quinta-feira, 16 de agosto de 2012

VEREADOR SEM RECEBER SALÁRIO

Projeto quer acabar com remuneração a parlamentares em cidades pequenas 

A representação política deve ser feita por idealismo ou pode ser encarada como uma carreira?
O questionamento está sendo feito pelo senador Cyro Miranda (PSDB-GO), que apresentou uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para extinguir o salário de vereadores em cidades com menos de 50 mil habitantes.
 O senador conta que começou a pensar no assunto no final do ano passado, durante a Marcha dos Prefeito em Brasília. Na época, Miranda era relator do orçamento da Educação e da Ciência, Tecnologia e Esporte e acabou sendo procurado por diversos prefeitos. “Eles falavam das dificuldades com o orçamento, e um deles, de uma cidade com pouco mais de 10 mil habitantes, contou que enquanto o município tinha oito vereadores ganhando cerca de R$ 7 mil, ele não tinha dinheiro para contratar um médico ou comprar uma van para o transporte escolar”, explica o parlamentar.
 Segundo o senador, o limite em 50 mil habitantes foi determinado porque em cidades menores, geralmente, as câmaras realizam uma ou duas sessões por semana, sempre à noite, o que possibilita ao vereador manter sua profissão original.
Na avaliação de Miranda, o posto de vereador não pode ser visto como uma carreira e sim como a prestação de serviço para a sociedade, do mesmo modo como ocorre nas representações de classe, por exemplo.
 “Não é possível mais continuar desta maneira, temos 59 mil vereadores e não se justificam salários tão altos. Queremos ver os candidatos que têm interesse em servir, em se doar para seus municípios”, assinala.
 O senador destaca que a mudança precisa atingir todo o Poder Legislativo e que seria necessário rever a remuneração também nas câmaras de cidades maiores, nas assembleias, na Câmara Federal e no Senado. Mas o parlamentar confessa que encara o projeto como “um primeiro passo”, porque se já é muito difícil alterar a situação nas menores cidades, seria impossível tentar mudar tudo de uma vez.

Fonte: A NOTÍCIA

13 comentários:

  1. Concordo plenamente com o senador. quero vê tantas pessoas querendo ser vereador sem salario. vcs ja pensaram quanto o país ira economizar, os prefeitos vereadores, deputados, senadores e presidentes são os que mais levam o dinheiro público. Seria ótimo esse senador pedir um plebiscito

    ResponderExcluir
  2. SE CONCRETIZAR, SERÁ UMA BOA, E TALVEZ ASSIM MELHORE A SAÚDE,A EDUCAÇÃO E ETC...ASSIM TAMBÉM VAMOS VÊ QUEM QUE REPRESENTAR O POVO DE VERDADE.

    ResponderExcluir
  3. EU ATÉ SERIA À FAVOR DO PROJETO, MAS COM UMA RESSALVA, QUE FOSSEM EXTINTOS OS SALÁRIOS DE TODOS, EU DISSE DE TODOS OS PARLAMENTARES, SEJAM ELES VEREADORES, DEPUTADOS ESTADUAIS, DEPUTADOS FEDERAIS E TAMBÉM SENADORES, POIS É FÁCIL PARA O NOBRE SENADOR, AUTOR DO PROJETO, QUERER ACABAR COM OS SALÁRIOS DOS OUTROS, QUERO VER É ELE QUERER ACABAR COM O PRÓPRIO SALÁRIO. GENTE, EXTINGUIR OS SALÁRIOS DE QUEM QUER QUE SEJA, NÃO VAI RESOLVER O PROBLEMA DE GESTÃO NOS MUNICÍPIOS POBRES, O QUE RESOLVE SIM É A SOCIEDADE COBRAR DE SEUS REPRESENTANTES, QUE FISCALIZEM A APLICAÇÃO DO DINHEIRO PÚBLICO QUE É REPASSADO, POIS DINHEIRO TEM O QUE FALTA É A BOA ADMINISTRAÇÃO DO MESMO.
    PS. NÃO SOU AMIGO E NEM PARENTE DE VEREADOR, SOU APENAS CIDADÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOCES JÁ IMAGINARAM QUANTOS MENSALÕES IRIAM ACONTECER NO PAÍS, SE ACABASSE COM OS SALÁRIOS DOS AGENTES POLITICOS? O QUE FALTA É O POVO SABER ESCOLHER SEUS REPRESENTANTES. O NOSSO POVO ACHA IMORAL O POLITICO DESVIAR DINHEIRO PÚBLICO, QUE NÃO DEIXA DE ESTAR CERTO, MAS ESSE MEUS POVO NÃO TEM NENHUM PUDOR DE SE VENDER PARA ESSES MESMOS POLITICOS. VOCES ACHAM CERTO?

