sábado, 14 de janeiro de 2012

PAS - AÇAÍ : EQUIPE DO SEBRAE/SESI VISITARÁ SSBV

Considerando o grande potencial do mercado da polpa de açaí, que hoje já é consumido em praticamente todo o território nacional, e a sua importância econômica para diversos locais da região amazônica, o SEBRAE está desenvolvendo o PAS-Açaí, o qual trata as questões relacionadas à segurança e qualidade deste produto de forma abrangente, sistêmica e padronizada.

O PAS-Açaí visa reunir informações tecnológicas que possibilitem melhorar o desempenho dos sistemas de cultivo, manejo, transporte, processamento e comercialização, bem como minimizar o risco dos principais perigos à saúde do consumidor, que são o Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas e a Salmonella sp.

O PAS - Açaí teve início em 2010, com levantamento de informações (fase 1) e início do desenvolvimento de materiais e metodologias (fase 2).

No ano de 2011, o Projeto Piloto (fase 3) será desenvolvido nos Estados do Pará e Amapá, principais produtores de açaí. Embora a cadeia produtiva da polpa de açaí não seja muito complexa, as ações previstas serão desenvolvidas para um público muito diversificado e para atividades também muito diferenciadas.

A metodologia do PAS - Açaí contempla a implantação das Boas Práticas, abrangendo toda cadeia produtiva (colhedores, transportadores, distribuidores, batedores e agroindústrias da cadeia produtiva).
Fonte: http://www.agenciasebrae.com.br/

PS: A equipe visitará Barcarena, Abaetetuba, Igarapé-Miri e SSBV a partir da terça 17.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTEL: O AQUAFEST DA DIVERSIDADE MUSICAL

Em sua 5° edição, o Aquafest foi, além de um festival esportivo, um evento marcado pela sua diversidade musical, pois na grade de program...