domingo, 31 de julho de 2011
ENQUETE - RESULTADO FINAL
ATENÇÃO ALUNOS FACETE !!!!
O MELHOR DA MUSICA BRASILEIRA
Nascido em Mato Grosso do Sul, desde os doze anos já tocava viola e gostava do mato e sons da natureza; Aos vinte anos mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar Direito, mas desistiu da carreira de advogado, tornando-se um músico, motivado inicialmente por escutar no Largo do Machado uma dupla tocando viola caipira . Então dedicou-se ao seu estudo, tendo Tião Carreiro como mestre. Retornou à Campo Grande onde formou a dupla Lupe e Lampião com um amigo, adotando Lupe como nome artístico. Em 1979 foi para São Paulo, onde iniciou um trabalho com sua conterrânea Tetê Espíndola, acompanhando também a cantora Diana Pequeno. Gravou seu primeiro disco em 1980, contando com a participação de Tetê Espíndola, Alzira Espíndola e Paulo Simões. Fez parte da geração Prata da Casa, no início dos anos 80, sendo uma das principais atrações do movimento que juntou os maiores expoentes da música sul-mato-grossense. Seu estilo caracteriza-se pelo experimentalismo e sua música é descrita como folk ,agrega uma sonoridade tipicamente caipira da viola de 10 cordas,o folk norte-americano e com influências das culturas fronteiriças do seu estado,como a música paraguaia e andina;e o resultado é único,ao mesmo tempo reflete traços populares e eruditos,despertando atenção de públicos diversos.
[editar]Comitiva Esperança
Juntamente com o parceiro Paulo Simões, com o maestro e violinista Zé Gomes, o jornalista, crítico e pesquisador Zuza Homem de Mello e do fotógrafo Raimundo Alves Filho, inicou uma comitiva que explorou o Pantanal, realizando registros fotográficos, pesquisando o modo de vida dos pantaneiros enquanto percorriam o Paiaguás, Nhecolândia, Piquiri, São Lourenço e Abobral. Esse projeto resultou em um documentário co-produzido por Almir Sater e Paulo Simões.
Estreou como ator na telenovela Pantanal, de Benedito Ruy Barbosa, pela Rede Manchete em 1990. Na trama, Almir deu muito o que falar por sua interpretação como Trindade, um peão misterioso que afirmava ter um pacto com o demônio. Em 1991 protagonizou, ao lado de Ingra Liberato a novela A História de Ana Raio e Zé Trovão, de Marcos Caruso, pela mesma emissora.
Paralelamente, Almir estabeleceu ricas parcerias com Renato Teixeira e Paulo Simões criando verdadeiras pérolas do cancioneiro regional-popular. Com Sérgio Reis, o artista fez parcerias somente em novelas.
Exímio violeiro, seu estilo caracteriza-se pelo experimentalismo, a utilização de diversas afinações diferentes e o resgate da música regional. Suas influências vão de Al Jarreau e Beatles às músicas mineira, andina e caipira/sertaneja tradicionais. Também toca violão e charango. Os personagens vividos pelo ator possuíam essas características, como pode ser visto em O rei do gado, de Benedito Ruy Barbosa, pela Rede Globo, em 1996, onde seu personagem fazia dupla com o personagem de Sérgio Reis, "Pirilampo & Saracura", tendo gravado, inclusive, músicas na trilha sonora da novela.
Sua última aparição como ator foi na telenovela Bicho do Mato, de Bosco Brasil e Cristianne Fridman, pela Rede Record, em que interpretava a personagem Mariano. Foi um remake da telenovela homônima, de Chico de Assis e Renato Corrêa e Castro exibida pela Rede Globo em 1972.
sábado, 30 de julho de 2011
POLUIÇÃO SONORA
A PALAVRA É...
Conformidade passiva com idéias, opiniões, teorias, princípios. Obediência formalística à lei ou à jurisprudência.
Argumento, racionalização ou medida de caráter artificioso, particularmente nos campos do direito, da moral e da política, fundados em casos concretos e não em regras gerais.
Ação que tem em vista favorecer ou resolver o problema de uma pessoa ou de grupo de pessoas, sem levar em conta o bem coletivo.
quinta-feira, 28 de julho de 2011
V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL -SSBV/Pa

* Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS.
* Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais.
* Fortalecimento da participação e do controle social.
* A centralidade SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil.
Avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios.
* Avaliar os avanços obtidos na gestão do trabalho no SUAS, seu financiamento e propor estratégias para implementação da NOB/RH, como mecanismo para qualificar os serviços e consolidar o SUAS no sistema de proteção social não-contributivo brasileiro.
* Avaliar a qualidade da oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social sob a lógica do trabalho articulado em rede (entidades socioassistencias e unidades estatais), do protagonismo e participação dos usuários e da valorização dos trabalhadores.
* Propor estratégias para o fortalecimento do alcance das atenções ofertadas pelo SUAS no processo de erradicação da pobreza extrema, definindo articulações intersetoriais prioritárias e formas de financiamento adequadas.
* Avançar na propositura de estratégias para a consolidação da participação e do controle social na assistência social, como eixo estruturante do SUAS, para o fortalecimento do protagonismo dos usuários e para valorização dos trabalhadores.
Trabalhadores da área de assistência social, entidades de assistência social, autoridades, lideres comunitários e moradores de São Sebastião da Boa Vista.
Na Conferência serão eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Assistência Social.

quarta-feira, 27 de julho de 2011
GESTOR CULTURAL PRA QUÊ ?
RAIO DE AÇÃO
ELEJA AS SETE MARAVILHAS DO MARAJÓ
EX-PREFEITO DE BAGRE É CONDENADO A 1,3 ANOS DE DETENÇÃO
Na sentença, o juiz federal Antônio Carlos Almeida Campelo, da 4ª Vara, substituiu a pena privativa de liberdade por uma pena restritiva de direitos, porque o ilícito cometido pelo ex-prefeito não ultrapassa os quatro anos de reclusão. Em audiência que ainda será marcada, será definido o tipo de restrição de direitos que o réu será obrigado a cumprir no período da pena.
Na ação civil pública por improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público Federal, Leoci Macedo é acusado de não ter prestado contas dos valores dos valores de R$ 126.979,70 e R$ 129.246,00 que o Município recebeu do governo federal nos anos de 1999 e 2000. A defesa do ex-prefeito reconheceu que ele realmente não prestou contas, mas mostrou que os recursos foram corretamente aplicados. E ressaltou que a ausência de prestação de contas somente ocorreu em relação ao exercício de 1999.
No interrogatório perante a 4ª Vara, especializada em ações criminais, Macedo disse que não prestou contas porque foi afastado do cargo por decisão do Tribunal de Justiça do Estado, em junho de 2000, só tendo retornado em novembro desse mesmo ano. Campelo considerou, no entanto, que essa explicação não é suficiente para livrar o ex-prefeito de sua responsabilidade penal, “eis que [o réu] não demonstrou nos autos a ocorrência de caso fortuito ou motivo de força maior, até porque, como ele próprio afirmou, apesar de cassado, foi posteriormente reintegrado ao cargo e poderia apresentar as prestações de contas.”
A sentença lembra ainda que, bem antes da ação ajuizada pelo MPF, o acusado havia sido alertado pelo FNDE de que deveria prestar contas do dinheiro recebido. Além disso, foi citado pelo Tribunal de Contas da União para apresentar defesa ou recolher o débito, mas, conforme o juiz, não atendeu às recomendações. “Esses fatos, induvidosamente, conduzem à compreensão de que houve a vontade (dolo) deliberada do réu em incidir na norma de conduta proibida”, concluiu Campelo.
Fonte: Justiça Federal - Seção Judiciária do Pará
Seção de Comunicação Social
terça-feira, 26 de julho de 2011
FESTIVAL DA DOURADA - GURUPÁ


Pescadores e Pescadoras de Gurupá
REALIZAÇÃO
Colonia dos Pescadores Z-49 de Gurupá
FESTIVAIS E FESTIVAIS


