terça-feira, 24 de março de 2009

PESQUISADORES QUEREM REDUZIR TEMPO DE COZIMENTO DA MANIÇOBA

Agência Pará
Um dos pratos mais tradicionais da gastronomia paraense, principalmente no tradicional almoço no dia do Círio de Nazaré, a maniçoba pode não precisar mais de tantos dias de cozimento para ser consumida sem perigo. Esse é o objetivo dos pesquisadores e alunos da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que desenvolvem o projeto “Investigação da redução do tempo de elaboração da maniçoba, assegurando níveis aceitáveis de cianeto para o consumo humano”.
“Normalmente, a pessoa compra a maniva e leva para casa sem saber ao certo por quanto tempo deve cozinhar, ou se o cianeto está realmente eliminado. Nós pretendemos criar um produto que colabore com o custo-benefício da dona de casa, que muitas vezes tem gastos de gás e energia desnecessários”, ressalta Paula Moreira, aluna que integra o projeto.
Se comprovada a redução do período de cozimento sem alteração do sabor, os pesquisadores pretendem lançar o produto no mercado contendo todas as informações necessárias para a elaboração da maniçoba, como tempo de cozimento, tipo de maniva e por quantas horas e graus de temperatura é possível obter um resultado final de qualidade e sem perigo para o homem.
Texto: Ascom/Uepa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTEL: O AQUAFEST DA DIVERSIDADE MUSICAL

Em sua 5° edição, o Aquafest foi, além de um festival esportivo, um evento marcado pela sua diversidade musical, pois na grade de program...