sábado, 23 de julho de 2011

A RÁDIO COMUNITÁRIA É DO POVO !

Ano passado a rádio cultura FM promoveu um interessante debate sobre as rádios comunitárias no Pará. Embora algumas usem comercialmente o direito de explorar este serviço, não se deve negar a importância desta rádios para disseminação da cultura e da informação.
Usar estas rádios para interesse particular é uma prática cada vez mais usada, principalmente no interior do estado, onde a fiscalização é quase nula. Vamos usar como exemplo a Rádio Consciência Rural de São Sebastião da Boa Vista, conhecida na cidade como a " Rádio do Pingo".

Raimundo Pereira ou "Pingo de Ouro" como ele é conhecido, foi o idealizador desta rádio, que é ligada ao Sindicato Rural do município. O uso do proselitismo, é uma prática constante e o descontentamento dos moradores da cidade com esta situação é visível.
O Serviço de Radiodifusão Comunitária foi criado pela Lei 9.612, de 1998, regulamentada pelo Decreto 2.615 do mesmo ano. Podem explorar esse serviço somente associações e fundações comunitárias sem fins lucrativos, com sede na localidada da prestação do serviço. As estações de rádio comunitárias devem ter uma programação pluralista, sem qualquer tipo de censura, e devem ser abertas à expressão de todos os habitantes da região atendida.
A programação diária de uma rádio comunitária deve conter informação, lazer, manifestações culturais, artísticas, folclóricas e tudo aquilo que possa contribuir para o desenvolvimento da comunidade, sem discriminação de raça, religião, sexo, convicções político-partidárias e condições sociais. A programação deve respeitar sempre os valores éticos e sociais da pessoa e da família, prestar serviços de utilidade pública e contribuir para o aperfeiçoamento profissional nas áreas de atuação dos jornalistas e radialistas. Além disso, qualquer cidadão da comunidade beneficiada terá o direito de emitir opiniões sobre quaisquer assuntos abordados na programação da emissora, bem como manifestar idéias, propostas, sugestões, reclamações ou reivindicações.
É proibido a uma rádio comunitária utilizar a programação de qualquer outra emissora simultaneamente, a não ser quando houver expressa determinação do Governo Federal. Não poderá ela, também, em hipótese alguma: veicular qualquer tipo de defesa de doutrinas, idéias ou sistemas sectários; e inserir propaganda comercial, a não ser sob a forma de apoio cultural, de estabelecimentos localizados na sua área de cobertura.
A população de São Sebastião da Boa Vista deve se organizar e cobrar explicações sobre o funcionamento da rádio, exigir prestação de contas dos inúmeros "festivais de prêmios" realizados em nome da rádio, exigir a criação de um conselho administrativo pra emissora, direito gantido por lei. Boavistenses, uni-vos !!!!

3 comentários:

  1. Gostaria de parabenlizar o blog por essa matéria, infelizmente o Sindicato dos trabalhadores rurais está nas mãos desta corja que lucram na costa dos sindicalistas, esse pingo é um mal-intencionado que usa essa rádio como palanque eleitoral puxando saco do prefeito, e deixando de levar ao conhecimento do público as irregualaridades que acontecem em são sebastião da boa vista, precisamos de Rádio que não esteja atrelada a partidos políticos pois só assim a população vai ter informação de verdade, pois comunitária é só no nome, as igrejas pagam para fazer seu programa, os comerciais são pagos, as mensagens são pagas, convites de festas, etc. para onde vai esse dinheiro? e os bingos na praça? sabe pra onde vai? para o bolso do pingo de ouro! alô sindicato faça valer sua história, acabe com essa patifaria, e devolva a rádio que é da comunidade e não desse tal de pingo de ouro.

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo 14:05
    Obrigado pelo apoio. Gostaria de lembrar que, ano passado, em pleno Festval do açai. a ANATEL, atendendo pedido do MPF após denuncia feita por este blog. Não encontrando subsidios suficientes, o procurador Alan Mansur arquivou peça. Pois bem, estamos fazendo gravações e colhendo provas, depoimentos e outros para nova denuncia. Contamos com o apoio de todos nesta luta
    Obrigado e volte sempre !

    ResponderExcluir
  3. é so pegar osrecibos de pagamento com os pastores e levar no misterio publico sabe quanto as igrejas evangelicas pagam para levarem a palavraa de deus nessa radio são 270,00 reais

    ResponderExcluir

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...