domingo, 24 de julho de 2011
O MELHOR DA MUSICA BRASILEIRA

Nascida na região da Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais, de uma família ligada à música, aos 18 anos Ceumar foi para Belo Horizonte estudar violão clássico e canto na Fundação de Educação Artística. Em 1995, transferiu-se para São Paulo, onde permaneceu por 14 anos.
Seu primeiro CD, Dindinha, saiu em 2000, produzido por Zeca Baleiro, que também assinou a canção que deu nome disco. No segundo, Sempre Viva, Ceumar estreou como produtora, arranjadora e compositora, ao lado da poeta Alice Ruiz, em "Avesso", e de Chico César e Tata Fernandes, em "Boca da Noite".
A cantora tem se apresentado em turnês e projetos internacionais na Holanda ao lado do pianista jazzista Mike del Ferro. Como compositora, escreveu para a peça teatral do ator Gero Camilo, Canções de Invento, que traz referências a violeiros do nordeste como Xangai e Vital Farias e mistura poesia, teatro e música popular. Tem canções gravadas pelos cantores Rubi e Gonzaga Leal.
sábado, 23 de julho de 2011
A RÁDIO COMUNITÁRIA É DO POVO !
Usar estas rádios para interesse particular é uma prática cada vez mais usada, principalmente no interior do estado, onde a fiscalização é quase nula. Vamos usar como exemplo a Rádio Consciência Rural de São Sebastião da Boa Vista, conhecida na cidade como a " Rádio do Pingo".
Raimundo Pereira ou "Pingo de Ouro" como ele é conhecido, foi o idealizador desta rádio, que é ligada ao Sindicato Rural do município. O uso do proselitismo, é uma prática constante e o descontentamento dos moradores da cidade com esta situação é visível.
O Serviço de Radiodifusão Comunitária foi criado pela Lei 9.612, de 1998, regulamentada pelo Decreto 2.615 do mesmo ano. Podem explorar esse serviço somente associações e fundações comunitárias sem fins lucrativos, com sede na localidada da prestação do serviço. As estações de rádio comunitárias devem ter uma programação pluralista, sem qualquer tipo de censura, e devem ser abertas à expressão de todos os habitantes da região atendida.
A programação diária de uma rádio comunitária deve conter informação, lazer, manifestações culturais, artísticas, folclóricas e tudo aquilo que possa contribuir para o desenvolvimento da comunidade, sem discriminação de raça, religião, sexo, convicções político-partidárias e condições sociais. A programação deve respeitar sempre os valores éticos e sociais da pessoa e da família, prestar serviços de utilidade pública e contribuir para o aperfeiçoamento profissional nas áreas de atuação dos jornalistas e radialistas. Além disso, qualquer cidadão da comunidade beneficiada terá o direito de emitir opiniões sobre quaisquer assuntos abordados na programação da emissora, bem como manifestar idéias, propostas, sugestões, reclamações ou reivindicações.
É proibido a uma rádio comunitária utilizar a programação de qualquer outra emissora simultaneamente, a não ser quando houver expressa determinação do Governo Federal. Não poderá ela, também, em hipótese alguma: veicular qualquer tipo de defesa de doutrinas, idéias ou sistemas sectários; e inserir propaganda comercial, a não ser sob a forma de apoio cultural, de estabelecimentos localizados na sua área de cobertura.
A população de São Sebastião da Boa Vista deve se organizar e cobrar explicações sobre o funcionamento da rádio, exigir prestação de contas dos inúmeros "festivais de prêmios" realizados em nome da rádio, exigir a criação de um conselho administrativo pra emissora, direito gantido por lei. Boavistenses, uni-vos !!!!
A PALAVRA É...
Demagogia é conduzir o povo a uma falsa situação. Em termos etimológicos provém do Grego, querendo dizer "a arte de conduzir o povo".
Dizer ou propor algo que não pode ser posto em prática, apenas com o intuito de obter um benefício ou compensação.
No nosso contexto atual, está muito associado ao mundo da política e a promessas de "mundos e fundos", que depois na prática não se concretizam.
sexta-feira, 22 de julho de 2011
RIOS DE SANGUE ..ATÉ QUANDO?

quinta-feira, 21 de julho de 2011
MICROFONE NA MÃO E NADA NA CABEÇA
ESPERANDO RESPOSTAS
quarta-feira, 20 de julho de 2011
ENQUETE
MESTRES E SUAS OBRAS

A partir de hoje, todas as quartas traremos a obra de um (a) grande pintor (a)... Espia, meu mano!
Durante a guerra civil espanhola, a aldeia de Guernica foi atacada e practicamente destruida pela Luftwaffe, inspirando uma das mais famosas pinturas de Pablo Picasso. Devido ao horror das quase 1600 mortes originadas pelo bombardeamento, esta obra, que já estava a ser efectuada pelo artista, recebeu então o nome desta aldeia, nascendo e perpetuando-se Guernica.
SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA INAUGURA MAIS UM POSTO DE SAÚDE

