quinta-feira, 17 de maio de 2012

MARAJÓ EXPORTA BÚFALOS PRA VENEZUELA

Retomando o comércio de bubalinos com o mercado exterior, interrompido desde o final do ano passado, o Estado do Pará iniciou, há pouco mais de 15 dias, o embarque para a Venezuela de 4.500 búfalos comercializados vivos. Os navios carregados com os animais, parte deles ainda em quarentena, zarpam do porto de Vila do Conde. Do total comercializado, cerca de 3.000 búfalos são procedentes do Marajó e os restantes 1.500, de outros municípios paraenses.
 De acordo com o presidente da Associação Paraense dos Criadores de Búfalos, João Rocha, o Estado do Pará exportou no ano passado cerca de 10 mil búfalos. A Venezuela, que adquire esses animais principalmente para cria e recria, foi o destino de aproximadamente oito mil cabeças. Os restantes – em torno de dois mil – foram comercializados para o Líbano e destinados integralmente ao abate. As informações sobre o rebanho bovino hoje existente no Brasil são divergentes e variam de acordo com a fonte. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por exemplo, quantificou o rebanho brasileiro em 2010, data de seu último levantamento, em pouco mais de 1,2 milhão de cabeças, respondendo o Pará, sozinho, por cerca de um terço desse total. Aqui, os maiores produtores são os municípios de Chaves, Soure e Cachoeira do Arari.

Continue lendo (AQUI)

NOTA DO BLOG
Bem que nesse navio poderiam enviar alguns politicos marajoaras: Os que se dizem "deputados do Marajó", o senador do Marajó e alguns prefeitos e secretários de cidades marajoaras..Não iam fazer falta nenhuma

Um comentário:

  1. colocaria prefeito de chaves Benjamin e todos os secretarios becefalos em especial jose raimundo da saude

    ResponderExcluir