quarta-feira, 19 de março de 2014

FADIRE FOI RECOMENDADA PELO MPF A PARAR ATIVIDADES NO PARÁ

Cursos em SSBV: Também irregulares
Mesmo após o caso FACETE  que prejudicou milhares de alunos espalhados em 12 municípios marajoaras, outras faculdades irregulares se instalaram no Marajó e continuam a enganar este povo.

Após denuncia feita ao MPF de que a FADIRE - Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional,  estaria (e ainda está) ofertando cursos de graduação e pós-graduação em Muaná, no Marajó, o Procurador da República Alan Mansur, recomendou, em 18 dezembro de 2013,  sob pena de em caso de recusa encaminhar processo à Justiça Federal, que a FADIRE não ofereça cursos de graduação e pós em todo o território paraense, pois, não está autorizada pelo MEC. (leia abaixo a recomendação).

RECOMENDAR 

à Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional – FADIRE, na pessoa de seu Representante Legal que: 

a) que não divulgue em nenhuma mídia, inclusive eletrônica, e não oferte cursos de graduação em nenhum município do Estado do Pará, sem o competente ato autorizativo expedido pelo MEC; 

b) que se abstenha de firmar parceria com qualquer instituição para a oferta de cursos de graduação, na modalidade presencial, nos municípios paraenses, sem o competente ato autorizativo expedido pelo MEC; 

c) não divulgue em nenhuma mídia, inclusive eletrônica, e não oferte cursos de pós-graduação stricto sensu, curso de Mestrado em Ciências da Educação, em nenhum município paraense, sem a competente recomendação expedida pelo CAPES/MEC; 

d) que se abstenha de firmar qualquer contrato/convênio com outras instituições não credenciadas

O que é de se estranhar é a omissão (ou conivência) da secretarias municipais de educação e dos conselhos municipais de de educação, que fazem "ouvidos de mercador" e fingem que não enxergam o problema.
Esta mesma FADIRE está instalada em SSBV, assim como outros que não têm algum registro ou autorização do MEC para ministrar tais cursos.
Veja se a faculdade que oferece cursos em seu município está regular acessando o site do MEC ( https://emec.mec.gov.br/ ) e denuncie ou peça informação ao Ministério Público Federal no site (http://cidadao.mpf.mp.br/)
Breve postaremos a situação da FAIBRA (Curralinho) e CEEL (São Sebastião da Boa Vista)
Abaixo leia na integra a recomendação:




pelo MEC e instituições estrangeiras, com a finalidade de ofertar cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado), nos municípios paraenses. 

Em São Sebastião da Boa Vista a instituição fez ampla divulgação de cursos e continua a ministrar aulas, mesmo com recomendação contrária.

Veja PRINT da recomendação. 

47 comentários:

  1. Bom não sei se vou leu a notificação do MPF, mas ai não Sita o programa especial de Extensão o PROEX que a FADIRE oferece. leia bem e se informe porque a faculdade possui documentos respaldado pelo MEC.

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo 10:15
    Quem não leu a recomendação foi você.
    Tá na postagem, mas vou CITAR novamente.
    b) que se abstenha de firmar parceria com qualquer instituição para a oferta de cursos de graduação, na modalidade presencial, nos municípios paraenses, sem o competente ato autorizativo expedido pelo MEC;
    Se a faculdade tem documento do MEC, apresente ao MPF e exija retificação da recomendação. teremos o prazer em publicar.

    ResponderExcluir

  3. O Programa Especial de Extensão – PROEX é regido de acordo as normas legais:
    Curso de Nível de Extensão Universitária oferecido pela Faculdade de Desenvolvimento e Integração RegionalFADIRE, credenciada pela Portaria n.º 3.806 de 17/11/2004, publicada no D.O.U em 19/11/2004.
    LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO – LDB (Lei 9.394/1996)
    Regimento Geral da FADIRE
    Resolução FADIRE/PROEX 2/2012, de 10 de maio de 2012.


    Leia isso e procure verificar a legalidade do programa de extensão sendo que o mesmo em nenhum momento foi citado na notificação. e sim o mestrado e pos graduação que nunca foram ofertados pela FADIRE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vocês já ouviram falar de alguém que já recebeu diploma de graduação em pedagogia? Pois no site do MEC, a fadire não tem autorização para tal curso, nem mesmo na sede no PE.