Por email, na íntegra ...
Neste ultimo sábado dia 16 de julho de 2011, a Secretaria Municipal de Saúde entregou mais uma obra na zona rural. Desta vez foi na Comunidade de Urucuza, que deve cobrir também as comunidades próximas e inclusive de Muaná na comunidade de Jararaca. O Posto Saúde da Família de Urucuzal é o terceiro na zona rural na modalidade estratégia Saúde da Família, os outros estão localizados na Vila Raquel e Vila Coqueiro. O secretario de saúde ressaltou que em 2005 o número de Postos de Saúde na zona rural eram de apenas 4 (quatro), mas atualmente são 9 sendo 3 na modalidade Saúde da família. O conselho Municipal de Saúde aprovou implantação da Estratégia Saúde da Família na comunidade de Urucuzal e foi encaminhado para SESPA e posteriormente a CIB (Comissão Intergestora Bipartite) para posterior repasse de contrapartida do Governo federal no investimento. Dentro de 60 dias a Secretaria Municipal de Saúde vai contratar médico, enfermeiro e odontologo para inicio dos serviços de saúde após Portaria de Implatação do Ministério da Saúde. O evento contou além do prefeito municipal Getulio Brabo e Secretario Municipal Delcimar Viana estavam ainda Ex-prefeito Laércio Pereira, Hamil Marques presidente do Conselho Municipal de Saúde e e Graça Souza Vereadora do PT. Secretario Municipal de Saúde informou ainda que na ultima viagem a Brasília/DF, o Ministério da Saúde, através do Fundo Nacional de Saúde, aprovou atraves do PAC 2 mais uma construção de Posto de Saúde, agora na localidade de Araqueiru nas cabecerias do Rio Pracuuba Miri. Outro investimento ainda anunciando pelo prefeito e secretario municipal foi a retomada das obra do Posto de Saúde São Felix na Ilha Pau de Rosa. Secretario Municipal de Saúde disse que vai ainda no mês de julho encaminhar proposta ao Ministério da Saúde da Unidade Básica de Saúde na sede do município para atender população da zona urbana que hoje deve atingir cerca de 12 mil pessoas, esta Unidade de Saúde seria também na modalidade de Estratégia de Saúde da Família.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de SSBV
terça-feira, 19 de julho de 2011
CURRALINHO: UM CAOS NA SAÚDE
segunda-feira, 18 de julho de 2011
LEDO ENGANO
DEFININDO O FESTIVAL
domingo, 17 de julho de 2011
ESCALPELADOS: CABELO NOVO, VIDA NOVA
GURUPÁ: FESTIVAL DA DOURADA
O festival do açai deve ser muito bom
Eu sou de Gurupá, trabalho na colônia de pescadores de Gurupá e todo ano nos promovemos o "Festival da dourada" uma das festas mais esperadas da cidade. Sempre comemoramos nos dias 05,06, 07 de setemmbro .Aproveitando para convida-los do blog e todos os seguidores para pariciparem e divugarem o nosso festivall
mais informaçoes meu MSN taty_gurupa@hotmail.com
Adoraria q numa destas paginas tivesse a divugação do nosso festival
obrigadoo
FESTIVAL DO CAMARÃO EM AFUÁ

Vem aí mais uma edição da maior festa cultural do arquipélago do Marajó e convidamos você a participar conosco do XXIX Festival do Camarão em Afuá. Será de 21 a 24/07/2011 e a Abertura Oficial acontecerá dia 22/07. Nosso ritmo é a Lanceada na VII BATALHA CAMAROEIRA com os camarões CONVENCIDO E PAVULAGEM.
PROGRAMAÇÃO DO XXIX FESTIVAL DO CAMARÃO
21/07 QUINTA-FEIRA16:00h. BICIATA
19:00h. RAUL E BANDA
21:00h. ZÉ MIGUEL, AMADEU CAVALCANTE E OSMAR JÚNIOR
22:30h. FAFÁ DE BELÉM
00:30h. RAMON FRAZELLY
02:30h. SANDRO SANDIM
22/07 SEXTA-FEIRA
20:00h. BANDA SEDUÇÃO
22:00h. SANDRO SANDIM
23:30h. ABERTURA OFICIAL DO XXIX FESTIVAL DO CAMARÃO
00:00h. BABADO NOVO
02:00h. FORROZÃO TROPIKÁLIA
04:00h. BANDA POP SHOW
23/07 SÁBADO
12:00h. PAGODE DO CHARLINHO
14:00h. BANDA SEDUÇÃO
16:00h. CONCURSO DA “RAÍNHA DO FESTIVAL”
18:00h. BANDA XAMÊGO
20:00h. BATALHA CAMAROEIRA
22:00h. FORROZÃO TROPIKÁLIA
00:00h. BABADO NOVO
02:00h. GABY AMARANTOS
04:00h. BANDA FUZAKA
24/07 DOMINGO
12:00h. PAGODE DO CHARLINHO
14:00h. RAUL E BANDA
16:00h. CONCURSO DO “MISTER CAMARÃO”
18:00h. RAMON FRAZELLY
20:00h. SÓ PRA CONTRARIAR
22:00h. GABY AMARANTOS
00:00h. BANDA POP SHOW
02:00h. BANDA FUZAKA
04:00h. BANDA XAMÊGO
Fonte: Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Lazer e Cultura - SEMTELC
FESTIVAL DO AÇAI DE BAGRE MUDA DE DATA
O MELHOR DA MÚSICA BRASILEIRA

