terça-feira, 9 de outubro de 2012

RESULTADO DAS ELEIÇÕES NO MARAJÓ (Parte 2)

CHAVES
Cidade que vive em constante instabilidade politico-adminstrativa elegeu Solange Lobato/PMDB, derrotando nas urnas  o ex-deputado  Bira Barbosa/PSDB.

SOURE
João Luiz/PT se reelegeu após disputa acirrada com seu ex-vice, Fernando Tobias/PR. A renúncia do vice, Cocada/PSB, na chapa de João, quase complica as coisas. Mesmo assim, Tobias teve votação expressiva.

PONTA DE PEDRAS
Consuelo Castro/PSDB que por muitos anos é a toda poderosa da AMAM-Associação do Arquipélago do Marajó, provou que tem muita força política. Em 2008, conseguiu eleger sucessor, se braço direito à época, Pedro Paulo/PDT. Após romperem, Consuelo se candidatou novamente e reconquistou a prefeitura.

MUANÁ
Cidade que por décadas é governada por feudos familiares, elegeu o cientista político, Murilo Guimarães/PR. Filho de ex-prefeita, Murilo promete dar novos rumos à administração da cidade.

SANTA CRUZ DO ARARI
O excelente mandato de Marcelo Pamplona/PT nos últimos 4 anos, tornou a reeleição dele muito tranquila.
O menor município do Marajó e com sérios problemas sociais por conta do isolamento, deve dar um passo à frente na solução de demandas urgentes como: transporte e saúde.

CACHOEIRA DO ARARI
Por tabela, está no município a maior derrota do PT no arquipélago. Cidade natal de Albertinho Leão, coordenador do colegiado do partido no Marajó, Cachoeira do Aari será governada por Filhão/PSD.
Chega ao fim a panelinha PT/PMDB que por dois mandatos comandava a cidade.

3 comentários:

  1. Como leitor assíduo do seu blog, gostaria que vc tivesse mais atenção nas postagens. Cachoeira do Arari, meu município de origem não era governado pelo PT e sim pelo PMDB há duas gestões e não por décadas conforme vc noticiou.
    Apesar de votar aqui, mas, a administração do Prefeito Jaime Barbosa foi a melhor que o município já teve, depois de sucessivas administrações fracassadas, que deixaram a prefeitura inadimplente e com muitos meses de salários atrasados do funcionalismo.
    Pesquise a história, fale com quem conhece mais afundo e depois noticie, será bem melhor assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo
      Tens razão sobre o "décadas", é que em 2000, Jaime Barbosa (PTB) e Albertinho Leão (PT) disputaram a eleição e perderam pra José Moura/PP. Já fiz correção. Obrigado

      Excluir
  2. Muaná teve a disputa mais apertada do Marajó, O Vencedor da disputa Murilo Guimarães (PR)levou 5.810, apenas 128 votos a frente do segundo colocado, Cidinho Palmeira(PMDB) que levou 5.682.
    No Percentual Murilo teve 33,98%, enquanto Cidinho levou 33,23%, uma diferença mínima.
    Destaque para o bom desempenho de Irá Pimenta que quase não fez campanha, ela teve 5.607 votos com um percentual de 32,79%, com 203 votos amenos que Murilo e 75 votos amenos que Cidinho.
    Ou seja , diferenças muito pequenas entre os candidatos, o que gerou uma disputa muito emocionate até o fim da apuração.

    agora uma pergunta pra você, caro editor.

    já que a diferença foi tão pequena em Muaná, milimétrica eu diria, Por que que não existe segundo turno aqui nesta cidade e em outras cidades do Marajó?

    ResponderExcluir

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...