Realizado desde 1986, o festival é uma homenagem a um fruto precioso para a região. A vasta área de várzea que cerca o município produz cerca de 50.000 toneladas do fruto. O ponto alto da safra é em setembro, mês do festival.
Bagre é um município marajoara distante 200 km da capital do estado. A população atual, segundo o mais recente censo do IBGE (2010) é de 23.820 habitantes.
Uma particularidade do festival do acaí em Bagre é a vassouarada, na manhã de segunda-feira, após o último dia de festival, turistas e bagrenses se reúnem na arena com vassouras feitas de cachos de açaí, a multidão varre a arena ao som das bandas que animaram o festival em uma grande confraternização. Outra atração do fstival é a “Olimpíadas do Açaí”. As modalidades praticadas remetem a situações do cotidiano do povo ribeirinho, como a corrida de “rabudo”, pequena canoa em madeira com motor, principal meio de transporte dos ribeirinhos. Outra competição é o título de maior bebedor de açaí do festival e, além da corrida rústica do açaí, canoagem e travessia do rio.
A arena sempre lotada. |
Escolha da Miss do Festival |
O açaí extraido de forma artezanal |
SERVIÇO:
Festival do Açaí em Bagre.
Dias 20, 21 e 22 de setembro.
facebook.com/prefeiturabagre
Nenhum comentário:
Postar um comentário