domingo, 25 de junho de 2017

DEPUTADO LUTH REBELO VOTA CONTRA O ENVIO DE MAIS DEFENSORES PÚBLICOS PARA O MARAJÓ

O deputado brevense, Luth Rebelo, dá provais cabais de que não tem interesse em resolver as demandas dos irmãos marajoaras, votando contra o aumento do orçamento da Defensoria Pública,  o que poderia levar mais defensores público para o Marajó. Na Ilha do Marajó, Anajás, Cachoeira do Arari, Muaná, Santa Cruz do Arari e São Sebastião das Boa Vista, além de Oeiras do Pará, não possuem atendimento da Defensoria Pública do Estado
A Associação dos Defensores Públicos do Estado do Pará enviou ao blog nota pública (leia abaixo) sobre a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias na Assembleia Legislativa. 

A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembleia Legislativa do Pará, rejeitou emenda, mesmo com parecer favorável,  para alteração dos percentuais dos órgãos autônomos do Estado. 
Existe uma disparidade entre os percentuais dos órgãos que compõem o sistema de justiça. Enquanto a Defensoria Pública tem somente 1,64% da Receita Líquida Resultante de Impostos, o Ministério Público possui 5,15% e o Tribunal de Justiça 9,76%. 
A Defensoria Pública possui 256 membros, enquanto as outras carreiras (MP e TJ) possuem por volta de 350 membros cada. 
O orçamento atual da Defensoria Pública não comporta a contratação dos aprovados no último concurso. Já foram chamados 12, restando 42, sendo que 6 tem direito líquido e certo à nomeação, pois estão dentro das vagas. 
A Comissão de Finanças perdeu uma grande chance de corrigir o erro na divisão orçamentária (a favor do aumento do percentual da Defensoria Pública: Deputados Júnior Hage e Carlos Bordalo) (contra o aumento: Deputados Milton Campos, Eliel Faustino, Sidney Rosa, Coronel Nil, Ozório Juvenil, Luthe Rebelo, Renato Ogawa, Iran Lima e Eliane Lima). 
O Líder do Governo, Deputado Eliel Faustino, orientou a bancada do governo a votar contra a emenda a favor da Defensoria Pública, sendo seguido pela maioria.
Como sugestão de contrapartida, alguns deputados sugeriram que fossem feitas emendas parlamentares ou suplementação orçamentária. 
Explicando para a população paraense, emendas parlamentardes e suplementação não são verbas garantidas de forma ao gestor chefe da Defensoria Pública ter para nomeação de mais Defensores Públicos. 
Essas verbas são transitórias, ou seja, podem ser dadas em 2018, mas não é garantido para 2019. Como nomear um Defensor Público se em 2019 não sabe se irá ter essa verba? 
A nomeação de mais Defensores Públicos passa, sim, pelo aumento orçamentário. Emendas parlamentares e suplementação não garantem nomeações de mais membros para a Defensoria Pública. 
A Comissão de Finanças OPTOU, por maioria (exceto os Deputados Júnior Hage e Carlos Bordalo), PELA NÃO NOMEAÇÃO de mais Defensores Públicos a fim de assistir à população mais carente do Estado. 
Existem hoje 36 aprovados no cadastro de reserva do último concurso para Defensor Público. E mesmo com um déficit de quase 100 Defensores Públicos, a CFFO da ALEPA optou por não aprovar o aumento de percentual que garante as nomeações e a assistência jurídica integral e gratuita para a população mais pobre desse Estado. 
A CFFO da ALEPA mais uma vez contra a população mais carente do estado. 

Fabio Pires Namekata 
Presidente da ADPEP

Um comentário:

PORTEL: PSD SE TORNA O PARTIDO MAIS FORTE DO MUNICÍPIO

Dep. Junior Ferrari e Ver. Charles Gonçalves: lideranças estadual e municipal do PSD Em grande realizado na tarde deste sábado (23), no Cent...