O prefeito de Portel, Manoel Maranhense, ao lado do Conselheiro Daniel Lavareda, e o prefeito de SSBV, Hilton Lima |
A mesa de abertura foi composta pelo presidente do TCM-PA, conselheiro Daniel Lavareda; pela diretora Adjunta da Escola de Contas, Brenda Oliveira; pelo vice-prefeito de Breves, Vilson Mainarde; pelo presidente da Câmara Municipal de Bagre, vereador Manoel Martins e pelo secretário e presidente em exercício da Câmara Municipal de Breves, Enaldo Prata Aguiar.
DESAFIOS - Após a abertura, o projeto teve sua primeira palestra ministrada pelo presidente do TCM-PA, conselheiro Daniel Lavareda, que falou sobre a temática “Função Fiscalizadora do TCM-PA”, onde o presidente discorreu sobre o exercício do Tribunal a respeito da fiscalização financeira e orçamentária dos municípios. “Um dos maiores desafios que me impus, durante o meu mandato de dois anos de presidência, foi fazer com que o Tribunal percorresse todo o Estado do Pará, ouvisse o serviço e os administradores públicos, mas, acima de tudo, ouvisse também a população e a sociedade civil. Porque entendo que o TCM-PA, enquanto órgão julgador, só poderá fazer o seu papel de julgar corretamente se ele conhecer as bases dos municípios que ele julga, se ele conhecer as vozes e os reclames dos administradores, pois não se julga papel, se julga pessoas. E para julgar pessoas, é preciso conhecê-las”, disse Lavareda.
A vereadora do município de Breves, Olena Machado, agradeceu ao TCM-PA pela oportunidade de participar do projeto e completou dizendo que a “gestão é compromisso, todos que fazem parte da gestão deveriam participar. Trazer formação, capacitar os gestores é de suma importância. Acredito que cada um de nós, que temos compromisso com a gestão pública, deveríamos participar e nos comprometer principalmente com a prestação de contas”, afirmou.
Ao comentar sobre o CAPACITação, o prefeito de São Sebastião da Boa Vista, José Hilton Lima, agradeceu ao Tribunal pela ação e disse que o projeto “é muito importante, para termos um melhor direcionamento e conseguirmos caminhar na direção certa”.
Até o momento, o projeto do TCM-PA já atendeu 87 municípios e 1.970 jurisdicionados. o CAPACITação tem apoio do Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará (MPCM), Tribunal de Contas do Estado (TCE), e da Assembléia Legislativa do Pará (Alepa).
Fonte: TCM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário