domingo, 11 de novembro de 2018

BAGRE: MUNICÍPIO RECEBERÁ MOSQUITEIROS COM INSETICIDA PARA COMBATER A MALÁRIA


O Ministério da Saúde vai distribuir 55 mil mosquiteiros impregnados com inseticidas de longa duração como estratégia complementar ao combate à malária. A distribuição, será realizada este mês, vai beneficiar 66,9 mil pessoas de sete municípios considerados prioritários no enfrentamento da doença: Bagre, Oeiras do Pará, Anajás, Curralinho, Itaituba, Cametá e Portel.
 A ação é complementar “porque a principal estratégia é o diagnóstico e tratamento precoce, buscando evitar os óbitos e a gravidade da doença, assim como reduzir a carga de plasmódio circulante no território, visto que o único reservatório do agente que causa a malária é o ser humano”, explica Cássio Peterka, coordenador substituto dos Programas Nacionais de Controle e Prevenção da Malária e das Doenças Transmitidas pelo Aedes.
 Em 2011 e 2012, foram distribuídos mais de um milhão de mosquiteiros na região amazônica. Por ser uma estratégia efetiva para prevenção e controle da malária, o Ministério da Saúde a adotou com o objetivo de realizar aquisições e distribuição anual deste insumo.
 Além disso, foi publicada a Portaria 1.958, de 28 de junho, que autoriza o repasse de recursos financeiros do Fundo Nacional de Saúde aos fundos estaduais e municipais de Saúde, totalizando o montante de R$ 10,3 milhões, para custeio da intensificação das ações de controle da doença, aos estados e alguns municípios prioritários do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima.
Além do repasse de recursos extras e exclusivos para o combate à doença, o Ministério investe na ampliação do diagnóstico, garante o abastecimento dos estados em relação aos testes rápidos e prevê ampliação de mais 20% da rede diagnóstica de malária no Brasil para 2019. O Ministério da Saúde garante, ainda, o tratamento completo pelo SUS e envia insumos para as ações de controle vetorial (inseticidas).

Fonte: ROMA NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...