Filho do militar Geraldo Lins, foi muito influenciado por diversos gêneros musicais como jazz, bossa nova e soul e tem como principal instrumento o piano, que toca desde os dezoito anos. Formou-se em engenharia química no final dos anos 60, quando iniciou a carreira musical em festivais. A canção O Amor É O Meu País, erroneamente taxada de ufanista, foi classificada em segundo lugar consecutivo no V Festival Internacional da Canção. O primeiro sucesso como compositor foi com Madalena, gravada por Elis Regina.
Contratado pela gravadora Forma/Philips (que posteriormente transformou-se em Polygram até chegar ao nome atual Universal Music) pelo então produtor, o compositor Paulinho Tapajós, grava três discos pelo selo: Agora, Deixa o trem seguir e Quem sou eu?. Nesse período, compôs músicas com Ronaldo Monteiro de Souza, mas depois teve em Vítor Martins o mais frequente parceiro. A primeira composição entre ambos se deu quando do lançamento do quarto LP, Modo livre, pela RCA (depois BMG, em seguida Sony BMG e hoje Sony Music), gravadora esta que lançaria também o álbum subsequente, Chama acesa. Nessa mesma década lançou alguns discos que o projetaram nacionalmente.
Teve inúmeros sucessos como cantor como Abre Alas, Somos todos iguais nesta noite e Começar de novo - todas em parceria com Vítor Martins. Começar de novo foi gravada por Simone no mesmo ano em que foi composta. Na voz de Simone, Começar de novo foi tocada como tema oficial de abertura do seriado Malu Mulher, tonando-se um grande sucesso da época e um marco na história da MPB.
Lançou inúmeros discos, muitos deles de inúmero sucesso, tendo trocado de gravadoras por diversas vezes. No decorrer dos anos 70, a obra ganha grande temática política. A partir da segunda metade dos anos 80, começa a enfatizar a carreira internacional, principalmente nos EUA, onde foi regravado por inúmeros astros da música internacional, como Quincy Jones, George Benson, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Carmen MacRae e Barbra Streisand.
Foi destacado compositor, tendo músicas gravadas por nomes consagrados como Elis Regina (Cartomante, Madalena, Aos Nossos Filhos), Simone (Começar de Novo), Quarteto Em Cy (Abre Alas), Gal Costa (Roda Baiana), Jane Duboc (De Alma e Corpo, Aos Nosso Filhos) Zizi Possi (Demônio de Guarda) e Emílio Santiago (Velas Içadas). Comandou um programa televisivo na Rede Globo ao lado de Gonzaguinha e Aldir Blanc, o Som Livre Exportação. Foi casado com a cantora e atriz Lucinha Lins, com quem teve um filho, o cantor e ator Cláudio Lins. Torce pelo Fluminense Football Club.
Valendo-se ainda do filão engajado da pós-ditadura, cantou, ainda que com uma participação individual diminuta, no coro da versão brasileira de We are the world, o hit americano que levantou fundos para a África ou USA for Africa. O projeto Nordeste já (1985), abraçou a causa da seca nordestina, unindo 155 vozes num compacto, de criação coletiva, com as canções Chega de mágoa e Seca d´água. Elogiado pela competência das interpretações individuais, foi no entanto criticado pela incapacidade de harmonizar as vozes o enquadramento de cada uma delas no coro.
Em 1991, com o amigo e parceiro Vítor Martins, fundou a gravadora Velas. Essa gravadora, totalmente nacional e independente, foi mais uma tentativa de que se desse espaço para cantores brasileiros já conhecidos esquecidos em gravadoras multinacionais e para o surgimento de novos valores no cancioneiro popular. Nomes como Chico César, Lenine, Guinga tiveram grande respaldo dessa gravadora para poderem iniciar as carreiras artísticas. Essa gravadora também lançou discos de nomes já consagrados na música, como Zizi Possi (o elogiadíssimo Valsa Brasileira), Fátima Guedes (Coração de Louca, um dos pioneiros do selo, além de Grande Tempo, Pra bom entendedor… e Muito intensa), trabalhos póstumos de Elis Regina (Elis Regina no Fino da Bossa, Elis Vive, Elis Regina ao vivo), e outros. Em 1995, grava a música Lembra de Mim, tema da novela História de Amor, de Manoel Carlos, que faz um enorme sucesso.
Ivan Lins é autor da trilha sonora dos filmes Dois Córregos e Bens Confiscados de Carlos Reichenbach e ganhou Prêmio de Melhor Trilha Sonora no terceiro Festival Luso-Brasileiro Santa Maria da Feira. Ele também é um dos compositores brasileiros mais gravados no exterior e já foi indicado ao prêmio Grammy. Lançou também um tributo ao Poeta da Vila, Noel Rosa (Viva Noel, 1997), que contou com muitas participações especiais e também lançou Um novo tempo (1999), somente com canções natalinas.
Cinco anos depois, veio o CD Cantando Histórias, que traz regravações dos antigos sucessos e contou com as participações especiais de Jorge Vercilo, Simone e Zizi Possi. Dois anos depois, veio Acariocando (2006), somente com canções inéditas. No fim no ano de 2007, Ivan Lins lançou o CD e DVD Saudades de Casa, com diversas colaborações, gravado em estúdio no Rio de Janeiro.
Em sua versão em CD, o álbum Amar Assim trouxe uma faixa-bônus, a instrumental Fora da lei. Ela não havia entrado no LP original por problemas de espaço.
Ivan Lins por pouco não teve uma versão em inglês de sua canção "Novo Tempo" incluída no álbum Thriller de Michael Jackson. Durante visita ao Brasil em 1980, Quincy Jones ouviu a canção e pediu autorização para escrever uma versão que seria apresentada a Jackson. Lins não lhe deu resposta e "Novo Tempo" foi excluída da pré-seleção de faixas para o álbum.
sábado, 16 de julho de 2011
A APOSENTADORIA NO BRASIL
EXEMPLO A SER SEGUIDO
Viva ao povo boavistense....
A PALAVRA É...
O termo sectarismo (usado geralmente com conotação pejorativa) pode ser definido como a visão estreita, intolerante ou intransigente. Muitas seitas e religiões têm uma visão proselitista das verdades que pregam. Algumas atitudes de grupos ideológicos também podem ter comportamentos sectários na defesa ferrenha de seus ideais.
Classifica-se de sectário aquele que é praticante de uma seita ou apresenta comportamento típico do sectarismo ideológico.
sexta-feira, 15 de julho de 2011
DISSE TUDO
NOTA DO COSEMS/PA SOBRE A MALÁRIA NO MARAJÓ
O Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Pará – COSEMS/PA se manifesta a respeito de matéria veiculada por meio de jornal de grande circulação do Estado a respeito de casos de malária em Municípios da Região do Marajó.
O COSEMS/PA tem discutido com a Secretaria Estadual de Saúde – SESPA formas de parceria para implementação de ações e serviços de saúde que objetivem a diminuição e controle da malária no estado, e não está de acordo com as afirmações que imputam aos Municípios a responsabilidade única pelos surtos registrados na Região do Marajó e do Baixo Tocantins.
É importante registrar que o custo das ações de campo são altos e é de conhecimento de todos que, das Unidades Federativas, os municípios são os que mais investem na área de saúde sempre ultrapassando o mínimo constitucional de 15% (quinze por cento). Ressaltamos ainda que os casos de malária não podem ser atribuídos exclusivamente à deficiência da Estratégia de Saúde da Família ou à baixa cobertura de Agentes Comunitários de Saúde nos municípios, uma vez que a área os onde os surtos de malária acontecem possuem baixa densidade demográfica.
É fundamental afirmar que os municípios têm adotado como alternativa a contratação de microscopistas e de agentes para atuarem exclusivamente no combate às endemias. Ressaltamos também que os municípios não concordam com ações de “força tarefa” isoladas, que não estejam inseridas em uma programação permanente, sendo realizadas conjuntamente com as Coordenações de Vigilância dos Municípios.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de SSBV
OUTRA BOAVISTENSE DE DAR ORGULHO

