quarta-feira, 9 de maio de 2018

SSBV: MP DISCUTE MEDIDAS DE CONTROLE À LEISHMANIOSE

Presentes o secretário de Administração do Município Dâmaso Brasileo, o médico veterinário do município, Angelo Martins, a médica veterinária do MPPA Maria do Carmo Andion, e , Fabíola Ribeiro e Benedita Campos.(Sespa)

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), através da promotora de Justiça Patrícia Carvalho Medrado Assmann, realizou na última segunda feira (7), reunião para discutir a temática envolvendo a grande quantidade de animais soltos no município, bem como as doenças infecto contagiosas que podem ser transmitidas aos seres humanos por meio dos animais infectados. O encontro aconteceu na sede da Promotoria de Justiça de São Sebastião da Boa Vista.
Além da promotora Patrícia Medrado, estiveram também reunidos para debater a temática o secretário de Administração do Município Dâmaso Brasileo, o médico veterinário do município, Angelo Martins, a médica veterinária do MPPA Maria do Carmo Andion, e representantes da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), Fabíola Ribeiro e Benedita Campos.
Na ocasião foi discutida a necessidade da capacitação e treinamento de profissionais na atuação da prevenção e diagnóstico da Leishmaniose, e a realização de campanhas de vacinação contra raiva no município.
Além disso, houve a proposta de uma intervenção educativa junto a população, sensibilizando a sociedade para a posse responsável dos animais, tendo em vista a grande quantidade de animais soltos nas ruas do município. Ao final da reunião foi concluída a implantação de estratégias indispensáveis para a prevenção e controle das zoonoses, bem como a realização de Audiência Pública prevista para o mês de junho/2018, com a finalidade de debater a temática com a comunidade local.
Além disso, a Promotora Patrícia Medrado expediu também Recomendação nº 002/2018/MP encaminhada à Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde enumerando, dentre outras medidas a serem adotadas pelo Município, a realização de capacitação técnica em Leishmaniose, a realização de testes rápidos para diagnóstico da doença; implantação de abrigo provisórios para os animais; a estruturação da vigilância epidemiológica do município objetivando o controle de zoonoses, o incentivo à posse responsável dos animais, campanhas educativas destinadas à população informando sobre os sinais e sintomas das zoonoses, e o manejo ambiental por meio de limpeza dos quintais e terrenos.
 "As atividades fazem parte da concretização do Plano de Atuação da Promotoria no ano de 2018, com ênfase voltada à saúde pública do município", enfatizou a promotora de Justiça Patrícia Assmann.

 Texto e foto: Promotoria de Justiça de São Sebastião da Boa Vista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...