domingo, 6 de dezembro de 2020

PORTEL TEM 70% DOS CASOS CONFIRMADOS DE SARAMPO NAS ULTIMAS 12 SEMANAS NO PARÁ

Pessoas de 20 a 49 anos, alvo da Campanha de Vacinação, são as mais infectadas pelo sarampo nas ultimas 12 semanas.
 

Dos 99 casos confirmados de sarampo nas últimas 12 semanas no Pará, 37 acometeram pessoas de 20 a 49 anos, que são o público-alvo da Campanha de Vacinação prorrogada até 20 de dezembro. As informações estão no Boletim Epidemiológico do Sarampo, divulgado nesta sexta-feira (4), pelo Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). 
 Ainda segundo o Boletim, o Pará continua responsável por 65% de todos os casos notificados e confirmados da doença do Brasil em 2020, com um total de 5.375 ocorrências, das quais 2.496 ocorreram em pessoas dessa mesma faixa etária. Por isso, é importante que a população continue procurando as Unidades Básicas de Saúde para tomar a vacina tríplice viral, que também protege contra a rubéola e caxumba. 
Nessas 12 semanas, os municípios que mais tiveram casos confirmados de sarampo foram Portel (com 62 casos); Bagre (12), ambos na Região de Saúde Marajó II, e Afuá, com nove casos, na Região Marajó I.
Considerando dados de 2020, os municípios com maior número de casos de sarampo são Belém (1.459), Ananindeua (969), Breves (274), Marituba (257) e Abaetetuba (217). Os números apontam que a Região Metropolitana de Belém apresenta o maior número de casos confirmados da doença em todo o Pará. Na sequência, estão municípios localizados nas regiões do Tocantins, Marajó II e Metropolitana III. 
 O sarampo é uma doença infecciosa aguda viral transmitida por tosse, fala, espirro ou respiração de pessoas doentes. O paciente deve procurar atendimento médico logo que apresentar os primeiros sinais e sintomas da doença, que são febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas vermelhas na pele. Todas as pessoas não vacinadas, e que nunca adoeceram de sarampo, são suscetíveis ao contágio. Só a vacina garante a proteção.


Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MELGAÇO: TCM EMITE MEDIDA CAUTELAR CONTRA PREFEITURA

  O conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), Cezar Colares, aplicou medida cautelar contra a Prefeitura de Melgaço,...