terça-feira, 23 de março de 2010

O BOM EXEMPLO QUE VEM DA CÂMARA

Começou no ano de 2003, quando foi criado o Núcleo de Gestão Ambiental - conhecido como EcoCâmara - que faz ações de sustentabilidade do Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados. Destaque para a participação ativa dos servidores na separação do lixo, na redução do consumo de água e de energia, além de atitudes como o uso de canecas em lugar de copos plásticos.
Esta semana, o programa Cidades e Soluções, da Globonews, mostrou as ótimas iniciativas do EcoCâmara. Merecido. Veja dez resultados que mostram porque o EcoCâmara merece ser divulgado:
1. Ecolavagem - A Câmara será um dos primeiros órgãos públicos a se adequarem à nova legislação que proíbe o uso de água para lavagem de veículos em estacionamentos públicos do DF. Todos os 70 veículos que compõem a frota oficial da Câmara passarão a ser limpos por meio da ecolavagem – método que utiliza uma série de produtos especiais em substituição à água e ao sabão. Para que o processo seja implantado, a Câmara já solicitou a compra dos primeiros kits com os produtos utilizados na lavagem. O processo foi testado por um mês na garagem da Câmara e aprovado.
2. Curso de Educação Ambiental: será oferecido a todos os que trabalham na Casa, com o objetivo de conscientizá-los sobre o meio ambiente e capacitar o secretariado parlamentar para auxiliar os deputados nas discussões de temas ambientais.
3. Oficina de Pintura de Canecas: tem como objetivo promover a reflexão sobre o uso excessivo do plástico em nossa sociedade e seus impactos no meio ambiente, dando ao servidor a oportunidade de levar para o trabalho uma caneca pintada por ele próprio, para substituir o uso dos copos plásticos.
4. A Câmara vai trocar as garrafas de água em PET por água filtrada servida em jarros, brevemente.
5. Escritório Verde - Dentro da sala do EcoCâmara é reservado um espaço para expor produtos desenvolvidos por diversas empresas que respeitam pré-requisitos ecológicos, considerados importantes na avaliação do ciclo produtivo.

Para entrar em contato com a coordenação do EcoCâmara, você pode conhecer o Escritório Verde, localizado no térreo do Anexo IV.
Os telefones disponíveis são (61) 3216 – 2169 (61) 3216 – 2169 e 3216-2171.
Mensagens eletrônicas devem ser enviadas para ecocamara@camara.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTEL: O AQUAFEST DA DIVERSIDADE MUSICAL

Em sua 5° edição, o Aquafest foi, além de um festival esportivo, um evento marcado pela sua diversidade musical, pois na grade de program...