Em 1993, quando ganhou o 1o Lugar no Festival da Canção de Marabá (PA), foi aclamada melhor intérprete por um público de 9.000 pessoas.
Em 1998, gravou seu primeiro CD Pedra, pré-indicado ao Prêmio Sharp como melhor disco na Categoria Regional e teve participações especiais de Osvaldinho do acordeon, Bocato, Proveta, entre outras.
Em 2005, uma produção independente deu vida ao CD Ave Encantadeira, gravado com compositores de todo o Brasil. Neste mesmo ano se lança como poeta e compositora.
Em 2007, lançou o CD infantil O Mundo é Cheio de Sons, composições próprias dando atenção aos objetivos didático-musicais, procurando trazer ao universo infantil a sonoridade brasileira do côco, carimbó, frevo, baião, ciranda, entre outros, com uma linguagem leve, divertida e inteligente. O trabalho foi selecionado para o Prêmio TIM de Música 2008.
No teatro, fez parte do elenco das peças musicais Puro Brasileiro, Café Cantante Punhal Reluzente e Abrazos, todos sob direção de Marcos Fayad.
No cinema, participação especial no curta metragem Jocasta e no documentário A Folia e o Nascimento da Tragédia no Espírito da Música, ambos do cineasta premiadíssimo Amarildo Pessoa.
Em julho de 2010 lançou seu quarto CD, com canções de sua autoria e dedicado ao público infantil, intitulado Somos Notas de uma Única Canção
quinta-feira, 14 de julho de 2011
ESPETÁCULO "MARAJÓ EM LENDAS" SE APRESENTA EM SALVATERRA, SOURE E CACHOERIA DO ARARI

