sexta-feira, 22 de março de 2013

GRUPAMENTO FLUVIAL E MARINHA FORMAM 45 AGENTES DE PILOTAGEM DE EMBARCAÇÕES

O Grupamento Fluvial (GFlu), do Sistema de Segurança Pública do Pará, e a Marinha do Brasil formaram 45 agentes, na segunda turma deste ano do curso especial para pilotar e tripular embarcações em uso no serviço público. A formatura aconteceu nesta sexta-feira (22), na sede do GFlu, na Rodovia Arthur Bernardes, em Belém, e foi marcada pela aula prática de pilotagem. A cerimônia de entrega dos certificados e das habilitações para pilotagem teve as presenças do delegado Dilermando Dantas, diretor do GFlu; do capitão de fragata Sérgio Ventura da Paixão, que representou o capitão de mar e guerra Sérgio Duarte Nunes, da Marinha; do major Ricardo Polaro, da Divisão de Ensino da Polícia Militar; do major Francisco Machado, do Comando de Missões Especiais da PM, e do capitão Kleverton Firmino, da Companhia Independente de Polícia Fluvial da PM.
Foram formados agentes das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, da Guarda Municipal de Belém e da Polícia Federal, além de fuzileiros navais. Todo o curso foi ministrado por profissionais da Capitania dos Portos, órgão ligado à Marinha do Brasil, que habilitaram os agentes à pilotagem e para atuar como tripulante de embarcações, como lanchas e navios, visando a atuação em operações policiais e de resgate de vítimas de acidentes nos rios do Pará. A formação aconteceu na sede do GFlu.
Os participantes tiveram aulas de uso de rádio VHF para comunicação marítima; legislação sobre tráfego aquaviário; manobras de embarcações; noções sobre motores propulsores; noções sobre estabilidade de embarcações; navegação e meteorologia; aplicação de nomenclaturas náuticas e noções básicas sobre poluição ambiental nos rios. Os agentes conheceram ainda técnicas de sobrevivência de náufrago e de segurança de pessoas, por meio de prática de primeiros-socorros e de combate a incêndios.

Continue lendo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...