sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

PORTEL: PARCERIA ENTRE EMATER E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS DEVE BENEFICIAR MAIS DE 800 FAMÍLIAS


A formalização da parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) com duas associações de assentados da reforma agrária de Portel, no arquipélago do Marajó, deve direcionar e aperfeiçoar a assistência técnica e extensão rural para mais de 800 famílias da região do Acutipereira e Acangatá.
 Nessa quarta-feira (30), o diretor administrativo da Emater, Cláudio Pereira se reuniu com o presidente da Associação dos Moradores Agroextrativistas do Assentamento Acutipereira (Asmoga), Odivan Corrêa, com o diretor agrário e do meio ambiente da Asmoga, Teófro Gomes, e com o representante da Associação dos Moradores Agroextrativistas do Assentamento Acangatá (Asmogac), Robson Machado, para articular a assinatura de um convênio, termo de cooperação técnica ou instrumento afim. O objetivo é revigorar as ações e os projetos das cadeias produtivas principais das famílias: plantio e beneficiamento de mandioca e extrativismo de açaí e castanha-do-pará.
 Os assentamentos são vizinhos e compreendem em média, cada um, 400 famílias cadastradas pela Emater, já atendidas regularmente pelo escritório local da Emater. Foi a primeira vez em que as lideranças se encontraram com uma Diretoria Executiva (Direx) da Emater.
 “Uma parceria formal com as organizações sociais facilita e qualifica o atendimento da unidade familiar, no sentido de planejamento, direcionamento, entendimento dos interesses das comunidades. Temos a visão finalística do apoio às famílias como um todo, inclusive na área social. Projetos como o de sistemas agroflorestais [safs] e de manejo florestal comunitário e familiar podem ser muito mais valorizados se houver previsão de capacitações, eventos, interseção de esforços, além de mudanças estruturais na própria Emater, como recuperação de veículos e fortalecimento de assessoramento, monitoramento e avaliação”, diz o diretor administrativo, Cláudio Pereira.
 Para o diretor agrário e do meio ambiente da Asmoga, “Portel, um município fluvial com grandes potenciais, só vai melhorar se a agricultura melhorar. Portel é um município rural, as pessoas dependem da agricultura não só para trabalhar, mas para se alimentar, para desenvolver sustentavelmente - e nós, assentados, somos fundamentais nesse processo”, diz Gomes.

Texto e Fotos: Aline Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTEL: O AQUAFEST DA DIVERSIDADE MUSICAL

Em sua 5° edição, o Aquafest foi, além de um festival esportivo, um evento marcado pela sua diversidade musical, pois na grade de program...