      Excluir
  4. A quem não leu a folder da FADIRE foi você pois leia o folder e veja que nao se fala em graduação e sim no PROGRAMA ESPECIAL DE EXTENSÃO o PROEX.

    ResponderExcluir
  5. Caro anônimo 11:47

    Não é ao blog que vc tem que justificar isso, é ao MPF que recomendou dia 18/12/2013, ou seja, 10 dias antes do vestibular em SSBV. Que tipo de curso a FADIRE oferece?
    A recomendação é clara, a FADIRE não pode ofertar cursos de graduação ou de pós-graduação no território paraense, apenas CURSOS LIVRES. A FADIRE oferece CURSOS LIVRES?

    ResponderExcluir
  6. E para que você, caro anônimo não tente enganar seus alunos através deste blog, vou publicar aqui a portaria de credenciamento da FADIRE para ministrar cursos em Santa Cruz do Capiberibe, em Pernanbuco.

    GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 3.806, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2004

    O Ministro de Estado da Educação, usando da competência que lhe foi delegada pelo Decreto nº 3.860, de
    09 de julho de 2001, alterado pelo Decreto nº 3.908, de 04 de setembro de 2001, e tendo em vista o
    Despacho nº 1.755/2004, da Secretaria de Educação Superior, conforme consta do Processo nº
    23000.009935/2003-16, Registro SAPIEnS nº 20031006458, do Ministério da Educação, resolve: Art. 1º Credenciar a Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional, a ser estabelecida na Rua Profª
    Ivani Batista Silva, nº 29, Bairro Nova Santa Cruz, na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no Estado de
    Pernambuco, mantida pela Sociedade de Desenvolvimento do Ensino Superior do Vale do Capibaribe Ltda.,
    com sede na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no Estado de Pernambuco, aprovando neste ato o seu
    Plano de Desenvolvimento Institucional, pelo período de cinco anos, e o seu regimento.
    Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. TARSO GENRO
    (DOU de 19/11/2004 - Seção I - p.15)

    Esta informação o MPF também CITA na recomendação.

    ResponderExcluir
  7. Nao Sou de Boa Vista a FADIRE está em muitos municípios sendo que ela nunca ofertou graduação o que a mesma oferta e CURSO DE EXTENSÃO que esta dentro da LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO – LDB (Lei 9.394/1996).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe de ser besta cara...sou de Pernambuco e a FADIRE aplica o mesmo golpe aqui. Diz pra todos que é GRADUAÇÃO, faz inclusive VESTIBULARES, quando na verdade o que ela tem autorização é somente para Curso de Extensão. Ora, para estes cursos não precisa vestibular meu amigo. Aliás, nem ensino médio precisa ter. Isto é golpe SIM!!!!! Pergunte para os coitados dos alunos desta tal, qual é o curso que eles fazem....todos irão dizer que é Graduação. Todos estão sendo enganados!!!

      Excluir
  8. E lamentavel pois os alunos nao sabem a quem confiar.a graduaçao ja vai para 1 ano e mensalidade va se 2400 .entao voces que estao a frente escalrecam pois nao se podem enganar pois a verdade sempre vem atona.

    ResponderExcluir
  9. "Bom não sei se vou leu a notificação do MPF, mas ai não Sita o programa" Com esse português fica complicado defender algo meu caro!

    ResponderExcluir
  10. E os R$ 50,00 da matricula?

    ResponderExcluir
  11. CAro nixo por favor tente se explica pois aqui em ssbv, pois voce que é o representante legal da faculdade aqui em ssbv vive viajando e quando ligam pra vc, sempre fica enrolando. Mostre os papeis que respaldam a graduação do curso de educação fisica que vocÊs estão oferecendo. Pois até onde eu sei, so quem pode dar aula em faculdade são professor especialista, quem é apenas graduado não pode lecionar em faculdade e nem quem esta fazendo sua pos graduação, que é o caso de alguns professores daqui de ssbv que estão ministrando aula.

