sexta-feira, 29 de novembro de 2013

PREVNORTE 2013 DEBATE SEGURANÇA NO TRABALHO

Começa no próximo dia 3, um dos maiores eventos de segurança no trabalho do país, o PrevNorte 2013, no Teatro Maria Sylvia Nunes. Para esta edição, o evento traz o tema “Novas Tecnologias Aplicadas à Segurança e Saúde no Trabalho”, em que serão discutidas as formas de utilização das novas tecnologias, valorização e incentivo às boas práticas de segurança e saúde do trabalho.
Dados do último levantamento feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apontam que, só em 2012, foram registrados 705 mil acidentes de trabalho no Brasil. O Ministério da Previdência Social indica ainda que os pagamentos de benefícios e indenizações por conta desse tipo de acidente aumentaram 40% entre 2006 e 2011.
Entre os acidentes fatais, o número também é alarmante. O mesmo estudo aponta que o Brasil ocupa a quarta colocação no ranking mundial de mortes por acidentes de trabalho, perdendo somente para China, Estados Unidos e Rússia. Em 2012, foram registrados 2.731 casos de óbito em todo o país.
“Empresas e trabalhadores precisam ter a clareza do quanto a segurança no ambiente de trabalho é importante. Imagine trabalhar em um ambiente em que um colega sofreu algum acidente, ou mesmo perdeu a vida. As perdas vão muito além da questão financeira. Cria-se toda uma comoção e, sem dúvida, é um dano irreparável”, ressalta a auditora do trabalho e coordenadora do evento, Edna Rocha.
A coordenadora ressalta ainda que essas boas práticas de segurança, quando bem compreendidas pelas pessoas, tornam-se hábitos saudáveis em todos os aspectos da vida, como no ambiente doméstico, nas ruas e no trânsito.
Segundo o tecnólogo em segurança no trabalho, Luiz Costa, as principais causas de acidentes são o excesso de velocidade, o imediatismo, a improvisação de equipamentos e as tentativas de se reduzir custos. “Ao reconhecer os riscos e saber os procedimentos é possível tornar o trabalho mais seguro e melhorar a qualidade no ambiente de trabalho”, afirma.
O PrevNorte é um evento idealizado por um grupo de pessoas de instituições privadas e governamentais com pensamentos comuns em relação à necessidade de reduzir os índices de acidentes de trabalho, entre eles está o MTE e Previdência Social. Afinal, os impactos financeiros recaem direto no bolso de todos os cidadãos.
Paralelo ao evento, acontecem o XII Simpósio de Prevenção e Atuação de CIPA: Segurança, Saúde e Meio Ambiente e a Mostra de Equipamentos e Práticas em Segurança, Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente. Serviço:
Mais informações e inscrições no site: http://www.prevnorte.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...