Neste final de semana 15, 16 e 17 o espetáculo “Marajó em Lendas” da Associação Papa Manga de São Sebastião da Boa Vista, se apresenta nas cidades de Salvaterra, Soure e Cachoeira do Arari. As apresentações serão a noite nas Praças públicas das referidas cidades nas programações das Secretarias de Cultura locais. A iniciativa aprovada pela Fundação Nacional de Arte, através do edital Microprojetos Amazônia Legal 2010, prevê a apresentação da peça em 09 municípios marajoaras até setembro do corrente ano e, tem como produtor Ivo Ferreira Reis, integrante da referida Associação.
“Marajó em Lendas” – carro chefe da Associação Papa manga - é uma comédia recheada com os causos e lendas marajoaras como a cobra grande, o boto, a iara, o curupira, a matinta perera, mas além de mostrar, em linguagem cabocla, essa diversidade, faz um alerta para a preservação da cultura marajoara, que está aos poucos desaparecendo.
Com a direção de Elizeu Costa “Marajó em Lendas” completará 10 anos em cartaz e 100 apresentações, sem falar nas premiações nos municípios de Tome Açu, Tucurui, Marabá, Bragança, Salvaterra, Ponta de Pedras.
Portanto convidamos o publico desses municípios para assistir, rir e se divertir com essa comédia marajoara. Sexta: Salvaterra e Soure e, sábado Cachoeira do Arari.
quarta-feira, 13 de julho de 2011
SANTA CASA FARÁ MUTIRÃO DE CIRURGIA PLÁSTICA PARA ESCALPELADOS

EDUCAÇÃO EM BAGRE É DESTAQUE NA IMPRENSA
PAULO ROCHA E O CORINGA
terça-feira, 12 de julho de 2011
BOAVISTENSE DE DAR ORGULHO
"De Faxineiro a Procurador da República" é o título do livro do Boavistense, Manoel Pastana. Prova contundente de que o povo boavistense tem seu valor...

Natural de uma família bem humilde, Pastana passou por diversas privações quando criança e adolescente. Trabalhou como faxineiro em uma padaria em Brasília, dormindo no depósito em caixa de papelão e cobrindo-se com um cobertor cheio de “orifícios”. Seu sonho era trabalhar na Aeronáutica, onde serviu no quartel da Polícia da Aeronáutica. Durante o dia, ocupava-se com intensas atividades físicas e, à noite, preparava-se para concurso. Começou a usar a leitura como escada para seu sucesso de vida e só conseguiu galgar vitórias. Exerceu vários cargos públicos (sempre por concurso) até chegar ao topo de Procurador da República, considerado o concurso mais difícil do Brasil.
Vontade e obstinação são palavras sempre usadas pelo procurador, dizendo-se capaz de superar qualquer obstáculo na vida. Estudou em escola pública e sempre foi um autodidata, ou seja, não se restringia apenas às matérias do colégio, concursos ou faculdade. Sempre teve a curiosidade de ler. No início da sua vida, quando não tinha mais livros, buscava jornais velhos e até bula de remédio para não perder o hábito da leitura.
No primeiro concurso, que exigia apenas o primeiro grau, conseguiu passar somente na quinta tentativa. Todavia, com sua determinação, desenvolveu técnicas de estudo e estratégias para concurso, transformando-se em um “expert” altamente competitivo. A prova disso é que no primeiro concurso, após a conclusão de ensino superior em Direito, passou em primeiro lugar.
Seu livro também divulga denúncias contundentes no Ministério Público Federal (MPF) e na própria Presidência da República, mostrando casos de bastidores nunca revelados.
CHAMANDO PARA O DEBATE
Quero me colocar á disposição dos veiculos de comunicação de voces, para debater as questões da Pesca e Aquicultura no Pará como SFPA/PA a partir de 12.07.11, data de minha posse, bem como Temas relevantes para o Marajó. Sem anonimatos. Na Boa. Pra todos crescerem, inclusive os leitores e nós todos.
CARLOS ALBERTO DA SILVA LEÃO (Albertinho Leão).
ENQUETE
CHAVES ATRASA SALÁRIOS DE SERVIDORES
O "CORINGA" DA "UNIDADE NA LUTA"
segunda-feira, 11 de julho de 2011
O MILÉSIMO POST
ERRATA !!!
FESTIVAL DE VERÃO EM MUANÁ
SSBV E BAGRE: "FESTIVAIS DO AÇAI" NOS MESMOS DIAS
domingo, 10 de julho de 2011
ENTREVISTA ESPECIAL - SALOMÃO DONATO
BLOG- Desde a entrada do PT na administração do municpio, alguns avanços são visíveis, mas, a falta de um arranjo administrativo eficaz, torna a eleição de Getúlio Brabo uma grande incógnita. Como o PSDB local pode se aproveitar desta deficiência administrativa petista?
BLOG- A apologia à incompetência e a permanência de feudos familiares e partidários nos quadros da administração municipal emperra a maquina e a inviabiliza. O PSDB no governo agiria da mesma forma?
SD – Infelizmente a incompetência e a presença de um feudo na administração pública são recorrentes, principalmente no Marajó. A questão não é partidária e sim da falta de um amplo projeto de reformulação no arranjo administrativo. O meu maior trabalho é neste sentido, sempre buscando a melhor forma de administrar. Vou-lhe dar um exemplo. A Direção da Escola João XXIII está sendo administrada pelo PSDB, mas não partidarizamos a gerência escolar, pelo contrário, demos um choque de gestão, aumentando os espaços pedagógicos distribuindo sem privilégios a carga horária ao professores, mas cobrando empenho dos mesmos. Hoje a escola deu um salto de qualidade, focada na eficiência educacional, sem perder tempo em estabelecer comparações com outras administrações.
SD - Intensificação nas ações de combate às endemias, capacitando profissionais na análise e verificação de Lâminas, descentralizando este serviço; PCCU, Implantação do programa Hiperdia, Municipalização da Saúde com cessão da Unidade Básica de Saúde ao Município, Elaboração (ajuda) do Projeto Médico no Interior atendendo pedido da Dra. Rejane Jatene, Secretaria Adjunta de Saúde, Ampliação e reorganização do Programa de Agentes Comunitários, Elaboração do Projeto de Ampliação da Unidade Básica de Saúde, e outros. O Principal problema é o que todos os secretários de saúde, principalmente do Marajó tem pela frente. Que é a falta de uma política direcionada para a nossa região com as suas especificidades, o que a turma de Brasília não entende.
O MELHOR DA MÚSICA BRASILEIRA

Sumanos, domingão ensolarado no Marajó. Hoje é dia de música de qualidade. Mostro à vocês, Ednardo, aquele do "Pavão Mysteriozo, Lembram?
Iniciou a carreira na década de 1970 ao lado de seus conterrâneos Fagner, Belchior e Amelinha. Ednardo é compositor e autor de mais de trezentas e cinquenta obras e canções[carece de fontes], entre as quais a canção "Pavão Mysterioso", tema da novela Saramandaia. Letra e música composta no tempo da repressão e ditadura militar no Brasil. Gravada em 1974, o grande público teve conhecimento em 1976, após a música ser incluida como abertura da novela "Saramandaia". Esta música possui mais de 20 regravações, é considerada sagrada pelos índios do Xingu nos rituais religiosos, tem regravações na Europa orquestrada por Paul Mauriat; por grupos chilenos (Inti-Aymará e Nacha), por Elba Ramalho, Ney Matogrosso, por bandas de rock e maracatu, e muitos outros A composição seria mais tarde adotada como hino do orgulho GLS, Também usada por outros tantos como hino à liberdade, a beleza humana e sua capacidade de realizar a vida acima das aparentes impossibilidades. Todos estes fatos ampliam a música em todos parâmetros e a coloca como uma das fundamentais na obra de Ednardo, junto a outras, tais como: "Terral", "Ingazeiras", "Beira-Mar", "Artigo 26", "Enquanto Engoma a Calça", "Longarinas", "Ímã", "A Manga Rosa", "Flora", "Carneiro" etc, formando um precioso conjunto de obras deste artista.
Ednardo é casado com Rosane Limaverde com quem tem quatro filhos: Joana Limaverde, Julia Limaverde, Gabriel Limaverde e Daniel Limaverde.
CURRALINHO: MP PROMOVE ENCONTRO PARA FORTALECER REDE DE APOIO A VITIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do promotor de Justiça Filipe Calazans Rodrigues de Oliveira, titular da comarca d...

-
O conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), Cezar Colares, aplicou medida cautelar contra a Prefeitura de Melgaço,...
-
O Instituto Mentor, que há 22 anos atua em pesquisas eleitorais no Pará, realizou entre os dia 11 e 15 de setembro, em Portel, no Marajó, ...
-
Professor Flavinho, Dinhão e Professora Rosângela: Familia unida na Educação e na política Um fato histórico e inédito aconteceu nas ultimas...