    ResponderExcluir
  12. quero saber uma coisa qual a diferença entre cursos de extensão para graduação e se isso é a mesma coisa, pois sou aluno e estou pensando que é o mesmo que graduação e quando concluir vou entrar com requerimento de gratificação de escolariadade e se naõ passar quem vai me pagar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc foi enganado, assim como os proprios professores q foram contratados por essa instituicao. Agora dao a cara a tapa para a populacao, enquanto os principais responsaveis nem aparecem. E a diferenca e q a extensao e aperfeicoamento, e como se fosse um curso livre de atualizacao de conhecimento, nada comparado a uma graduacao q lhe confere um diploma para atuar como profissional.

      Excluir
  13. Tenho certeza que ninguém vai lhe pagar a gratificação de escolaridade por que seu curso não tem validade.

    ResponderExcluir
  14. O que são os cursos de Extensão

    São cursos de curta e média duração concebidos para se adequar às necessidades específicas de profissionais, graduados ou não, e também para estudantes que buscam aprofundar seus conhecimentos em determinado área. Existe uma grande diferença entre curso de extensão e uma graduação.

    ResponderExcluir
  15. Muita gente ainda se confunde com a terminologia adotada para os cursos de formação complementar para alunos graduados. Temos então:

    Cursos de Extensão: Também conhecido como cursos livres, esses cursos geralmente não obriga que o aluno seja graduado (formação superior), geralmente são cursos de curta duração e seus diplomas são apenas para confirmar a conclusão de curso e sua carga horária.

    Pós-Graduação: Sempre requer que o aluno já tenha concluído uma graduação, tem no mínimo 360 horas de duração (requeridas pelo MEC), podem ser totalmente presenciais ou podem ser em regime semipresencial através da EAD (Educação a Distância). Sua conclusão dá ao aluno o titulo de especialista em determinada área ligada ao curso e garante um diploma Latu Sensu (Lato sensu é uma expressão em latim que significa literalmente em sentido amplo). Para a sua conclusão e obrigatório que seja criada uma monografia.

    ResponderExcluir
  16. mesmo se ao concluir o proex a fadire me der um diploma de graduada, eu ainda corro riscos de perder esse diploma em uma posterior averiguação do programa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, PROEX quer dizer Programa Especial de Extensão!!!!...São Cursos de Extensão ou Cursos Livres. Não precisa fazer vestibular, não exige ter ensino médio e não dão direito à Diploma, apenas à um CERTIFICADO de Cursos de Extensão, ou seja, no final do Curso você NÃO receberá seu diploma!!!...Isto é golpe!!! Conheço eles bem e já vi eles aplicarem esse golpe em muitos municípios!!

      Excluir
  17. pessoal em sala de aula os professores usam o termo ''faculdade'' em relação ao que estamos estudando , e não é em hipótese alguma! Nenhuma outra instituição vai aceitar o que estudamos como aproveitamento de disciplinas , pois , uma graduação só aceita dispensa se for de outra graduação!

    ResponderExcluir
  18. aqui em Belém (Benevides) tinha um polo da fadire e simplesmente fechou nos deixando um prejuizo de 1 ano e 3 meses. essa faculdade nao é credenciada no mec. ja entramos com processo, cerca de 35 alunos estao procurando seus direitos. to muito triste pois foi um tempo perdido que nao volta mas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade...sou de Pernambuco, onde eles tem a sede. Eles aplicam esse golpe por todo o estado e em outros estados também. Incrível que vários municípios fazem parceria com eles, apoiam os cursos e não fazem nada contra. Até parece que são coniventes com tudo. O golpe é claro!!!

      Excluir
    2. ja conseguiram o dinheiro de volta ?

      Excluir
    3. vcs já conseguiram o dinheiro de volta? como é que vai o processo ? é que estamos nessa mesma , só que eles estão ganhando tempo , parece.

      Excluir
  19. será que vou conseguir meu dinheiro de volta agora que sei que minha faculdade não é nada mais que um simples curso !

