O proprietário da Benevides Madeiras, Arnaldo Betzel, com o prefeito Manoel Oliveira. (Foto> PMP) |
Esta doação é resultado de um esforço conjunto entre Poder Executivo e Legislativo, pois a Câmara Municipal aprovou em tempo hábil o PL exigido por lei para doação de terrenos em áreas urbanas maiores que 250 metros quadrados.
SOBRE A CONCESSÃO
Em 2016, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) assinou contratos de concessão permitindo o manejo florestal sustentável em três unidades de manejo florestal (UMF) na Floresta Nacional do Caxiuanã, localizada nos municípios de Portel e Melgaço, no Pará. As unidades somam 176 mil hectares e serão operadas pelas empresas Benevides Madeiras Ltda (UMF I e UMF II) e Cemal Comércio Ecológico de Madeiras (UMF III).
A Benevides Madeiras, que será instalada em Portel, vai explorar madeira, folhagens, frutos, óleos e outros produtos em uma área superior a 124 mil hectares da FLONA Caxiuanã.
A operação das concessões florestais na Floresta de Caxiuanã deverá movimentar R$ 38 milhões por ano e poderá gerar mais de 500 empregos diretos na região, que possui um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano do país. O recurso arrecadado pela produção madeireira será dividido entre o Serviço Florestal Brasileiro, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF), estado do Pará e municípios de Portel e Melgaço. A expectativa é que as três unidades de manejo produzam cerca de 180 mil metros cúbicos de madeira por ano.
Com informações do Serviço Florestal Brasileiro e PMP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário