sexta-feira, 30 de novembro de 2018

CHAVES: RECURSOS TECNOLÓGICOS OTIMIZAM EDUCAÇÃO MUNICIPAL

A secretária de Educação do Município de Chaves, Marajó, Joselena Corrêa, reuniu com diretores de polos, coordenadores pedagógicos e de programas educacionais da rede de ensino, tanto da sede como das demais localidades, para discutir o calendário de atividades a ser desenvolvido em 2019 e apresentar a plataforma Conviva Educação, um sistema de gestão gratuito voltado ao dirigente municipal de educação e às equipes técnicas das secretarias. Um ambiente virtual que pode ser acessado a qualquer momento e de qualquer lugar através de um computador, tablete ou celular. Desenvolvido para dar suporte às secretarias municipais de educação de todo o País, a plataforma é uma iniciativa da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
 "O Conviva é uma espécie de Secretaria de Educação online, ou seja, um ambiente digital onde é possível ter a visão de toda a parte de gerenciamento da área. É a primeira vez que a Semed utiliza essas tecnologias e o propósito é, exatamente, melhorar cada vez mais a gestão educacional do nosso município", explica a secretária.
De acordo com Joselena, esta primeira etapa do planejamento, ocorrida no período de 21 a 23 de novembro, foi o passo inicial para a implantação do Conviva dentro da Semed, momento em que os educadores puderam conhecer, exercitar o manuseio e a gestão da área educacional dentro do ambiente virtual. Todos foram cadastrados como usuários do aplicativo.
 Durante o treinamento, os participantes tiveram a oportunidade de utilizar a nova ferramenta, elaborando planos de ação, calendário escolar de atividades, estabelecendo metas, enfim, desenvolver todo o trabalho realizado na secretaria e unidades de ensino, mas agora inserindo todo o planejamento das atividades no sistema de gestão online. "A plataforma vai nos ajudar a otimizar, principalmente, a questão do fluxo de processos, além de facilitar a comunicação e maior integração com a secretaria de educação e demais setores da rede de ensino da sede e das comunidades mais distantes", informa Joselena.

Finalizada a primeira parte do planejamento, o objetivo da Semed é que, no próximo ano, todas as ações estejam integradas e inseridas no ambiente administrativo virtual, onde é possível ter a visão e acompanhar o gerenciamento de toda a secretaria.
 A segunda etapa já está definida para o período de 14 a 18 de janeiro, quando os gestores vão trabalhar, efetivamente, os planos de ação e projetos de cada polo, e então inseri-los na plataforma digital, incluindo os demais gerenciamentos relativos a ficha de frequência, requisições, pedidos, enfim, toda a parte referente a transporte e alimentação escolar, gestão orçamentária, fluxo de processos, entre outros.
 Para o prefeito Bira Barbosa o uso do aplicativo proporcionará melhor gestão da educação municipal e permitirá troca de experiências entre os docentes, o que proporcionará benefícios na qualidade do ensino e na aprendizagem dos alunos.
Selo Unicef – Durante a reunião dos gestores em educação de Chaves, além do sistema Conviva Educação, também foi apresentado aos participantes o Busca Ativa Escolar, ferramenta desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com outras instituições, que mede um dos indicadores educacionais, a evasão escolar. Índice em que a Prefeitura tem investido recursos com o intuito de melhorar o indicador e assim, conquistar o certificado do Selo Unicef, ao qual o município aderiu recentemente.
 A ferramenta tem como objetivo o registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.


 Ascom: Prefeitura de Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTEL: O AQUAFEST DA DIVERSIDADE MUSICAL

Em sua 5° edição, o Aquafest foi, além de um festival esportivo, um evento marcado pela sua diversidade musical, pois na grade de program...