    ResponderExcluir
  20. sou de balsas-ma, a fadire tá tentando colocar um núcleo aqui, mas muita gente tá desconfiada. Alguém conhece alguém que já recebeu diploma de graduação em pedagogia? tô querendo entrar mas tô com muito medo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. querida vc só terá acesso a graduação se vc estudar na fadire de Santa Cruz do Capibaribe em PE, pois a faculdade não oferece graduação fora da sede , veja no próprio site dela , isso é um golpe , eu comecei fazendo aqui na minha cidade fiz vestibular e ingenuamente pensava que era uma graduação ate descobrir que não posso concorrer a uma seleção por não estar cursando graduação !!!!, não posso ter uma conta bancaria universitária pelo mesmo motivo , e tampouco ser estagiário remunerado!!!! veja isso , que propaganda enganosa ! Absurdo, se mudar de cidade não posso continuar o curso porque outra faculdade não da dispensa de disciplinas de curso de extensão por terem valores inferiores a uma graduação. Então pense e se informe com o MEC antes de começar. 0800 61 61 61

      Excluir
  21. Enquanto isso em SSBV continua a enganação da FADIRE, pois, o curso de Educação Física e outros estão em pleno andamento e os estudantes sendo enganados, crentes de que serão graduados.

    ResponderExcluir
  22. fui professora dessa fadire e é uma falta de respeito com nossa pessoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SUPONHO QUE CONTRATARAM VOCE P ENSINAR UMA GRADUAÇÃO ! CERTO ?

      Excluir
  23. E o MPPA , porque não esta agindo? cadê a investigação ?

    ResponderExcluir
  24. como posso garantir meu diploma?

    ResponderExcluir
  25. Estou cursando Educação Física em um dos polos da Fadire,aqui no Ceará. Quero saber se ao final do curso vou ou não receber meu diploma de graduado? a matricula foi 100£,fora as mensalidades,estou com muito medo!!

    ResponderExcluir
  26. Em SAO JOAO-PE JULIO E FLAVIO ENGANADA A TODOS DIZENDO QUE É GRADUAÇÃO

    ResponderExcluir
  27. A FADIRE montou um escritório aqui em Tucuma_PA, onde vende o curso como se fosse superior, ela tem centenas de alunos na região, eu faço administração e o representante da FADIRE diz pra nós que receberemos a titulação de administradores de empresa de nível superior. Eu estou esperançoso, por favor o que posso fazer pra ter certeza que não estou sendo vítima de estelionato? O quando questionamos a mulher do dono que fica no atendimento ao público ela fica ofendida e nos trata como se nós fôssemos errados.

    ResponderExcluir
  28. Senhores a FADIRE é séria, podem cursar onde vocês estão sem medo, paguem a mensalidade direitinho que no final do curso imprimiremos o Diploma pra vocês em nossa sede aqui em Pernambuco, como se vocês tivessem frequentado as aulas aqui, pois deixem conversa e continuem não de ouvidos a estes invejosos. O que importa e ter o diploma e isto vocês terão.

    ResponderExcluir
  29. E os 48 mil que o blogueiro vai ter que pagar para a fadire por defama- la.

    ResponderExcluir
  30. Conheço a instituição e toda a equipe gestora. Por tudo que já vi o PROEX tem autorização para funcionar sim, basta qualquer um entrar no site da instituição. Quando falamos em PROEX em momento algum estamos citando o termo graduação. Todas as normas estabelecidas pelo MEC estão sendo cumpridas, se isso fosse um golpe o próprio Ministério da Educação estaria sendo conivente pois a autorização vem de lá, embasados pela LDB.

    ResponderExcluir
  31. essa faculdade esta atuando no oeste do Pará, fizeram propaganda e tudo dessa faculdade em Santarém e em outros municípios.

    ResponderExcluir
  32. esse proex nada mas é que uma forma que a instituição encontrou para fazer uma graduação em forma de curso de extensão, no final do curso o aluno entra com um requerimento junto a faculdade para ter sua graduação. isso tá no próprio site da fadire.

    ResponderExcluir
  33. pessoal eles estão aqui no Amazonas e o MPF já fez o pedido de cancelamento do funcionamento das disciplinas oferecidas pela inet que se diz também oferecer graduação e pós graduação.

    ResponderExcluir
  34. Olá boa noite queria saber se a fadire que estar no município de vigia de Nazaré está legalizada.

    ResponderExcluir
  35. A FADIRE por sua vez vem desenvolvendo esses cursos usando a PROEX para atuação em outros estados brasileiros e nas informação de como funciona esse programa e que o aluno passe 7 períodos em sua cidade de origens e 6 meses na sede da FADIRE para serem avaliados perante uma banca examinadora....

    ResponderExcluir
  36. Amigas e colegas, eu estive conversando com o meu advogado e refletimos sobre o assunto.

