eu sei so pode, medico, professor e agronomo.
    para tirar essas duvidas faça essa entrevista com o mesmo ou com um dos seus comandados.
    ok

    ResponderExcluir
  17. Na verdade quem manda na secretaria de Educação é o Zéca mesmo ele emprega e desemprega quem ele quer ja esta todos os parentes dele empregado a começar pela mulher. NEPOTISMO JA DEIXOU DE SER CRIME? so falta os cachorinhos da casa dele. Estão invetando projetos de todos os jeito na educação pra desviarem o dinheiro do FUNDEB estamos perdidos mesmo rsrsrsrsrkkkkkkkhahahah

    ResponderExcluir

PORTEL: PSD SE TORNA O PARTIDO MAIS FORTE DO MUNICÍPIO

Dep. Junior Ferrari e Ver. Charles Gonçalves: lideranças estadual e municipal do PSD Em grande realizado na tarde deste sábado (23), no Cent...