quinta-feira, 16 de maio de 2013

PARQUE DO CHARAPUCU TERÁ INVENTÁRIO DA ICTIOFAUNA

Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e o Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Norte (Cepnor), iniciaram neste bimestre a as atividades de campo do inventário da ictiofauna (conjunto das espécies de peixes) do Parque Estadual do Charapucu, no município de Afuá, arquipélago do Marajó, que subsidiará a elaboração do plano de manejo da Unidade de Conservação (UC).
 A equipe, composta por especialistas da Sema, do Cepnor e por professores e alunos do curso de Engenharia de Pesca da UFRA, têm feito as devidas coletas nos rios Preto, Ipixuna, Tabocal, Mocambo, Cajari, Anigalinho, Timbó, Medonho, Furo Igapuia e Furo do Céu, localizados no Parque, e no entorno dos rios Jururá, Gama, Cajari e Santa Luzia. Para a captura dos peixes estão sendo utilizadas rede de arrasto tipo “try-net”, de espera de mono e multifilamento, e com diferentes tamanhos de malhas e tapagem. Os peixes capturados serão depositados na coleção de peixes do Cepnor.
 A parceria com centros de referências em pesquisa como a UFRA, e o Cepnor, representa um avanço para a gestão do Parque. “Entendemos que a gestão de uma área protegida não pode ser feita de forma isolada da pesquisa científica. Partimos da premissa que a pesquisa deve subsidiar a administração dessas áreas para que se cumpra a finalidade da unidade de conservação”, observa Julio Meyer, gerente do Parque do Charapucu.

Continue lendo...

Um comentário:

  1. GOSTARIA QUE VOCÊ PUBLICASSE EM SEU BLOG QUE MAIS UMA UNIVERSIDADE IRREGULAR ESTA ENTRANDO EM SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA, POIS ESTE LINK ESTA AVISANDO QUE ELA SÓ ESTA REGULAR EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE - PE
    ESSES DOIS LINKS LEVA A CONFIRMAÇÃO. POIS TEMOS QUE DIVULGAR PARA QUE NOSSO AMIGOS E AMIGAS NÃO CAIA NO GOLPE COMO O DA FACETE.

    http://www.fadire.edu.br/fadire-denuncie.php
    http://www.fadire.edu.br/

    ResponderExcluir

PORTEL: PSD SE TORNA O PARTIDO MAIS FORTE DO MUNICÍPIO

Dep. Junior Ferrari e Ver. Charles Gonçalves: lideranças estadual e municipal do PSD Em grande realizado na tarde deste sábado (23), no Cent...