domingo, 8 de abril de 2012

SSBV OCUPA O 10º LUGAR EM PESQUISA DA FIRJAN

De acordo com informações avaliadas pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), contendo mais de 5000 cidades em nível nacional, dentre essas, 141 no estado, o município de São Sebastião da Boa Vista, na Ilha de Marajó, ficou entre as 10 melhores cidades com melhor gestão fiscal no Pará e na pesquisa nacional ficou no 1816º.
São Sebastião ficou em 10º lugar no estado, atrás de municípios maiores como Marabá (2º), Parauapebas (3º) e Ananindeua (5º).
Os dados são do índice Firjan Gestão Fiscal (IFGF), criado pelo Sistema Firjan, que avalia a qualidade de gestão fiscal dos municípios brasileiros. O estudo, que teve início em 2006 e é elaborado exclusivamente com dados oficiais, declarados pelos próprios municípios à Secretaria do Tesouro Nacional, tem, entre os seus principais objetivos, o estímulo à cultura da responsabilidade administrativa e da gestão pública eficiente a partir da possibilidade de avaliação do desempenho fiscal do município; municiar de indicadores os milhares de gestores municipais do País; e fornecer à sociedade uma ferramenta eficaz de controle social da gestão fiscal dos municípios.
O indicador considera cinco quesitos: IFGF Receita Própria, referente à capacidade de arrecadação de cada município; IFGF Gasto com Pessoal, que representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, medindo o grau de rigidez do orçamento; IFGF Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobrí-los no exercício seguinte; IFGF Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida, e, por último, o IFGF Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.

Veja no ranking Estadual, os outros municípios do Arquipélago.

10º São Sebastião da Boa Vista
27º Cachoeira do Arari
62º Santa Cruz do Arari
81º Soure
108º Ponta de Pedras
110º Salvaterra
111º Melgaço
112º Breves

Fonte: http://www.marajoonline.com.br/2012/04/sao-sebastiao-da-boa-vista-ocupa-o-10.html

NOTA DO BLOG
É uma pena que esta boa colocação na questão fiscal (dados de 2010)  não reproduza a realidade social que vive o povo boavistense. No índice FIRJAN que mede o desenvolvimento econômico e social, São Sebastião da Boa Vista ocupa  o 121º lugar no Pará. Em Saúde, por exemplo, no Marajó só ganha de Melgaço e Santa Cruz do Arari.. A pesquisa 2012 com dados de 2010 sai em novembro.

PORTEL: PSD SE TORNA O PARTIDO MAIS FORTE DO MUNICÍPIO

Dep. Junior Ferrari e Ver. Charles Gonçalves: lideranças estadual e municipal do PSD Em grande realizado na tarde deste sábado (23), no Cent...