      Excluir
    2. PARA OS QUE NÃO SABEM PEC NÃO É PROJETO É PROPOSTA DE EMENDA A COSTITUIÇÃO.

      Excluir
  4. QUERO SABER QUEM É QUE REALMENTE VAI TRABALHAR EM BENEFICIO DA COMUNIDADE SEM RECEBER SALÁRIO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquele que realmente se preocupa com a população. Existe muitas ong's qque trabalham sem salarios vc já ouviu falar em voluntario. quer um exemplo bom Pastoral da criança.

      Excluir
  5. QUERO PARABENIZAR O SENADOR CIRO MIRANDA DE GOIÁS. REALMENTE AS CÂMARAS DE VEREADORES DE MUNICIPIOS DE ATÉ 15.000 HABITANTES, GERALMENTE TEM UMA REUNIÃO POR SEMANA,SEMPRE AOS SÁBADOS EM HORÁRIO QUE SEJA BOM PARA TODOS.ESSA REUNIÃO NÃO ATRAPALHA A VIDA DE NINGUEM E MESMO NA DÉCADA DE 70, VEREADOR DE MUNICIPIO COM ESSA POPULAÇÃO NÃO GANHAVA NADA E BEM QUE SEMPRE TEVE CANDIDATO P/ESSE CARGO.GOSTARIA QUE ISSO SE TORNASCE LEI AÍ EU QUERIA VER SE HOJE AINDA AI TER CANDIDATO PARA ESSE CARGO.SE TINHA REALMENTE PESSOAS COMPROMETIDA COM O POVO. POIS HOJE COMO SE VÊ TEM PESSOAS QUE QUEREM SER VEREADOR SO PARA GANHAR NOSSO DINHEIRO,POIS VEJAM AQUI EM SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA. ME RESPONDA POR FAVOR. O POVO TEM REPRESENTANTE NA CÂMARA?.QUEL FOI O BENEFICIO QUE O POVO TEVE NESTE MANDATO?PELO QUE SE VIU FOI PELA 1ª VEZ NA HISTÓRIA DE BOA VISTA,TODOS EU DISSE TODOS OS VEREADORES FICARAM AO LADO DO PREFEITO E POVO? FU......QUE ISTO SIRVA DE UM ALERTA!ESTAMOS AS VÉSPERAS DE OUTRA ELEIÇÃO.SERÁ QUE AINDA VAMOS NELESSSSSSSSSSSS!

    ResponderExcluir
  6. SOU UMA PESSOA QUE GOSTO MUITO DE POLITICA E, SE REALMENTE ESTA PEC FOSSE APROVADA EU ME CANDIDATARIA, POIS O QUE GANHO NA MINHA PROFISSÃO E ATIVIDADE QUE DESEMPENHO, É SUFICIENTE PARA SUSTENTAR A MIM E MINHA FAMILIA. E AI NÃO TERIA QUE ME SUBMETER AOS MAUS ELEITORES, OS PROFICIONAIS DE ELEIÇÃO QUE ENGANAM E EXPLORAM OS CANDIDATOS.

    ResponderExcluir
  7. SE ESTA PEC FOSSE APROVADA, OS MUNICIPIOS BRASILEIROS ESTARIAM NA MÃO DO CRIME ORGANIZADO, NARCOTRAFICANTES REINARIAM NESTE PAÍS, VOCES NÃO VEEM O QUE ACONTECEM NO RIO DE JANEIRO ONDE OS TRAFICANTES SUSTENTAM E DÃO SEGURANÇA PARA A COMUNIDADE EM TROCA DO STATUS, DO PODER DAQUELA COMINIDADE.

    ResponderExcluir
  8. Os aproveitadores não iram se candidatar.

    ResponderExcluir
  9. O nobre senador cyro Miranda estar preocupado com os vereadores, mais lhe digo uma verdade, senador preucupe-se com os parlamentares em Brasilia aí sim a fara é grande em relação à gastos com dinheiro publico, mensalões, desvio de verbas publicas, orçamentos altíssimos com gabinetes de senadores e deputados, e mais sem contar com as festas que acontece em lugares de luxos com garotas de programas, e tudo financiado com dinheiro publico, senador preucupe-se em diminuir a verba de gabinete dos senadores e deputados se dê exemplo.

    ResponderExcluir