terça-feira, 9 de março de 2021

BASE FLUTUANTE DE SEGURANÇA SERÁ INSTALADA NO MARAJÓ

Operários do estaleiro trabalha, na construção do flutuante da base de segurança 
 

A construção da base integrada flutuante que fortalecerá as ações fluviais de segurança pública está em processo avançado. Em visita ao estaleiro, em Belém, nesta terça-feira, 09, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, e uma comitiva da Segup e dos engenheiros responsáveis, acompanhou o processo de estruturação do casco do veículo. O estágio da obra corresponde a 40% de sua totalidade, apenas um mês após o início da construção, e deverá ser entregue em agosto deste ano. 

 “Nós estamos visitando mais uma obra, uma obra estrutural que será a base fluvial integrada de Antônio Lemos. Essa será a primeira de várias bases que estamos construindo para que a gente possa, neste caso específico, melhorar a fiscalização e o policiamento na região do Marajó, em especial no estreito de Breves”, informou Ualame Machado. 

 A primeira base integrada flutuante da segurança pública "Antônio Lemos” ficará na margem direita do rio Tajapuru, no distrito de Antônio Lemos, município de Breves, controlando grande parte do fluxo oriundo dos estados do Pará, Amapá e Amazonas. 

 Com investimento de R$ 4,5 milhões de recursos estaduais, a obra ampliará a fiscalização dos órgãos públicos na malha fluvial do Pará, especialmente em uma área considerada estratégica para a segurança pública, por estar localizada em um corredor histórico de transporte de drogas, contrabando, pirataria e crimes ambientais. 

“A obra com pouco mais de um mês de andamento já está 40% concluída e a gente espera que, após a entrega da embarcação em si, nós possamos colocar toda estrutura e o equipamento nela, para que ainda entre setembro e novembro deste ano a gente possa estar instalando e operando essa base no estreito de Breves. É mais um compromisso nosso, do governo do Estado, que a gente vem cumprindo. Lembrando que a gente tem outras bases dessas a serem construídas, em Óbidos, a base Candiru, e também na região no Baixo Tocantins”, acrescentou Ualame Machado. 

 INTEGRAÇÃO 

 Além das forças de segurança, setores de fiscalização da Fazenda, Meio Ambiente, Receita e Justiça Federal atuarão de forma integrada na base. 

 ESTRUTURA 

 O padrão da base flutuante prevê quatro níveis: porão, dois convés e tijupá. O porão vai abrigar dois geradores para alimentação de energia, sistema de tratamento de esgoto sanitário, tanques de óleo diesel e espaço para armazenamento de carga. Já o convés principal terá recepção, sala de atendimento, banheiros, cela temporária masculina e feminina, seis salas de escritório com capacidade para 23 pessoas e sala para reunião. O espaço vai contar com área de apoio em terra, que terá estrutura de trapiche metálico modular, poço artesiano, canil e heliponto. 

 No convés superior, ficarão copa, refeitório, espaço de convivência, banheiros e dormitórios para 25 pessoas. Na tijupá irão ficar os painéis fotovoltáicos, aparelhos flutuantes, condensadores, caixa d'água e mirante inferior e superior. Cada estrutura será adaptada para a realidade do local que será instalada, podendo contar com uma infraestrutura terrestre de apoio.

Fonte:AGPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTEL: O AQUAFEST DA DIVERSIDADE MUSICAL

Em sua 5° edição, o Aquafest foi, além de um festival esportivo, um evento marcado pela sua diversidade musical, pois na grade de program...