    Eu estava desesperada, angustiada e com um tremendo ódio da faculdade. Fiquei me perguntando sobre o meu tempo, meu dinheiro e meu sonho.

    SE ERRAR NO PORTUGUÊS OU NA DIGITAÇÃO DESCULPEM!!!

    O meu advogado me explicou de modo muito coerente.

    O problema começou com uma empresa que si diziar ser faculdade mas que não tinha autorização do mec para oferecer o curso de extensão, acho que o nome é (faexpe). Essa "empresa" estva cometendo ato ilegal, se para enganar o povo ou por falta de conhecimento da lei eu não sei. então houveram denuncias e ela foi fechada, isso foi bom, pois a lei tem que ser cumprida. Foi quando os deputados de Recife - Rodrigo "que é o líder" da CPI, pode ter percebido que era um assunto interessante para se ocupar e fez muito bem com outros deputados. Só que segundo o advogado uma coisa é curso de extensão oferecido por empresa (esta errado) e outra coisa é o curso de extensão oferecido por uma faculdade credenciada (está certo), mas parece que os deputados generalizaram tudo e estão nos prejudicando.

    E agora o grupo de deputados acreditam que estão fazendo bem para nós (para mim e vc) ao impedir que continuemos estudando e inclusive eles querem caçar os diplomas de quem já se formou e está trabalhando ganhando seu dinheirinho. se isso acontecer que ajuda eles estarão dando para as mães de familia que serão desempregadas por causa deles?

    eles estão nos prejudicando achando que estão nos beneficiando. Cada vez que postamos algo contra o nosso curso estamos prejudicando a nós memos e não percebemos isso. cada vez que postamos algo contra o nosso curso fortalecemos as ideias dos deputados que sem perceber estão nos prejudicando. Tudo bem que eles estão se promovendo e tenho certeza que virão depois pedir votos por nos prejudicarem. Vc vai votar naqueles que te prejudicaram?

    Eu acho que deveriamos nos unir para nos fortalecer e fazer os deputados nos ajudarem e não nos prejudicarem.

    O pior é que por terem um bom discurso estão conseguindo nos influenciar e fazer que nós mesmo apoiemos uma ideia que nos prejudica, vc s não perceberam ainda? Ainda estão pedindo que nenhuma faculdade ajude a nossa faculdade, eles estão acabando com nosso sonho e muitas pessoas que não entendem sobre o assunto estão pegando carona sobre um assunto que desconhecem.

    Eu não quero ser prejudicada, mas não quero mesmo. quero continuar estudando e concluir meu curso e cuidar dos meus filhos.

    deixe fazer uma pergunta: alguem que estava estudando tem aprendido com aulas sim ou não? Será que somos as mesmas pessoas que eramos antes de começar a estudar sim ou? Acho que eles pensam que somos analfabetos e nos deixaremos ser manipulados para ferrar a nós mesmos. Claro que vão falar que estão preocupados comigo e com vc, mas será que estão mesmos?

    Eu acredito que esse é o momento para nos unirmos e falar para os deputados que eles criaram problemas para nós e que agora resolva sem nos prejudicar em nada. Que eles se reunam vá para Brasilia e faça copm que todos terminem seus cursos, pois somos pessoas humildes mas honestas e queremos concluir nosso estudo, algo que o governo não faz e nunca irá fazer com essa robaleira toda.

    e ajuda e todos os alunos percam o seu tempo porque dinheiro para receber vai demorar.

    faço uma pergunta: vcs acham que esses deputados estão preocupados comigo e com vc?

    vou terminar aqui tentando explicar o que entendi -

    os cursos de extensão são cursos livre, no entanto, existem dois tipos de cursos livres:

    1 - cursos livre oferecidos por instituições que não são faculdades (qualquer um pode oferecer)
    2 - cursos livres de superiores de extensão que podem ser oferecidos por faculdades credenciadas pelo mec.

    Os cursos livres superiores de extensão que só podem ser oferecidos por faculdades são tidos "livre" por não precisarem da fiscalização do mec para averiguar carga horaria, professores, ementário etc.

    ResponderExcluir

PORTEL: PSD SE TORNA O PARTIDO MAIS FORTE DO MUNICÍPIO

Dep. Junior Ferrari e Ver. Charles Gonçalves: lideranças estadual e municipal do PSD Em grande realizado na tarde deste sábado (23), no Cent...