quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

ENTREVISTA: ANA VALÉRIA FERREIRA (Secretária Municipal de Educação de Portel)

Ana Valéria F. Oliveira
Piauiense de Parnaíba, criada em Portel desde os 3 anos de idade, Ana Valéria Ferreira de Oliveira (foto) é formada em Letras (UFPA) e pós-graduada em Lingua Portuguesa ( PUC/MG). 
Com seu perfil técnico, recebeu de Paulo Ferreira a missão de gerir a SEMED com austeridade e eficiência. 
Abaixo, leia a entrevista cordialmente concedida ao blog

Blog - Dentro e um novo modelo de gestão adotado por Paulo Ferreira, aponte os principais desafios da SEMED para os próximos quatro anos.. 
AV - É imprescindível uma educação de qualidade, formadora de cidadãos comprometidos com uma vida social e preparados para os desafios de uma sociedade cada vez mais demandante de informação e conhecimento. A Secretaria municipal de Educação, juntamente com a Prefeitura irá lutar por melhorias, desde investimentos em estrutura física, até a valorização dos professores em sala de aula. Procuraremos garantir os direitos dessa categoria, dentro das possibilidades, tomando como base a sua magnífica importância no processo de crescimento dos nossos alunos e da sociedade como um todo. A educação no município de Portel mudou bastante nos últimos anos, mas ainda está longe de ser satisfatória. Trabalharemos para dar melhores condições aos alunos e professores, pois acreditamos que para o ensino ser eficiente, aluno e professor precisa ter prazer em ir à escola.

Blog - A diminuição dos repasses do FUNDEB pode inviabilizar sua gestão? Qual a alternativa para minimizar o impacto disso? 
AV- Não, porque vamos reduzir o que é desnecessário e inviável para a educação. Com a redução dos repasses para o município, temos que trabalhar com o que é real. Pretende-se investir na educação de forma que todos sejam contemplados, pois, não adianta só pagar bons salários se o professor não tem um espaço digno e materiais necessários para desempenhar suas funções.

Blog - Há necessidade em caráter de urgência de revitalizar escolas municipais e diminuir o déficit de salas de aulas (principalmente no interior). Qual a perspectiva otimista para o início destas obras?
AV- O município de Portel precisa urgentemente construir escolas. A partir do Segundo semestre iremos fazer manutenção nas escolas. No campo as escolas em sua maioria estão em situações criticas, há até aquelas sem a mínima condição de iniciar o ano letivo, porém a Secretaria está estudando soluções para tentarmos amenizar os problemas.

Blog - A SEMED foi vista como a "menina dos olhos" por gestores anteriores. Conte-nos como a senhora recebeu a secretária, e o que fazer para torná-la transparente?
AV- Hoje, a SEMED está passando por várias dificuldades. Pretende-se tornar transparente todas as ações da secretaria, não vamos omitir nada à população. Temos o Conselho Municipal de Educação, Conselho de Acompanhamento do FUNDEB, Sindicato dos Trabalhadores em Educação, estes terão livre acesso em nossa gestão. Só não podemos nos responsabilizar por informações referentes às gestões anteriores.

Blog - Mesmo com a diminuição de repasses, inchaço da folha de pagamento e dívidas deixadas pela administração anterior, a SEMED convocou recentemente muito dos aprovados no último concurso. Existia necessidade desta convocação neste momento? 
AV-Com certeza. O governo ao chamar os concursados cumpriu com seu dever, uma vez que haviam muitos servidores em regime de contrato. Esta gestão irá trabalhar quase 100% só com pessoal efetivo e concursado.

Blog - Deixe uma saudação a comunidade estudantil, profissionais da educação e ao povo portelense. 
Gostaria de agradecer primeiramente a Deus, por ter abençoado o povo Portelense ao eleger o prefeito Paulo Ferreira, todos acreditamos no potencial e compromisso em fazer o melhor pelo povo de Portel. Agradeço também ao prefeito por ter me dado a oportunidade de estar hoje à frente a Secretaria de Educação, uma responsabilidade que assumo com humildade e que pretendo não decepcioná-lo.
Estou aqui para cumprir o meu ofício na educação. Agradeço as pessoas que confiam em mim. Comprometo-me a fazer o possível para Portel ter uma educação de qualidade.
Irei fazer o que puder para o bem estar dos alunos, professores e demais funcionários, podem contar comigo, estarei sempre aberta à sugestões.
Prefeito Paulo Ferreira, agradeço mais uma vez, a oportunidade que me deste.
Não esqueceremos que somos ocupantes provisórios de espaços definitivos, portanto, o que pudermos fazer, o faremos!
Portel precisa de pessoas que tenham personalidade, compromisso e responsabilidade.
 Obrigada!
 “A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor, afirmava o padre dos sermões”
(Antônio Vieira)

NOTA DO BLOG
O blog agradece a secretária por nos conceder entrevista. Informamos aos leitores que esta entrevista será piblicada na versão impressa do blog que circulará em Portel e em outros 7 municipios a partir do dia 26/02

2 comentários:

  1. Vc conhece aquele ditado que diz " Saco vazio nao se poe em pe", pois e assim que vejo essa entrevista da Titular da SEMED, vazia, sem argumentos, sem conhecimento...falou o obvio, todos nos que militamos na Educação neste combalido municpio, ja sabemos de tudo que a moça disse..E o novo, a esperança...o diferencial???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo companheiro e mais uma coisa precisamos do parecer do promotor de justiça de Portel se ela tá legal no cargo sendo irmã de prefeito e vereador. Pela advogada da SEMED Ana Ceres tá tudo ok vamos ver o que diz o MP. Abraços.

      Excluir

PORTEL: PSD SE TORNA O PARTIDO MAIS FORTE DO MUNICÍPIO

Dep. Junior Ferrari e Ver. Charles Gonçalves: lideranças estadual e municipal do PSD Em grande realizado na tarde deste sábado (23), no Cent...