terça-feira, 17 de março de 2015

AGRICULTORES DE PORTEL INVESTEM EM BENEFICIAMENTO DE FRUTAS

Vinte e cinco famílias que trabalham com a fruticultura, na comunidade Santo Ezequiel Moreno, na Gleba Acutipereira, em Portel, na Ilha do Marajó, estão sendo beneficiadas diretamente com a instalação de uma miniagroindústria de frutos, resultado do esforço conjunto entre o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão rural do Estado do Pará (Emater), o Instituto de Educação do Brasil (IEB), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Sede), a Secretaria Municipal de Agricultura (Sema) e o Banco do Brasil.
 Na miniagroindústria serão beneficiadas polpas de açaí, cupuaçu, bacuri, manga, caju, acerola e goiaba, sendo que a produção está destinada aos programas Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e de Aquisição de Alimentos (PAA). De acordo com o engenheiro florestal da Emater, Milton Costa, a base econômica da comunidade é o manejo de açaí. “Em parceria com a Sede, elaboramos e aprovamos junto ao Banco do Brasil, um projeto na linha agroindústria orçado em pouco mais de R$ 40 mil, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), destinado à aquisição de equipamentos”, disse Costa.
 A miniagroindústria é coordenada pela Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas do Acutipereira (ATAA). Indiretamente outras 250 famílias que moram ao longo do Rio Acutipereira deverão ser beneficiadas com o empreendimento. “Nossa estimativa é de que com a miniagroindústria, as famílias produtoras tenham um acréscimo de pelo menos 50% no orçamento doméstico”, ressalta o engenheiro florestal da Emater

Fonte: Agência Pará

Um comentário:

  1. Flavio,

    As chapas para 2016 estão se deferindo, 1 - Netão/Hilton Lima, sob as bênçãos de Getulio e Nilson Pinto, 2 - Isaac Pereira/Antonio da Pesca, sob as bênçãos de Laércio Pereira e Lut Rebelo, 3 - Rey/Miguel Teixeira, sob as bênçãos de Priante e Skaf. Por conta disso existe uma intensa movimentação entre o PSDB/PTB/PPS/PSC e PRB.

    ResponderExcluir

MELGAÇO: CONTAS DA PREFEITURA EM 2022 RECEBEM PARECER CONTRÁRIO À APROVAÇÃO

A prestação de contas de 2022 do prefeito do Município de Melgaço, José Delcicley Pacheco Viegas, recebeu do Pleno do Tribunal de Contas dos...