Extraído do Blog do Lélio
Estamos muito felizes por mais uma entrega de Termos de Autorização de Uso Sustentável (TAUS).
Desta vez, no município de Gurupá, no arquipélago do Marajó. A ação faz parte das políticas integradas do governo federal sob a égide do Plano Brasil Sem Miséria.
O evento será realizado no dia 01, mas a equipe de servidores da SPU/PA estará no município até o dia 06 de maio realizando a entrega dos TAUS.
O público alvo são as famílias ribeirinhas tradicionais agroextrativistas. Até agora integramos cerca de 263 pessoas no programa Bolsa Verde. Beneficiamos 1.506 famílias e estamos voltando nesse final de semana para fazer a entrega de mais 514 TAUS.
O evento em Gurupá é de grande importância para Secretaria de Patrimônio da União no Pará (SPU/PA). O motivo é que ele marca um momento histórico institucional, principalmente na vida dos ribeirinhos que receberão o TAUS. Além das famílias terem reconhecido o uso e assegurado a posse das áreas de domínio da União pela SPU/PA, elas poderão aderir ao Programa Bolsa Verde com a assinatura do Termo de Adesão.
Nosso objetivo é promover a entrega dos Termos às famílias ribeirinhas beneficiadas pelo Projeto Nossa Várzea por meio do TAUS, emitidos pela SPU/PA, que pela primeira vez será realizado de forma integrada com ações do Plano Brasil sem Miséria, referente ao Programa Bolsa Verde do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
MISSÃO
A SPU/PA terá um papel fundamental no evento de Gurupá. Conduzirá o evento de entrega dos TAUS e terá total gerência na coleta da assinatura dos Termos de Adesão ao Programa Bolsa Verde do Ministério do Meio Ambiente (MMA), contribuindo para que a propriedade cumpra a sua função socioambiental. Além do Programa Bolsa Verde, os ribeirinho terão como benefício o reconhecimento do Uso e a Posse das áreas que as famílias utilizam; o Termo também servirá como comprovante de residência oficial; facilita o acesso à aposentadoria; facilita o acesso a linha de crédito e financiamento para auxiliar na produção e de forma geral também vai facilitar o acesso aos programas sociais Federal, dentre eles o Bolsa Verde. Participarão do evento a prefeitura municipal de Gurupá; a Câmara Municipal; Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Gurupá; Colônia de Pescadores; Associações Comunitárias Ribeirinhas e as famílias ribeirinhas beneficiárias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
MELGAÇO: TCM EMITE MEDIDA CAUTELAR CONTRA PREFEITURA
O conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), Cezar Colares, aplicou medida cautelar contra a Prefeitura de Melgaço,...
-
Imagem: Divulgação (SETRAN) Na manhã desta terça-feira, 17, no Terminal Hidroviário do Porto de Belém, foi realizada a viagem inaugural ...
-
Joãoinho, Getúlio e Rey; Forte trio do MDB para continuar fazendo a cidade se desenvolver. Após mais de 3 anos de dura oposição ao governo ...
-
O Instituto Mentor, que há 22 anos atua em pesquisas eleitorais no Pará, realizou entre os dia 11 e 15 de setembro, em Portel, no Marajó, ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário