terça-feira, 3 de abril de 2012

PREFEITURA APRESENTA UM BALANÇO DO NOVO BAGRE

Nova praça 29 de dezembro, cartão postal da cidade
Com um crescimento populacional de 70% nos últimos dez anos, segundo dados do censo 2010 do IBGE, o município de Bagre, no Marajó, precisava urgentemente de obras e serviços para atender as novas demandas da população. Com um olhar empreendedor, o prefeito Cledson Rodrigues (Gordo) inovou ao lançar o Programa de Desenvolvimento Municipal NOVO BAGRE, colocando em prática uma série de obras e serviços gerados a partir de pesquisas de opinião pública.
Nova Av. Aurino Vulcão. Mais de 80% das ruas aterradas
As obras do NOVO BAGRE, sobretudo de infraestrutura, contemplam a cidade e a zona rural. São escolas, postos de saúde, aberturas de ruas, eletrificação de comunidades ribeirinhas, construção de novos prédios públicos e muito mais. Na educação, por exemplo, o número de salas de aula e consequentemente crianças na escola triplicaram, foram trinta anos com o mesmo número de salas de aula no município, causando o imenso déficit educacional. A maior mudança que o NOVO BAGRE promoveu no município foi à profissionalização da gestão pública, uma mudança que já vem colhendo bons frutos. Não existia qualquer planejamento, a folha de pagamento inchada e o assistencialismo eleitoreiro levavam boa parte do orçamento municipal, os recursos recebidos eram mal gerenciados e o estrago era enorme.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Na área social, a prefeitura criou programas sociais que seguem critérios é atendem regularmente as famílias beneficiadas dentro das particularidades da região. “Todos os programas sociais do município foram desenvolvidos em cima de pesquisas, e adaptados a nossa região. O Programa Alimente, por exemplo, ao invés de simplesmente dar uma cesta básica, criamos um vale alimentação para o beneficiado fazer compras nos mercados credenciados no município. Ou seja, além do beneficiado ter liberdade para comprar o que precisa impulsionamos o comércio local”. Disse o Prefeito Gordo.

Bolsa alimente: Programa social de combate à fome e a miséria humana. As famílias carentes recebem um vale alimentação mensalmente para ser usado nos supermercados da cidade.

Luz Gigante: Programa social de acesso à energia elétrica. As famílias cadastradas têm suas faturas de energia elétrica paga pela prefeitura, inclusive as faturas atrasadas, desde que essas não ultrapassem o consumo de 98kHh.

Bolsa Jovem Cidadão: O programa da uma bolsa financeira e promove cursos e oficinas profissionalizantes aos beneficiários. Para participar do programa os jovens têm que está regularmente matriculado e frequentando as aulas.

Renovando vidas: Através deste programa as mamães bagrenses recebem todo o apoio medico e psicológico, as jovens participam de um ciclo de palestras e oficinas abordando o planejamento familiar. Ao final da gestação elas ainda recebem o enxoval para o bebê.

Hoje já são mais de 700 famílias atendidas mensalmente pelos programas sociais do Governo Municipal. Além disso, o Bolsa Família foi dobrado e agora atende duas mil famílias em Bagre.
Novo CRAS - Centro de Referência e Assistência Social
Para abrigar e centralizar as atividades de assistência social no município a prefeitura construiu um novo Centro de Referência a Assistência Social (CRAS), entregue pela prefeitura no ano passado, foi um passo importante para o cuidado da população, o NOVO CRAS conta com brinquedoteca, copa, cozinha, refeitório, telecentro, sala de convívio, salas de aula e área de recreação.

 EDUCAÇÃO 
 Desde 2009 a prefeitura vem mudando a realidade da educação em Bagre. Todas as escolas da sede do município foram reformadas e ampliadas, uma nova escola (Inês Maia) foi entregue a população e a prefeitura ainda realizou um convênio com o Centro Social Católico São Francisco para atender mais 250 crianças.
Nova Escola São João ( Rio Pirarucu)
A zona rural também recebe investimentos na educação, as próximas comunidades que irão receber novas escolas são: Piquiarana, Vila Nova, Mocajatuba, Vila Boa Vista, Vila Cabo Dico e Rio Taquari. Junto com as escolas os ribeirinhos recebem diversos serviços e benefícios, e ainda podem aproveitar o espaço para diversas atividades. Outra boa novidade é o novo transporte escolar fluvial, são lanchas escolares que transportam nossos alunos ribeirinhos com segurança e qualidade. Outro destaque na educação bagrense é o programa municipal, pioneiro no Pará, “PROFESSOR EM DOBRO”, o qual coloca dois professores por sala de aula. O programa atende aos alunos do 1° ao 9° ano, e além de melhorar a qualidade da educação básica e fundamental, o programa proporciona mercado de trabalho aos jovens universitários. Pois para participar do programa o educador precisa estar cursando licenciatura plena em pedagogia, ou outra licenciatura. Valorizar o educador tem sido uma constante no governo municipal, em 2011 os servidores da educação receberam 14º e 15º salário (resíduo do Fundeb), algo inédito em 50 anos de história do município. 

