Descumprindo a Constituição Federal nos termos do § 2º do artigo 29-A, que obriga, não faculta, o Poder Executivo transferir até o dia 20 de cada mês o duodécimo do Poder Legislativo, o prefeito Hilton Lima, do PSDB, até o momento não fez o repasse referente ao mês de janeiro, e por conta disso, os funcionários da Câmara Municipal de São Sebastião da Boa Vista ficaram sem receber seus salários, e também o pagamento do subsídio dos vereadores.
Ao ser indagado por seus pares sobre o repasse do doudécimo pelo executivo, o presidente da Câmara, Ver. Júnior Frazão, do PR, informou que a falta de repasse deu-se por conta de problemas burocráticos relacionados à abertura de contas junto ao Banco do Brasil para que a Prefeitura tivesse acesso aos recursos do FPM e outros repasses. No entanto, vereadores e servidores do legislativo não aceitaram tal desculpa, pois, em décadas de legislativo, nunca o salário teria atrasado.
A previsão dada pela mesa diretora da CMSSBV é que o repasse seja feito em até 15 dias.
Veja o que diz a Constituição:
1. O Chefe do Poder Executivo Municipal é o responsável pela gestão do Tesouro Municipal e pelo repasse de recursos aos demais Poderes e órgãos autônomos.
2. Nos termos do § 2º do artigo 29-A da Constituição Federal, o Prefeito Municipal é responsável, criminalmente, por qualquer ilegalidade ocorrida no repasse de recursos à Câmara Municipal.
O direito ao recebimento da cota duodecimal tem sede constitucional, na medida em que a Carta Federal obriga (não faculta) o Poder Executivo transferir até o dia 20 de cada mês o duodécimo do Poder Legislativo.
O não cumprimento de tais obrigações possibilita à Câmara a interposição de mandato de segurança para obter o repasse, como também a representação do Prefeito ao Tribunal de Justiça pelo cometimento de crime de responsabilidade ou a representação por improbidade administrativa.
Na segunda-feira (23) vereadores da oposição prometem tomar providências.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
MELGAÇO: TCM EMITE MEDIDA CAUTELAR CONTRA PREFEITURA
O conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), Cezar Colares, aplicou medida cautelar contra a Prefeitura de Melgaço,...
-
Imagem: Divulgação (SETRAN) Na manhã desta terça-feira, 17, no Terminal Hidroviário do Porto de Belém, foi realizada a viagem inaugural ...
-
Joãoinho, Getúlio e Rey; Forte trio do MDB para continuar fazendo a cidade se desenvolver. Após mais de 3 anos de dura oposição ao governo ...
-
O Instituto Mentor, que há 22 anos atua em pesquisas eleitorais no Pará, realizou entre os dia 11 e 15 de setembro, em Portel, no Marajó, ...
É O QUE DÁ COLOCAR INCOMPETENTES NO GOVERNO.
ResponderExcluirNáo tem que pagar mesmo náo fazem nada pra merece salário pega esse dinheiro e copra remédio pro povo
ResponderExcluir👆 Parece que o mosso prefeito não está bem das pernas, em curralinho o repasse foi feito no dia 17/01/2017.
ResponderExcluirJa foi rasgada a constituição a muito tempo parceiro pelo golpista Temer e sua quadrilha.
ResponderExcluiro que ia ser certinho já tá violando a constituição?? será que nesse prefeito não tem assessoria jurídica ou se acha o dono do mundo ???????????
ResponderExcluirTem que diminuir o salário absurdo desses vereadores 7.500. Só trabalham 4 dias no mês, isso quando trabalham. O salário do prefeito 15 mil e vic 11 mil, tem q diminuir também.
ResponderExcluirPARABENS HILTON PELA MUDANÇA, O LAERCIO QUANDO FOI PREFEITO COMPRAVA MADEIRA DO CUNHADO DELE O SR. CARACHUÉ AGORA COM O GOVERNO DA MUDANÇA O HILTON COMPRA MADEIRA DO CUNHADO DELE. QUE MUDANÇA PAIDEGUA
ResponderExcluirNunca na história desse Município isso tinha acontecido: a mesma pessoa ocupar dois cargos que precisam de dedicação exclusiva!!! a irmã do Prefeito Hilton é ao mesmo tempo Secretária de Educação e Diretora da Escola João XXIII!!! como ela consegue está em dois lugares ao mesmo tempo!!! ou é unipresente ou não vai trabalhar direito em nenhum dos empregos!!! será que é so pelo dinheiro do final do mês!!! realmente estão reconstruindo a história!!!
ResponderExcluirMe falaram q tem funcionarios com decreto do concurso dá vivi, mas q náo passou no concurso. Procura a relação dos aprovados do concurso dá vivi pra vc tirar a prova. Tem do concurso do Laércio também. No concurso dá vivi náo houve cadastro de reserva, e mesmo Assim, tem funcionarios q ficou no cadastro de reserva e ta com decreto. Apura isso Hilton Lima.
ResponderExcluirO que? Agora estão encontrando irregularidades no concurso da vivi? Antes não tinha, a justiça mandou todos serem reintegrados, ou vc não lembra? E outra coisas esses concursos, hoje efetivos, da d. Vivi votaram todos na sua maioria no Hilton Lima!!
ExcluirNáo é irregular idade. Funcionário mandou fazer decretos agora, como se já tivesse desde a época que dona vivi os deu. É preciso apurar isso. O Hilton tem que pegar a relação dos aprovados e o edital desses concursos anteriores pra tirar as provas. O povo anda falando sobre essas maracutaias.
ExcluirNem todos votaram no amarelo. Esse povo dás maracutaias estavam todos com o azul.
ExcluirPURA GANANCIA, GANANCIA, GANANCIA,
ResponderExcluirGente a dança das cadeiras no secretariado de ssbv já começou. ...Pq o secretário de administração saiu? ..ou ele mudou de secretaria?
ResponderExcluirQuem saiu?
ExcluirMas quem te viu quem te ver né vere ador perereca. Estamos de olho em ti viu. Ministerio público vai investigar essa relação do nei com Hilton Lima.
ResponderExcluirSOUBE QUE JÁ EXISTEM AÇÕES NA JUSTIÇA PRA CALAR O BLOQUEIRO FLAVIO COSTA. LOGO ELE QUE CRITICOU 12 ANOS O GOVERNO VERMELINHO E ERA ÓTIMO, AGORA QUE CRITICA O GOVERNO AMARELINHO VAI RESPONDER NA JUSTIÇA. NESSE ASPECTO O GOVERNO ATUAL NÃO MUDOU EM NADA O GOVERNO GETÚLIO QUE ADORAVA ACIONAR A JUSTIÇA. AI PESSOA VAMOS RESPEITAR A LIBERDADE DE IMPRENSA SE NÃO VIRA DITADURA
ResponderExcluirPerereca para de se é injusto com teus eleitores. Até emprego na câmara pra gente q nunca votou em vc. Ajuda que m te ajudou.
ResponderExcluir