SAÚDE 
No vigésimo quinto dia do seu mandato Gordo inaugurou sua primeira obra em Bagre, foi o novo posto de saúde no bairro do Paraíso. Além do Paraíso o bairro do Veterano também recebeu um novo posto de saúde, e a prefeitura ainda reabriu os postos das comunidades do Joapi e Balieiro na zona rural. Pela primeira vez Bagre tem tratamento odontológico regular, os pacientes são atendidos nos postos de saúde e também na unidade móvel odontológica.
  Berço Aquecido, Centro de Saúde mais equipado
 Equipamentos como berço aquecido, desfibrilador, laboratório e monitor cardíaco auxiliam o trabalho da equipe médica. Equipe médica que hoje é completa em Bagre. A prefeitura também investiu em pessoal, novos agentes comunitários de saúde foram contratados e treinados para combater, principalmente, a malária e a dengue. E os resultados colhidos nos últimos anos são bastante positivos, pois os números de malária, e sobretudo de dengue diminuíram consideravelmente no município. A secretaria municipal de saúde ganhou um novo prédio, e o governo municipal ainda recuperou a ambulância que estava abandonada. Hoje, segundo os números de IFDM (Índice Firjam de Desenvolvimento Municipal) Bagre é o melhor município do Marajó em saúde, o IFDM analisa os dados oficiais cedidos pelo ministério da saúde.

NOVO BAGRE 
Construção do Ginásio Municipal. Mais uma obra do NOVO BAGRE

O Programa de Desenvolvimento municipal NOVO BAGRE, lista uma série de obras e serviços que serão executados até o final deste ano, entre elas a construção do ginásio municipal, antigo sonho do povo bagrense. Para o secretário municipal de planejamento e finanças, Cleberson Rodrigues, é importante destacar que todas essas obras serão executadas com recursos próprios do município.

OBRAS E SERVIÇOS DO NOVO BAGRE – SAÚDE: 
Novo posto de saúde no Paraíso; Novo posto de saúde no Veterano; Novo posto de saúde no Joapi (Zona Rural); Novo posto de saúde no Balieiro (Zona Rural); Recuperação da ambulância; Aquisição de unidade móvel odontológica; Aquisição de novos equipamentos para o centro de saúde.

OBRAS E SERVIÇOS DO NOVO BAGRE – EDUCAÇÃO: 
Nova escola Perúcia de Castro;
Nova escola Aracy Santa Maria;
Nova escola Inês Maia; Nova escola O Mundo da Criança;
Nova biblioteca pública;
Nova escola no Balieiro (Zona Rural);
Nova escola na Vista Alegre (Zona Rural);
Nova escola no Pimental (Zona Rural);
Nova escola no Pirarucu (Zona Rural); Pagamento 14º e 15º salário (resíduo do Fundeb);
Implantação do programa Professor em Dobro.

OBRAS E SERVIÇOS DO NOVO BAGRE – INFRAESTRUTURA: 
Novo prédio da secretaria municipal de saúde;
Novo prédio da secretaria municipal de obras;
Novo prédio da secretaria municipal de cultura e biblioteca pública;
Novo prédio da secretaria municipal de assistência social e Centro de referência de Assistência social (CRAS);
Nova casa do termo judiciário;
Nova casa de apoio ao cidadão da zona rural;
Nova casa dos conselhos;
Novas ruas limpas e aterradas (80% das ruas de Bagre);
Nova praça 29 de dezembro. 

OBRAS E SERVIÇOS DO NOVO BAGRE – ZONA RURAL: 
Eletrificação das comunidades ribeirinhas;
Novas casas populares;
Novas pontes;
Incentivo a agricultura familiar e a pesca (Programa Peixe Gordo e Kit Lavoura); Adequação do transporte escolar;
Mutirão de saúde e distribuição de mosquiteiros.

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...